Conheça 5 tipos de perfis profissionais e descubra o seu!

Você conhece os tipos de perfis profissionais? Eles são formados por conjuntos de características apresentadas e usadas por uma pessoa em um contexto de trabalho. Por isso, é muito importante saber qual é o seu, principalmente se você estiver na fase de decidir qual carreira seguir.

É claro que cada um de nós tem habilidades próprias que nos ajudam a guiar diretamente a nossa forma de agir e lidar com situações do cotidiano. Porém, existem alguns padrões de comportamento comuns em todas as empresas.

Quer saber mais sobre esses perfis e entender por que é importante descobrir o seu? Então, continue com a leitura deste texto e aprenda mais sobre o assunto.

Por que é importante conhecer os tipos de perfis profissionais?

O mercado de trabalho está muito concorrido e exigente com os profissionais e, a cada dia, é necessário estar preparado para enfrentar os desafios que ele apresenta. Além de sempre atualizar-se e buscar mais especializações, é importante fazer uma autoavaliação e descobrir o seu tipo de perfil de trabalho.

A descoberta vai auxiliá-lo na escolha de qual área profissional seguir e em que tipo de empresa trabalhar, além de mostrar o melhor espaço para você se colocar no mercado.

Já parou para se perguntar qual é o segredo das pessoas que são bem-sucedidas no emprego? O autoconhecimento é um deles. Saber quais são as suas melhores características e conhecer os seus pontos fortes e fracos são excelentes estratégias para ter um crescimento dentro do âmbito profissional.

Por isso, se você está em busca da realização no trabalho ou quer se encontrar em alguma área, não deixe de fazer uma autoavaliação.

Quais são os perfis que existem dentro de um ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe sobre a importância, é necessário entender quais são os tipos de perfis profissionais. A seguir, vamos falar sobre eles e as suas habilidades, para que você possa descobrir em qual deles se encaixa melhor.

1. Comunicador

Pessoas com este perfil têm o poder de dialogar, sabem ser persuasivas e têm bastante carisma. São muito otimistas e positivas quando se trata de traçar objetivos e esperar os melhores resultados, ao mesmo tempo em que sabem lidar bem com os colegas, sempre se destacando nos trabalhos em equipe.

Apesar desses pontos positivos, este profissional não é muito conhecido pelas suas habilidades de planejamento e análise, de forma que acaba apostando em algumas alternativas pouco viáveis.

Aquele que tem essa característica é muito receptivo ao trabalho e atua em equipe, trazendo união entre as pessoas ao seu redor. Costuma tranquilizar o ambiente quando existem conflitos e, por conta disso, é normalmente utilizado como ferramenta para a sociabilização.

O lado negativo — além da falta de organização e análise — é a dificuldade de prosseguir com processos, normas e cronogramas. Mesmo assim, times com poucos comunicadores têm dificuldades com o fluxo de informações em relação aos outros setores. A área também tende a apresentar uma moral menor, podendo ter problemas com a confiança no trabalho.

2. Executor

Você deve conhecer alguém que chega ao ambiente e domina toda a atenção. Esse é um dos tipos de perfis profissionais: o executor. Ele gosta de lidar com as dificuldades, pois seu senso de competitividade é alto, além de defender o seu ponto de vista, mostrando bastante coragem. Por esse tipo de atitude, pode ser visto como autoritário e ditatorial.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Um dos aspectos positivos é que essa pessoa faz o que for preciso para conseguir os melhores resultados. Ela consegue driblar os desafios, demonstrando uma forte autoconfiança, e é conhecida pela sua objetividade e foco nas metas a serem alcançadas.

Um ponto negativo é que a busca por um resultado pode gerar alguns prejuízos quando o caminho é inatingível. Também apresenta dificuldade de seguir as regras da empresa quando se mostram como obstáculos e, geralmente, não consegue trabalhar junto a outros setores.

3. Analista

É conhecido por ser muito detalhista, meticuloso e preocupado com o seu trabalho. Além disso, o analista é visto pela sua responsabilidade, conservadorismo e organização. Por conta disso, é uma pessoa que tem a capacidade de controlar as rotinas repetitivas e os processos executados diariamente.

Por sua vez, essas são as atividades que ele mais gosta de fazer — por isso, também curte mapear, analisar e aperfeiçoar os fluxos de trabalho, garantindo que tudo seja feito da melhor forma possível. Como presta atenção aos detalhes, também é reconhecido pelo seu perfeccionismo e pela constante busca por cumprir os passos indicados com total segurança.

Não gosta de trabalhar com pressão e se fecha quando passa por essa situação. Por outro lado, consegue ter muitos feedbacks positivos quando se trata do desenvolvimento dos trabalhos com exatidão.

As equipes com muitos analistas costumam ser precisas e, por isso, são muito requisitadas em funções que exigem uma grande especialização. Esses indivíduos também apresentam um ponto de vista estratégico — apesar de, muitas vezes, terem dificuldades em tomar decisões.

4. Planejador

É um colaborador que mantém um ritmo constante, mas também é conservador e estável. Tem bastante controle e não costuma entrar em pânico, pois sabe se planejar antecipadamente. No entanto, ele tem baixa capacidade para improvisar quando necessário e sua criatividade é vista como limitada porque considera ser difícil inovar.

Gosta de auxiliar as outras pessoas e, por isso, tem facilidade de trabalhar em equipe. É paciente e costuma ser constante nas suas atividades. Com essas características, o profissional tem boa convivência e é confiável. Além disso, evita os conflitos diretos e tem um bom senso de justiça.

Não se preocupa com a urgência das tarefas e pode até atrasar a entrega se achar que é fundamental rever a estratégia ou o tipo de planejamento. Tem a capacidade de amenizar os conflitos e conseguir um ponto de equilíbrio, sendo constantemente utilizado como meio de contato e acompanhamento dos resultados da equipe.

Costuma ser o responsável por informar os pontos positivos e negativos, além de dar feedbacks aos superiores.

5. Idealista

Esse é aquele tipo de profissional que vive com a cabeça no mundo da lua, mas, apesar disso, é persistente e tem bastante determinação para buscar seus sonhos. Tem várias características que combinam com o empreendedorismo e, por isso, às vezes é um pouco afastado dos demais integrantes da equipe.

Tem dificuldade de seguir ordens e costuma fazer as coisas do seu jeito. A sua visão de negócio é muito boa, enxergando além do que os outros estão vendo, de modo que tende a se antecipar aos problemas. É bem planejado com as suas coisas e gosta de trazer soluções.

Por ser idealista, não gosta de rotina e tem dificuldade em focar sua atenção a uma só situação. Apesar de organizado, precisa ser cativado para que interaja com o restante da equipe — mas, quando isso acontece, é bastante produtivo.

Saber mais sobre os tipos de perfis profissionais é importante para quem está na fase de decidir a sua vocação. É por meio dessa ação que o trabalhador consegue encontrar as suas habilidades e aplicá-las, seja em uma empresa ou em um negócio próprio. Por isso, faça autoavaliações, anote os pontos fortes e fracos e veja em qual perfil você se encaixa melhor. Esse é um excelente caminho para quem está em busca do sucesso no trabalho.

Se você gostou deste texto, aproveite para saber como descobrir a sua vocação!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert