Subscribe Now

Trending News

Afinal, como ter foco para estudar e alcançar os meus objetivos?
Graduação

Afinal, como ter foco para estudar e alcançar os meus objetivos?

Uma dúvida comum entre os estudantes de todo o mundo é: como ter foco e produtividade nos estudos? Afinal de contas, trata-se de uma atividade que exige 100% da nossa concentração e atenção para que os rendimentos obtidos sejam satisfatórios. Se você é desses que não consegue dedicar-se diariamente aos estudos e sente que está se perdendo no meio do caminho, não se preocupe. Para tudo há uma solução, e, aqui, isso não poderia ser diferente.

Saiba que os pontos-chave para ter foco na hora do estudo são planejamento e organização. Com essas duas ferramentas, você conseguirá absorver todo o conteúdo desejado e, gradativamente, alcançar os seus objetivos.

Foi pensando nisso que reunimos neste post algumas atitudes que deverão passar a fazer parte da sua rotina a partir de agora. Quer conhecê-las? Então continue conosco e boa leitura!

Monte um cronograma realista

Montar um cronograma de estudos é fundamental para conseguir bons resultados, independentemente se você faz um curso presencial ou a distância. Isso porque somente por meio de uma rotina sólida e consistente será possível manter um bom ritmo e permitir que o cérebro absorva com a máxima potência todas as informações lidas e revisadas.

No entanto, sabemos que muitas pessoas precisam conciliar diariamente o estudo com outras atividades, como trabalho, cuidados com a casa e a família etc. Por esse motivo, é importante que o seu cronograma respeite o seu ritmo e esteja alinhado ao tempo que você tem disponível. Quando se monta um planejamento que não considera esses aspectos, as chances de acabar perdendo o foco, a motivação e até mesmo o interesse em estudar são muito grandes.

Pense: quando uma meta é grande demais, ou seja, difícil de ser alcançada, com o tempo, vem a frustração e a sensação de improdutividade. Sendo assim, veja quais conteúdos precisam ser estudados, a quantidade de horas diárias que você tem disponível para cumprir com essas atividades e crie um planejamento realista.

Estude sempre no mesmo lugar

Essa pode parecer até mesmo uma dica curiosa, mas estudar sempre no mesmo lugar é algo capaz de agregar (e muito) no seu rendimento nos estudos. Se você é daquelas pessoas que em um dia senta na mesa da sala, no outro estuda no quarto e em outro no sofá, saiba que essa prática pode estar contribuindo para a diminuição do seu foco. É muito importante escolher um canto fixo para essa atividade, criando um senso de hábito em seu cérebro e uma rotina.

Sendo assim, veja qual é o melhor espaço em sua casa para estudar e organize todos os seus materiais naquele lugar. Por falar nisso, quando mencionamos o termo “organizar”, estamos nos referindo à palavra no seu mais puro sentido — ou seja, nada de deixar objetos e papéis espalhados, por exemplo. Tudo isso funciona como um convite para que seu foco seja desviado.

Outras dicas que fazem toda a diferença aqui é que esse cantinho seja o mais silencioso possível — evitando tanto os barulhos externos quanto o movimento das outras pessoas, se esse for o caso —, além de bem-iluminado, para não causar dores de cabeça e outros contratempos, se estudar à noite.

Desligue-se de todas as possíveis distrações

Se você estuda em casa, saiba que essa pode ser uma tarefa um pouco mais complicada no sentido de manter o foco. Afinal, trata-se do ambiente que utilizamos para descansar e, justamente por isso, é repleto de distrações. Televisão ligada, smartphone apitando com as notificações de todas as suas redes sociais, tudo isso contribui para que sua atenção durante os estudos seja reduzida drasticamente. E isso faz todo sentido, não concorda?

Sendo assim, é importante que aparelhos, como televisão e rádio, sejam desligados, e o celular seja ao menos afastado e mantido no modo silencioso. Além disso, se você estuda on-line, um dos maiores desafios está em manter o foco quando o Wi-Fi está liberado com acesso a todas as redes sociais, entre outros sites interessantes.

Nesse caso, o que fazer para não acabar afastando-se dos seus objetivos? Uma dica interessante é utilizar aplicativos que bloqueiam o acesso a essas plataformas, liberando-o apenas por alguns minutos durante os seus momentos de pausa, sobre os quais falamos logo a seguir. Vale a pena conferir!

Faça pausas regulares

Você não precisa trancar-se no local escolhido para estudar e só sair de lá após horas e mais horas sem parar. Respeite os seus limites e faça pausas — acredite, elas são fundamentais para manter o foco. Isso porque um cérebro cansado não consegue mais assimilar as informações às quais está sendo apresentado, fazendo com que dessa forma o rendimento caia consideravelmente. Lembre-se de que o mais importante durante uma sessão de estudos não é o seu tempo de duração, mas sim sua qualidade.

Além disso, o estudo em excesso pode trazer uma série de consequências negativas, não só academicamente falando, como também para a sua vida. Dados levantados apontam que a atividade praticada sem pausas pode acarretar falta de produtividade, conflitos que atrapalham a concentração, diminuição na capacidade de reter os conteúdos, frustração, entre outras.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

As pausas são, então, indispensáveis, ajudando a “descansar” a mente e retornar ao conteúdo com todo o vapor. Sendo assim, quando perceber que a concentração está diminuindo, não se sinta culpado e pare por alguns minutos. Nesses momentos, aproveite para tomar uma água, fazer um lanche, passar um tempo ao ar livre ou até mesmo deitar um pouco no sofá.

Conheça aplicativos para otimizar a sua produtividade nos estudos

Outra coisa que pode ajudá-lo a ser mais produtivo é a tecnologia. Isso é verdade, embora todo mundo diga o contrário e associe os dispositivos eletrônicos com pura distração ou até perda de tempo. A questão é saber utilizar essas ferramentas de forma inteligente e eficaz para a sua rotina de estudos. Veja algumas sugestões de aplicativos, a seguir, que cumprem esse papel.

Trello

É um dos apps mais conhecidos no mundo corporativo e que também funciona muito bem para o planejamento pessoal. No Trello, você vai conseguir montar diversos murais de acordo com as áreas que você quer organizar (trabalho, estudo, compromissos pessoais etc).

Em cada um deles, crie listas de tarefas que devem ser realizadas — inclusive, é possível determinar prazos e programar para receber lembretes por e-mail. Se quiser, você pode, ainda, compartilhar algumas tarefas com amigos do seu grupo de estudos ou de um trabalho acadêmico.

Pomicro

A técnica Pomodoro está entre as mais famosas e utilizadas para gestão do tempo. Seu princípio básico é estabelecer pequenos intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos (um pomodoro) de atividade focada. Então, depois de 4 pomodoros, a recomendação é fazer uma pausa maior, de aproximadamente meia hora para descansar o cérebro e conseguir retomar o foco.

E o que o app Pomicro faz? Automatiza todo esse sistema e serve como um temporizador para facilitar a sua vida. Com a sua ajuda, você não vai precisar ficar tão atenta ao relógio e receberá um aviso para cumprir a estratégia. A plataforma permite, ainda, algumas opções de personalização para adequar as interrupções de acordo com a sua programação do dia.

Evernote

Por muito tempo, os cadernos e as agendas foram os principais companheiros de pessoas organizadas. A diferença é que hoje conseguimos reunir nos dispositivos eletrônicos a maioria das funcionalidades que necessitamos no dia a dia, não é mesmo?

Por isso, nada melhor do que ter um caderno virtual para fazer registro e organizar nossas tarefas. O acesso fica fácil, já que a maioria das pessoas está sempre com um celular por perto. Além de servir de agenda, o Evernote salva imagens, áudios e todo tipo de documento. Ou seja, esse é um belo parceiro contra o esquecimento de informações importantes.

AppDetox

Um dos seus problemas em ser mais produtivo é se distrair facilmente? O AppDetox pode ser útil para você! Sua função é identificar o que consome mais tempo no seu dispositivo eletrônico e bloquear o seu uso exagerado — como, por exemplo, as redes sociais.

O usuário determina o tempo máximo que pode passar nos aplicativos selecionados e começa a receber avisos quando o limite estiver próximo de ser atingido. É como uma chamada de atenção para perceber que é hora de retornar para as suas obrigações.

Any.do

Essa é uma boa opção para quem não gosta de organizar tabelas, planilhas, ou até prefere evitar de fazer anotações. Com o Any.do, é possível gravar as suas tarefas por voz e criar uma lista organizada para conseguir administrá-las com maior facilidade. Assim, os afazeres ficam agendados no calendário, e o risco de perder algum deles é reduzido.

Enfim, essas foram as nossas dicas para ajudar você a ter foco para estudar! Como foi possível perceber, com algumas mudanças simples de atitude na rotina é possível não só contar com mais concentração para absorver os conteúdos necessários, como também ter mais incentivo para conquistar melhores resultados!

Quando faltar motivação, tenha sempre em mente que o conhecimento adquirido será fundamental para o seu crescimento e sua ascensão, tanto profissional quanto pessoal.

Agora que você já sabe como melhorar a sua produtividade nos estudos, que tal repassar este conteúdo para ajudar os seus amigos a fazerem o mesmo? Compartilhe o post nas suas redes sociais e incentive as pessoas ao seu redor!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Aline Casagrande

    Eliminar as distrações e desabilitar o celular me ajudam muito a ter foco e fazer o que realmente preciso. Obrigada pelo seu conteúdo.

    1. Rockuninter

      Oi, Aline! Que bom que gostou da matéria. Fique ligada nos próximos assuntos. 😊

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *