Subscribe Now

Trending News

Como fazer um planejamento financeiro a longo prazo?
De olho no futuro

Como fazer um planejamento financeiro a longo prazo?

Organizar as finanças é fundamental não só para viabilizar a conquista de nossos objetivos, como também para garantir uma vida mais confortável e para que não precisemos fazer dívidas em casos de situações inesperadas — afinal, elas acontecem. No caso do planejamento financeiro a longo prazo, como o próprio nome já indica, estamos falando de um processo um pouco mais demorado, mas que visa a realização de metas maiores.

Você já sabe como exatamente funciona um planejamento financeiro a longo prazo? Conhece as melhores dicas para se organizar financeiramente nesse sentido? Foi justamente para responder a essas e outras perguntas sobre o assunto que criamos este post. Acompanhe!

O que é um planejamento financeiro a longo prazo?

Para entender o que é o planejamento financeiro longo, é preciso entender que há também o planejamento a curto e médio prazo. O primeiro se refere àqueles desejos que pretendemos realizar em até um ano, como uma reforma em casa, a compra de um eletrônico, viagens de feriado para destinos mais próximos, uma festa de aniversário especial, entre outros eventos.

Para poupar dinheiro para esses projetos de curto prazo, o ideal é começar a juntar pequenas quantias mensais. O valor não precisa ser alto, já que o importante é começar o quanto antes. Além disso, todos os valores supérfluos que você puder reduzir ou eliminar são bem-vindos.

O médio prazo, por sua vez, corresponde às conquistas que devem ser feitas no prazo de um a cinco anos, como um casamento, um intercâmbio, uma troca de carro etc. Essas metas são atingidas com base nas anteriores e ajudam a preparar o caminho para chegar aos objetivos maiores. Aqui, também é preciso reservar uma parte do salário todos os meses.

Por fim, quando o plano é poupar para objetivos mais caros e complexos — como a compra de um imóvel ou um carro novo, mudanças de cidade ou país etc. —, há o planejamento financeiro a longo prazo, sobre o qual daremos mais destaque neste post. Essas metas devem ser realizadas em, no mínimo, cinco anos, por isso, é importante que a quantia economizada todos os meses seja investida para garantir melhores rendimentos.

Como criar um planejamento financeiro a longo prazo?

Determine seus objetivos e prioridades

Para começar um planejamento financeiro a longo prazo, o primeiro passo é ter os seus objetivos bastante claros. É a partir dessa definição que você conseguirá estabelecer o tipo de esforço a ser implantado — como prazos, valores etc. — para obter sucesso durante a trajetória.

Coloque os gastos no papel

Uma vez definidos os seus objetivos, chegou o momento de iniciar o planejamento financeiro de vez. Aqui, é importante entender que alguns gastos podem estar atrapalhando a concretização de seus sonhos sem que você ao menos perceba. Por isso, é importante colocar todas as despesas na ponta do lápis e identificá-los o quanto antes.

Comece listando todos os gastos diários, semanais e mensais, como aluguel, contas de água, luz, telefone e internet, alimentação, supermercado, saúde, lazer, entre outros. Feita a lista, classifique tudo o que você escreveu de acordo com a prioridade. Dessa forma será mais fácil controlar o quanto de dinheiro está entrando e saindo e enxergar as possibilidades de mudança.

Eis algumas ações simples, mas que podem ajudar muito nessa economia:

  • pesquisar bastante os preços antes de comprar;
  • evitar o uso do cartão de crédito;
  • resistir à tentação de comprar por impulso;
  • ler e pesquisar sobre educação financeira na internet;
  • eliminar o desperdício de luz e água em casa etc.

Defina um valor mensal para poupar

Ter uma meta mensal não só é fundamental para um investimento financeiro a longo prazo, como também o ajudará a desenvolver disciplina financeira. Além disso, é importante que parte desse valor seja destinado a um fundo de emergência, afinal é igualmente importante estar preparado para lidar com os imprevistos.

Analise investimentos a longo prazo

Para garantir a eficácia do seu planejamento financeiro a longo prazo, é importante escolher bem a maneira que você guardará ou aplicará a quantia que junta todos os meses. Isso porque esse valor deve sempre render em vez de ficar parado. Uma boa dica é analisar por aplicações que o protejam da inflação e nas quais você precise pagar menos juros.

Para isso, não hesite em fazer uma pesquisa extensa, conversando também com o gerente do seu banco e com as corretoras, já que são várias as opções a serem consideradas. A poupança pode até ser uma modalidade tradicional no Brasil, mas ela definitivamente não é o único investimento seguro, nem o mais rentável.

Outras opções, como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) apresentam risco mínimo e geram rendimentos maiores a longo prazo.

Priorize as formações que garantam uma boa renda

Atualmente, quem não se qualifica e não se mantém atualizado ficará sempre um passo atrás da concorrência na busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho. Sendo assim, uma dica que, na verdade, corresponde a um investimento para obter mais renda e qualidade de vida no futuro é o ingresso em um curso de especialização.

Tenha em mente que, embora você já tenha uma graduação completa, ainda é indicado se especializar. Essa é a melhor forma de estar preparado para suprir as demandas das empresas e aumentar as suas chances de empregabilidade. Mesmo que isso implique em gastos financeiros, há opções de excelente custo-benefício e que compensarão o investimento a curto prazo.

Pronto! Agora você já tem em mãos as melhores dicas para fazer o seu planejamento financeiro a longo prazo. Com bastante foco, disciplina e motivação, chegou a hora de tirá-las do papel e começar uma jornada rumo à busca de seus objetivos. Lembre-se de que o valor poupado nesse processo possibilitará futuramente uma melhor qualidade de vida, o deixando apto a aproveitar oportunidades e contornar eventuais dificuldades.

Entendeu como deve ser feito um planejamento financeiro a longo prazo? Caso tenha restado qualquer dúvida sobre o tema, deixe agora mesmo o seu comentário abaixo. Vamos adorar conversar com você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *