Subscribe Now

Trending News

Cronograma de estudos: organize o seu e otimize tempo!
Pós Graduação

Cronograma de estudos: organize o seu e otimize tempo!

Conciliar a rotina de trabalho com a vida pessoal e os estudos é um grande desafio para a maioria dos estudantes. Por falta de organização, algumas atividades acadêmicas podem acabar ficando para trás, o que prejudica o seu aprendizado e desempenho. É muito ruim precisar fazer uma prova e não saber nada sobre a matéria ou ter que virar a noite fazendo aquele trabalho que você esqueceu.

Neste post, separamos as melhores dicas para montar um cronograma de estudos para que você possa curtir o melhor da vida, mas sem deixar de separar um tempo para cumprir suas obrigações. Confira!

Como organizar uma rotina de estudos?

Para quem está estudando, fazer a gestão do tempo é fundamental para conseguir assistir a todas as aulas, ler todos os textos e materiais disponibilizados pelos professores, além de realizar as atividades, trabalhos e se preparar para as provas. São muitas as tarefas e, por isso, você precisará de total organização nessa etapa.

Veja agora quais são os primeiros passos a serem dados para ter uma rotina de estudos.

Calcule o seu tempo disponível

É preciso saber, ao certo, quantas horas do seu dia estão disponíveis para estudar. Para fazer esse cálculo, pense em qual é a sua carga horária de trabalho, quanto tempo você leva para se deslocar de casa até a empresa e outros pontos da sua rotina que acabam consumindo alguns minutos do seu dia.

Coloque todas essas informações em um papel ou planilha. Assim fica visualmente mais fácil para identificar quantas horas você terá disponível e em quais momentos do dia dá para encaixar a leitura de um texto ou uma videoaula, por exemplo.

Elabore uma lista diária de tarefas

Você deve separar, por dia, quais atividades precisam ser realizadas e quais disciplinas você vai estudar. Faça uma lista completa, separando todas as suas tarefas por ordem de prioridade de estudos — deixe a matéria que você tem mais dificuldade, por exemplo, em primeiro lugar.

Escolha um local para estudar

A escolha de um espaço para os seus momentos de estudo pode parecer bobagem, mas faz toda a diferença. Ambientes com muito ruído, desconforto ou baixa iluminação podem fazer com que você se distraia com mais facilidade e, até mesmo, acabe abandonando as suas tarefas.

Procure um local em que você se sinta confortável e que tenha o menor número de interrupções possível durante o período que destinou para se dedicar ao seu aprendizado. Bibliotecas públicas são um excelente exemplo, com muita tranquilidade e muitos livros para que você possa consultar.

Caso não tenha tanto tempo disponível e precise estudar em locais agitados, como no trajeto de ônibus para o trabalho ou em casa com toda a família, não se desespere: coloque seus fones de ouvido com uma música calma ou barulhos da natureza para não escutar tantos ruídos ou, até mesmo, conte com a ajuda de protetores auriculares para conter os ruídos externos — um pouco de algodão já pode ajudá-lo!

Programe pequenos intervalos

Estudar por longas horas pode acabar se tornando algo muito improdutivo. Chega um momento em que tanto o corpo quanto a mente ficam cansados e, nessa hora, é fundamental relaxar. Você pode separar uns 5 minutos para levantar e fazer alguns alongamentos ou utilizar algumas técnicas, como a Pomodoro, para programar os tempos de pausa.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Fique longe das distrações

Você precisa de foco total no momento que destinar aos estudos e, por isso, deve ficar longe das coisas que possam distraí-lo. Deixe o celular e a televisão distantes de você e o mais importante: se você for estudar pelo computador, nada de acessar as suas redes sociais, jogos ou outros sites que são apenas para os momentos de lazer, combinado?

Quais ferramentas utilizar para elaborar um cronograma?

Antes de começar a montar o seu cronograma de estudos, você deve definir onde vai fazer as suas anotações e organizar os seus horários. É possível fazer desde o jeito mais simples, com papel e caneta, ou utilizando novas tecnologias. Algumas opções são:

  • o planner, um caderno especial dividido não apenas por datas, mas também por objetivos e metas;
  • os programas próprios para elaboração de planilhas, como o Excel ou Planilhas Google, em que você pode montar um calendário com datas e atividades;
  • o Trello, aplicativo desenvolvido para gerenciamento de projetos que, inclusive, permite que você compartilhe seus projetos com outras pessoas;
  • o Wunderlist, que permite a organização das tarefas por meio de listas.

Como montar o meu cronograma de estudos?

Depois de preparar tudo para ter a sua rotina organizada, é hora de montar o cronograma de estudos baseado nos seus horários disponíveis e nas tarefas que precisam ser realizadas a cada dia. Existem diversas metodologias para elaborá-lo, e o ideal é que você escolha o que mais combina com você.

Cronograma por disciplinas

Uma das possibilidades é dividir de acordo com as disciplinas que você precisa estudar. No começo da semana, quando está menos cansado e consegue se concentrar mais, o ideal é focar nas matérias que você tem mais dificuldade. Reserve a sexta-feira para aqueles assuntos que você ama passar horas lendo.

Cronograma por momentos

Alguns especialistas afirmam que o seu tempo de estudo deve ser dividido em momentos diferentes, em que você começa a semana de uma maneira mais intensa e, no decorrer dos dias, deixa um pouco mais de tempo livre para descansar. Esse modelo funciona da seguinte forma:

  1. 60% de carga de estudos e 40% de ócio criativo;
  2. 70% de carga de estudos e 30% de ócio criativo;
  3. redução gradativa do tempo de estudo até chegar em 50% de carga de estudos e 50% de ócio criativo.

Cronograma completo

Você prefere ter controle total de toda a sua rotina? Então organize um cronograma completo, colocando desde o horário em que você faz as suas refeições até os momentos exclusivos para os estudos. Essa é uma boa alternativa para quem deseja ter uma visão ampla de como é o seu dia a dia.

Cronograma por prioridades

Precisa entregar alguns trabalhos importantes ou está chegando a prova daquela disciplina que você tem mais dificuldade? Então divida o seu cronograma por prioridades: coloque o que não pode deixar de ser feito ou estudado no topo da sua lista. Com isso, você consegue se dedicar o suficiente e tirar as melhores notas!

Separar um tempo específico para os seus estudos terá um reflexo incrível mais adiante: você conseguirá aprender mais, renderá muito bem durante o curso e, ao final dessa etapa, será um profissional ainda mais preparado e qualificado para todos os desafios do mercado de trabalho. Não perca mais tempo: utilize todas as dicas que demos a você e organize o seu cronograma de estudos!

Aproveite e separe alguns minutos também para conhecer algumas técnicas de memorização que ajudarão você a estudar melhor!

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert
como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *