Ao se preparar para assumir um cargo de gestão, muitas pessoas se preocupam com sua formação acadêmica e o inglês fluente, mas se esquecem de que existem outras habilidades de gestão que são tão importantes quanto essas para ser um gestor de sucesso.

Ser capaz de influenciar positivamente a equipe, ser inovador, agir de forma transparente e saber se comunicar de maneira clara e objetiva (mas também ter a humildade de reconhecer suas falhas) são habilidades fundamentais que devem ser encontradas em todo bom gestor.

Além disso, continuar estudando para se manter atualizado no mercado de trabalho ajudará no desenvolvimento de sua carreira e o deixará preparado para novas oportunidades quando aparecerem. Pensando nisso, neste post separamos 6 habilidades que todo gestor deve desenvolver se deseja ser bem-sucedido. Acompanhe!

Como ser um gestor bem-sucedido?

Um gestor bem-sucedido faz muito mais do que controlar uma empresa e conhecer o mercado. Ele se preocupa em motivar seu pessoal, em delegar tarefas, em aumentar a produtividade e em aprimorar suas competências.

É alguém que se preocupa com as relações humanas que acontecem dentro da empresa e influencia seus colaboradores de forma a mantê-los motivados e entusiasmados com o trabalho. Se o seu plano de carreira é tornar-se um gestor de sucesso, saiba quais habilidades você deve desenvolver!

Quais habilidades são essenciais para um gestor?

Embora algumas pessoas já nasçam com algumas habilidades voltadas para a liderança, qualquer um que esteja interessado em crescer profissionalmente pode adquiri-las e desenvolvê-las.

Não existe uma fórmula única a ser seguida, mesmo porque cada área pode exigir habilidades específicas de cada gestor. Entretanto, existem algumas que são comuns a todos eles.

Para ser um gestor de sucesso, é essencial gostar do que faz. Se você se sente satisfeito e confiante, será mais fácil transmitir isso aos seus colaboradores.

A seguir, conheça seis habilidades que são essenciais a todo gestor.

1. Comunicação

Saber se comunicar é ter a capacidade de compartilhar com a sua equipe as informações mais relevantes e dar um feedback sobre o trabalho de cada um e do time como um todo, a fim de que todos saibam como estão se saindo e o que precisa ser melhorado.

Mais do que isso, é saber ouvir o que eles têm a dizer, suas ideias, opiniões e reclamações, e estar disposto a aprender com seus colegas de trabalho.

2. Ter habilidades técnicas da área em que trabalha

Isso é fundamental, pois, sem conhecimentos específicos do segmento no qual a empresa atua, como poderá direcionar o bom trabalho de sua equipe?

É importante sempre participar de congressos e feiras para ficar a par das inovações do mercado e aprender mais sobre seus concorrentes.

3. Ser capaz de delegar atividades

Delegar não quer dizer que estará se livrando de responsabilidades. Isso mostra para a sua equipe que você confia em sua capacidade de executar algumas tarefas sem que precise ficar o tempo todo por perto.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Quando o gestor faz as atividades que poderiam ser realizadas por outros, alguma coisa está errada — ao mesmo tempo, demonstra não estar preparado para o cargo. Delegue tarefas e crie métodos para continuar no controle de tudo, como a apresentação de relatórios. Assim, você terá mais tempo para cuidar de outros assuntos relevantes.

4. Exercer a liderança pelo exemplo

Como gestor, você é o líder e o exemplo a ser seguido. Isso exige muito cuidado com suas atitudes e ações. Aja de forma transparente e honesta, sempre de acordo com os valores e a cultura organizacional da empresa. Todos estão de olho na imagem profissional que você transmite.

Tenha a humildade de ouvir críticas e não somente elogios, e reconheça os momentos nos quais precisa de ajuda. Admitir que está errado demonstra que você está disposto a aprender e corrigir suas deficiências profissionais.

5. Capacidade de gerenciar conflitos

Em uma equipe, você terá pessoas trabalhando juntas com carregam histórias de vida e experiências diferentes. Em algum momento, certamente acontecerão divergências. O gestor não pode deixar que elas desestabilizem o grupo emocionalmente e atrapalhem o bom andamento do trabalho.

Nessa hora, a empatia é essencial. Saber se colocar no lugar do outro, ouvir cada ponto de vista — sem tomar parte de algum lado — e chegar a uma solução para a questão exige calma e paciência. O objetivo tem de ser alcançado, então a solução precisa ser a melhor para a empresa sempre.

6. Pró-atividade

Não dá mais para ser aquele tipo de chefe que só ficava na cadeira cobrando resultados e esperando que o trabalho fosse feito. O gestor de sucesso é aquele que está junto à equipe motivando, sugerindo soluções, trazendo inovações, e sendo criativo e participativo.

Não espere que os problemas apareçam: tente se antecipar a eles, evitando que aconteçam e atrapalhem todo o processo, elevando a produtividade de todos. Tome decisões rápidas e certeiras, demonstrando estar preparado para elas.

25

Existe uma estreita relação entre o estudo e uma boa carreira profissional. Em um mercado competitivo, o conhecimento passa a ser um diferencial importante na hora de escolher o funcionário certo para a empresa ou função dentro dela.

É por meio dos estudos que você conseguirá melhorar suas habilidades e capacidades técnicas, além de adquirir novos conhecimentos para trazer inovações para sua carreira.

Por isso, não se contente com uma graduação. Faça uma pós-graduação ou uma especialização, continue estudando e desenvolva o hábito da leitura. Dessa forma, você estará preparado para quando as oportunidades aparecerem.

Isso mostrará que você se preocupa em se manter atualizado e qualificado para sua função ou para assumir novos cargos e desafios dentro da empresa. Esse crescimento pode proporcionar, dentre outros benefícios, um melhor salário.

Outra vantagem de continuar estudando é criar uma boa rede de networking, tanto com seus professores como com seus colegas de classe que trabalham em outras empresas, o que pode levar a outras oportunidades de emprego.

Como vimos, conquistar a confiança da equipe, manter-se atualizado, trazer soluções inovadoras, agir de forma transparente e se preocupar com seus funcionários são algumas das habilidades de gestor que devem ser desenvolvidas para alcançar o sucesso!

Agora que você já sabe quais habilidades desenvolver, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam o que fazer para crescer profissionalmente!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert