Subscribe Now

Trending News

5 dicas incríveis para melhorar sua imagem profissional
De olho no futuro

5 dicas incríveis para melhorar sua imagem profissional

A construção de uma imagem profissional positiva é mais que fundamental para quem quer trilhar uma carreira de sucesso, especialmente em meio a um mercado disputado. Trata-se de um diferencial que merece atenção redobrada — afinal, saber como se portar de maneira adequada, contar com as habilidades e conhecimentos essenciais a um bom colaborador, entre outros fatores, farão com que você esteja sempre em destaque e que sua personalidade se torne uma espécie de marca pessoal.

Isso é algo válido tanto para aqueles que já estão no mercado quanto para quem ainda vai ingressar. O mais importante é ter em mente que, sem uma boa imagem profissional, muitas vezes, apenas ser eficiente em seus processos não garantirá acesso às boas oportunidades nem ao crescimento. Para entender melhor sobre o que estamos falando, continue conosco na leitura do post!

A importância de manter uma boa imagem profissional

Para começar a entender a importância desse aspecto para a carreira, vamos pensar primeiramente em um contexto totalmente diferente: o meio midiático. Existem milhares de pessoas talentosas ao redor do mundo, mas as personalidades que se destacaram, além de suas habilidades, contam com algo em comum: a construção de uma imagem profissional aliada ao marketing pessoal.

No universo corporativo, o processo é bastante parecido. Com cada vez mais pessoas compreendendo a importância de um curso de nível superior, sobretudo as especializações, o mercado de trabalho se tornou mais competitivo. Conquistar o seu espaço é algo que demanda foco e determinação, mas, aqui, a imagem profissional entra também como uma excelente aliada. É dessa forma que você conseguirá se destacar perante os demais e ter acesso a oportunidades alinhadas ao seu perfil.

Na verdade, a relevância da imagem profissional já é observada logo no primeiro momento em que a pessoa tem o seu currículo analisado para preencher uma vaga. Caso desperte o interesse dos recrutadores, o candidato passará para a fase da entrevista. Dependendo de aspectos como sua postura, atitudes e comportamento, ele poderá ser encaminhado para as próximas etapas, nas quais também será avaliado nesse sentido — especialmente na conversa com o gestor.

Percebeu como as impressões criadas pelas pessoas no âmbito profissional são extremamente significativas? Por mais que as habilidades técnicas sejam fundamentais, pode ser que em um processo seletivo o critério de escolha entre você e outro candidato seja justamente a imagem profissional.

Dicas para melhorar sua imagem profissional

1. Cuide de sua apresentação pessoal

A expressão “a primeira impressão é a que fica” pode até parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Esse primeiro contato é muito importante na percepção que os outros têm de você. Nesse contexto, quando estamos falando de uma boa imagem profissional, é sempre recomendado agir cordialmente com todos e seguir o dress code dos ambientes corporativos que você frequenta.

É claro que a qualidade do seu trabalho e as suas habilidades são muito mais importantes do que a sua aparência. No entanto, evitar uma apresentação desleixada afasta julgamentos e ajuda a gerar oportunidades.

2. Seja um bom comunicador

Aqui, não estamos falando em simplesmente sair conversando a todo momento com todos, embora manter um bom relacionamento interpessoal com aqueles que o cercam seja fundamental. O que queremos dizer é que saber se comunicar adequadamente conta muitos pontos em sua imagem profissional. É importante perceber se a pessoa com quem você está conversando de fato entende a mensagem passada.

Pense também no modo como você transmite as suas mensagens de forma geral. Saiba falar de forma educada, clara, natural e com confiança, sem deixar de lado a empatia. Afinal de contas, para ser um bom comunicador, é preciso também ser um bom ouvinte. Tudo isso passa credibilidade e é o que se espera de alguém com uma boa imagem.

3. Tenha pontualidade

Chegar atrasado em compromissos casuais pode até ser um aspecto cultural no Brasil, contudo, no mundo corporativo, trata-se de algo que definitivamente não deve acontecer. Na verdade, esse é um dos principais fatores que podem afetar negativamente a reputação de um profissional. Atrasos para chegar no trabalho, em reuniões, compromissos e eventos é algo que não passa despercebido, gerando uma imagem de descuido e até mesmo descaso.

Sendo assim, faça uma boa gestão do seu tempo e programe-se para conseguir executar todas as suas atividades no tempo estimado. Atualmente, existem várias ferramentas que podem auxiliá-lo nesse quesito, como agendas e calendários virtuais.

4. Use as redes sociais a seu favor

É difícil encontrar quem não esteja presente em ao menos uma rede social, concorda? Na verdade, essas plataformas se tornaram até mesmo o trabalho de muitos — como os chamados influenciadores digitais. Acontece que, no universo corporativo, também é possível tirar proveito dessas ferramentas para melhorar a sua imagem profissional.

Ao contrário do que alguns possam vir a pensar, as redes sociais são frequentemente analisadas pelos recrutadores e gestores. Sendo assim, usá-las de forma adequada e a seu favor é uma dica de ouro. Nessas plataformas, sobretudo no LinkedIn, mostre por meio dos conteúdos publicados e compartilhados que você é uma pessoa qualificada, bem informada e atualizada em sua área de atuação.

5. Invista em educação continuada

A educação continuada é um dos aspectos mais visados em um colaborador no mercado atual. Dessa forma, estar sempre em busca de conhecimentos ou até mesmo se especializar em uma área específica (por meio de uma pós-graduação, por exemplo) contribui diretamente com a formação de uma boa imagem profissional. Tudo isso em meio a um cenário já contextualizado, no qual a cada dia mais pessoas qualificadas buscam oportunidades.

Investindo em aprendizado, você amplia suas chances de ascensão na carreira, melhora sua imagem profissional — já que passará a ser visto como alguém atualizado, pró ativo e interessado — e estará apto a suprir as principais demandas das empresas.

Viu só como a imagem profissional é algo que merece atenção redobrada? Não importa se você está iniciando a sua trajetória no mercado ou se já está na ativa por muito tempo: nunca é tarde para melhorar as impressões que as pessoas têm sobre você. Isso, além de abrir portas, permite que você cresça e se desenvolva cada vez mais em diferentes aspectos.

Gostou das dicas que trouxemos? Para continuar sempre por dentro de mais posts como este, que tal assinar agora mesmo a nossa newsletter? Assim, você receberá conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *