Subscribe Now

Trending News

Como descobrir sua vocação? Veja aqui as melhores indicações!
Pós Graduação

Como descobrir sua vocação? Veja aqui as melhores indicações!

Descobrir qual é a sua vocação definitivamente não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma escolha que deve ser feita com bastante cuidado, considerando o peso que ela exercerá pelos próximos anos. Justamente por isso, é normal que várias dúvidas apareçam nessa fase — afinal de contas, todos queremos descobrir aquilo que nos traz uma razão para trabalhar e obter realização profissional e pessoal, concorda?

Se você se encontra em meio a essa situação, saiba que o melhor a ser feito é sempre procurar pelo máximo de informações que puder. Neste post, por exemplo, reunimos algumas dicas essenciais para quem quer descobrir sua vocação, falando um pouco sobre a importância dessa decisão e mostrando o que é ideal avaliar antes de ingressar em algum curso superior.

Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe!

Qual é a importância de descobrir a vocação profissional?

Assim como falamos logo de início, a descoberta de uma vocação é um assunto que gera dúvidas para a maioria dos jovens ou até mesmo adultos que buscam por uma recolocação no mercado de trabalho. No entanto, especialmente durante a juventude, com o término do ensino médio, é comum que o futuro profissional se sinta pressionado a assumir uma postura diferente perante a sociedade — tendo que tomar uma decisão que, muitas vezes, pode estar rodeada de medos, incertezas, exigências familiares, entre outros aspectos.

É claro que fazer uma escolha que marcará toda ou ao menos parte de sua vida em uma idade na qual a maturidade ainda não foi completamente formada nem sempre será algo que dará certo, e isso se dá por diversos fatores. Muitas vezes, a pessoa não pesquisou sobre a área desejada, caindo de paraquedas em um mundo com o qual ela, na verdade, não se identifica. Já outros sofrem com a pressão dos pais para seguir determinado caminho. Há também aqueles que não conseguem enxergar uma carreira e têm medo de arriscar.

Independentemente do caso, é preciso ter em mente que essa é mesmo uma escolha de grande peso, afinal, envolve investimentos financeiros, além de tempo e esforços. Imagine só passar anos estudando algo que, de fato, não é a sua vocação? Pense também no quão desgastante será para a sua saúde mental enfrentar uma rotina diária de trabalho estando sempre insatisfeito?

Embora os riscos de que isso aconteça sejam válidos para todos, afinal, estamos em constante transformação (e uma mudança de carreira pode ser algo inevitável diante desse cenário), existem algumas dicas importantes para descobrir a sua vocação e traçar uma carreira de sucesso. Vamos conhecê-las no próximo tópico!

Como descobrir a minha vocação profissional?

Chegamos em uma das partes mais importantes deste texto. Agora, você compreenderá o que é necessário considerar na hora de descobrir a sua vocação. Entenda que o primeiro passo é sempre ter clareza sobre os seus objetivos, por isso, um exercício de autoconhecimento é bastante válido aqui.

Se for preciso, pegue literalmente o papel e a caneta para anotar quais são os seus pontos mais fortes e aqueles que necessitam de desenvolvimento. Lembre-se de que a descoberta de uma profissão se inicia por meio do aprendizado, o que contribuirá com sua evolução e conhecimento profissional.

Feito esse primeiro exercício, utilize as dicas a seguir como aliadas para descobrir sua vocação.

Considere suas aptidões

O que você gosta de fazer? Sim, pode acreditar: essa pergunta tem tudo a ver com o seu futuro profissional. Isso porque, em muitas das vezes, é possível transformar as atividades que você sente prazer em realizar em algo que trará retorno financeiro e o ajudará na conquista de seus objetivos.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Pesquise sobre a carreira

Logo acima, falamos sobre o quão importante é considerar os seus gostos na descoberta por uma vocação. No entanto, trata-se de algo que não deve ser feito de forma isolada. Vamos supor que você goste bastante de assistir séries que relatam o dia a dia de médicos, por exemplo. É algo que faz parte de seus hobbies e, por isso, um caminho interessante a ser trilhado, seguindo esse raciocínio, é ingressar em um curso de Medicina.

No entanto, será que você realmente se identifica com a realidade dessa rotina, ou seja, com aquilo que acontece na vida real e vai além das telas? Para não se frustrar, ler sobre a profissão é mais do que necessário. Sendo assim, veja a fundo quais tarefas fazem parte do cotidiano da carreira, procure a grade curricular do curso para analisar quais são as disciplinas ministradas, enfim, faça uma pesquisa completa.

Estude o mercado

Avaliar como anda o mercado de trabalho é outra atitude indispensável. Isso se deve ao fato de que muitas das profissões que já estiveram no auge antigamente, hoje, são praticamente extintas. Por outro lado, com o boom da tecnologia e das transformações que ela trouxe para todos os tipos de segmento, existem posições que se encontram em plena explosão, chamadas também de “profissões do futuro“.

Você já sabe, por exemplo, o que faz um analista de big data? Conhece as funções de um social media? A área para a qual você tem vocação pode ainda não ser tão conhecida ou tradicional, portanto, não se limite.

Qual é o papel da orientação vocacional nesse contexto?

Em um momento tão conturbado e que envolve uma decisão importante, a orientação vocacional é uma das possibilidades para auxiliá-lo, já que visa não apenas informar sobre carreiras, mas trabalhar aspectos como o autoconhecimento e a questão da escolha em si. O orientador poderá, dentre outras ferramentas, aplicar um teste de aptidão — possibilitando uma visão mais clara sobre como as suas competências podem ser usadas de forma profissional.

Contudo, é importante frisar que esse teste não deve ser utilizado isoladamente. Outras ferramentas de relevância nesse momento são as entrevistas, dinâmicas de grupo e técnicas auxiliares. Para obtenção de bons resultados dentro de um processo de orientação vocacional, é necessário que ele esteja acompanhado de uma ou mais técnicas.

Por que considerar a liberdade de escolha e o gerenciamento da carreira?

A descoberta da vocação implica também na tomada dos próximos passos que darão início à sua carreira, como o ingresso em um curso de nível superior. Aqui, o futuro profissional se depara com outra escolha relevante: a instituição de ensino em que estudará. É indispensável optar por uma faculdade de qualidade, com corpo docente especializado e que de fato ampare o aluno em sua trajetória, fornecendo a ele opções que vão ao encontro de suas necessidades.

Um diferencial da Uninter nesse sentido é a pós-graduação Uninter Flex. A dinâmica atual do mercado nos leva a um cenário no qual parar na graduação já não é uma opção tão interessante para quem deseja se manter em destaque, mesmo com uma vocação sólida. Por esse motivo, fazer uma especialização é um passo muito importante já no início da sua trajetória. Mas, como conseguir a liberdade para gerenciar a carreira em meio ao ingresso na profissão e os estudos?

O aluno da pós-graduação Uninter Flex conta com a flexibilidade de escolher algumas disciplinas (denominadas eletivas) ao longo da formação, com a quantidade a depender de cada curso e carga horária. Em alguns casos, até metade da grade curricular pode ser montada por ele, dentre um rol pré-estabelecido pela coordenação. Assim, é possível personalizar a sua especialização de acordo com seus interesses pessoais e profissionais.

Aqui, é interessante destacar que nem todas as disciplinas eletivas estão diretamente ligadas ao curso escolhido. Por exemplo, durante um MBA em Liderança e Coaching, é possível optar pela eletiva de “Governança Corporativa e Compliance”, que pode interessar a alunos que trabalham em grandes organizações, mas não querem realizar uma pós-graduação na área de Planejamento Estratégico, por exemplo. Nesse caso, uma única disciplina pode ser atrativa o suficiente para a carreira dessa pessoa.

Como foi possível perceber, descobrir sua vocação é algo que requer a consideração de diversos aspectos. Além do conhecimento sobre quem você é e o que deseja para a vida, é muito importante lembrar de que não somos seres estáticos. Tomar a decisão acertada é definitivamente o primeiro passo, no entanto, a caminhada rumo a uma carreira satisfatória envolve também a educação continuada — e, aqui, a possibilidade de gerenciar a sua própria trajetória é um diferencial e tanto.

Gostou das dicas do post? Caso ainda tenha restado qualquer dúvida sobre o tema ou até mesmo para saber mais sobre o Uninter Flex, entre em contato conosco. Estamos prontos para conversar com você e orientá-lo nesse momento tão importante!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *