Subscribe Now

Trending News

Desenvolvimento de carreira: o que é preciso fazer?
EAD

Desenvolvimento de carreira: o que é preciso fazer?

Você já pensou onde quer chegar profissionalmente? A pergunta pode parecer despretensiosa, mas é essencial fazer esse questionamento. Existe uma frase que diz “a zona de conforto é segura, porém, ela não nos leva a lugar algum”. E essa é mais pura verdade, principalmente dentro do mercado de trabalho.

Por isso, é importante pensar no desenvolvimento de carreira. É muito bom estar satisfeito com o atual emprego ou a posição que ocupa na empresa, mas nada impede você de se especializar e ter mais crescimento no trabalho, não é mesmo?

Quer descobrir como crescer profissionalmente? Então, está com sorte! Neste texto, vamos falar exatamente sobre isso e ainda daremos dicas de como desenvolver esse planejamento. Continue com a leitura e aprenda!

Qual a importância do desenvolvimento de carreira?

Essa é uma ferramenta importante para a orientação profissional e que possibilita a escolha dos melhores caminhos em busca de seus objetivos. Vamos retomar a pergunta inicial: como e onde você se imagina trabalhando daqui a 5, 10 ou 20 anos? Quais são as pretensões e metas para a sua carreira? Deseja permanecer como empregado ou quer investir em um empreendimento?

Tentar (e conseguir) responder a esses questionamentos é essencial, principalmente para quem está em busca de definições para o futuro. Afinal, usando e abusando mais uma vez dos ditados, “para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve”. E sabemos que isso não é ideal para a vida, certo?

Se você tem as respostas acima, parabéns! Está com meio caminho andado. Caso contrário, é hora de refletir. Mas relaxe, pois tudo tem que ser feito com bastante calma e pesquisa. O desenvolvimento de carreira busca o crescimento profissional a longo prazo e, para isso, é preciso criar um conjunto de metas e etapas para alcançar um determinado objetivo. Isso tudo para conquistar melhores cargos e ter mais estabilidade dentro do ambiente de trabalho.

Ao traçar o plano, é imprescindível saber identificar com toda a clareza qual é a sua situação profissional atualmente. Só a partir disso é possível enxergar quais são os seus objetivos na carreira — além de ter mais formas para determinar quais serão os passos necessários para consegui-los de maneira mais plena e satisfatória.

Com base nas próximas informações, você vai saber, com certeza, qual caminho seguir e o que vai precisar fazer para alcançar essas metas.

O que é preciso fazer?

Agora que descrevemos a importância do desenvolvimento de carreira, vamos falar sobre as ações que você pode fazer para conquistá-la. São coisas que profissionalmente fazem uma grande diferença, principalmente em seu currículo.

Aprender uma segunda língua

Parece meio óbvio, mas acontece que nem todos conseguem desenvolver essa importante ação. Aprender um segundo idioma faz uma diferença tremenda para o mercado de trabalho.

inglês, que é considerado a língua dos negócios, não é visto mais como um diferencial e, sim, como imprescindível para todos os ramos profissionais. Com certeza você já viu uma vaga em que o idioma estava listado como quesito obrigatório. Porém, existe um grande crescimento da busca, também, pelo espanhol e o mandarim. Portanto, se está querendo dar um “up” na carreira, procure logo aprender um novo idioma! Pode ter certeza que as horas investidas no estudo vão fazer diferença!

Fazer pós-graduação

Antes, só a faculdade era suficiente para quem estava em busca de melhores oportunidades de emprego. Mas com as constantes mudanças e diferentes aprendizados, ter uma especialização tornou-se essencial. Por isso, se está no ensino superior, é essencial já ir pensando em qual pós pretende fazer.

Powered by Rock Convert

Os empregadores exigem, cada dia mais, que os profissionais se aprofundem nos assuntos e se tornem multifuncionais. E isso só é possível por meio dos estudos, portanto, pesquise os melhores cursos da sua área agora mesmo!

Especializar-se no mercado

Você pode notar o quanto falamos até aqui sobre o mercado de trabalho. É que para ter um bom desenvolvimento de carreira, é importante estar muito atento a ele. E assim como a pós-graduação, é essencial fazer uma busca por cursos de extensão.

O aprimoramento profissional é a base para a procura de novas e melhores oportunidades. Então, não se acomode no quesito dos estudos. Esteja sempre atrás de informações que acrescentem no seu currículo.

Como traçar um bom planejamento?

Faça uma autoanálise

Esse é um passo importante e vai ajudar você a criar uma imagem clara de onde está agora e o local em que quer chegar. Sente-se em um lugar tranquilo, tenha calma e faça uma lista. Veja esse exercício como uma revisão total para descobrir o seu verdadeiro eu. Faça uma busca dos seus conhecimentos e da sua formação acadêmica.

Identifique as áreas nas quais você tem mais domínio e, principalmente, aquelas que o interessam a buscar um aprofundamento. Em seguida, coloque tudo em um papel para ter uma visão mais realista de quem você é hoje, onde vai poder chegar e o que quer oferecer.

Escolha uma área de trabalho

Geralmente, as pessoas se identificam com algum ramo. Se você ainda não sabe qual carreira é a sua, aproveite a dica acima para descobrir o tipo de emprego que gostaria de ter. Dê ênfase às atividades que mais gosta de fazer e àquelas áreas profissionais com que você tem mais facilidade ou afinidade.

Realize pesquisas

Depois de fazer a seleção da carreira que gostaria de seguir, você precisa fazer uma pesquisa sobre quais qualificações ou habilidades são necessárias para chegar ao patamar que deseja. Existe uma variedade de sites que são especializados em assuntos sobre os diferentes tipos de indústrias e carreiras para buscar essas informações.

Além disso, é uma boa ideia procurar por vagas parecidas com a que almeja para identificar o que os recrutadores buscam. Faça uma pesquisa também sobre as pessoas bem-sucedidas na sua área de interesse e analise o caminho que elas fizeram em seu desenvolvimento de carreiras.

Escreva resumos

Desenvolvendo os passos acima, você vai ter todo o material necessário para começar a preparar seu plano de carreira. Então, é bom fazer resumos para visualizar melhor o que tem a realizar. Eles podem ter o tamanho que quiser. Porém, é essencial que trate de todos os tópicos que são importantes. Faça a divisão do documento em assuntos principais, tendo uma visão geral do seu estado atual:

  • primeiro, coloque a carreira escolhida;
  • depois, os requisitos;
  • e, por último, os objetivos.

Determine seus objetivos

Por último, mas não menos importante, é preciso determinar quais serão os seus objetivos de carreira. Primeiro, pense no que quer conquistar até a sua aposentadoria e descreva em detalhes. Depois, faça anotações do que vai precisar conseguir nos próximos dez anos para se considerar no caminho certo. Em seguida, faça a mesma coisa, mas estipulando um prazo entre dois a cinco anos.

Também é recomendável escrever um plano separado, pensando nas metas para o ano seguinte. Faça o planejamento do que precisa ser feito nesse primeiro momento para iniciar o processo de atingir seus objetivos a longo prazo. Procure fazer a divisão baseada no que deve ser feito mensalmente. No final, você vai ter um desenvolvimento claro e que vai poder ser consultado de tempos em tempos para a análise do seu desempenho.

Esperamos que, com este texto, consiga compreender a importância de ter um desenvolvimento de carreira. Mesmo estando feliz em seu local de trabalho, é preciso estar sempre atento às novas oportunidades. Afinal, não se sabe quando elas serão necessárias! Invista na sua área profissional, faça aperfeiçoamentos e aprenda constantemente coisas novas. Acredite, aplicando seu tempo e dinheiro em mais conhecimento, você só tem a ganhar!

Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Tem sempre alguém precisando aprender! Então, não perca tempo e espalhe o conhecimento por aí!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *