Subscribe Now

Trending News

A relação mais que direta do estudo e vida profissional
Graduação

A relação mais que direta do estudo e vida profissional

Você provavelmente já ouviu por aí que o cenário do mercado de trabalho atual é marcado pelos altos níveis de exigência e pela competitividade, certo? Saiba que se trata da mais pura verdade — e é justamente aí que se inicia a estreita relação entre estudo e vida profissional. Para trilhar um caminho de sucesso, destacando-se da concorrência, a busca contínua pelo conhecimento é um fator indispensável. Somente dessa forma você estará devidamente preparado para suprir as principais demandas das organizações e crescer na carreira.

Neste post, mostraremos os motivos pelos quais o estudo — graduação, pós-graduação, especialização etc — exerce um papel mais que relevante para o sucesso da vida profissional. Ficou curioso e quer entender melhor sobre o que estamos falando? Então, continue conosco e boa leitura!

Melhores oportunidades de carreira

Nos dias de hoje, o investimento em estudos deixou de ser apenas um diferencial, tornando-se até mesmo crucial para a conquista de várias oportunidades, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Tudo isso se intensifica quando lembramos que, assim como já foi mencionado, o mercado de trabalho atual anda cada vez mais exigente e competitivo.

Pense: a cada ano, no Brasil, ingressam cada vez mais e mais profissionais nos diversos segmentos de atuação. Todos eles estão em busca de boas colocações. No entanto, se dentre essas pessoas houver aquelas que se dedicam a buscar conhecimento, certamente serão elas as primeiras a serem chamadas para as melhores oportunidades, não concorda?

Os profissionais que entendem a relação entre estudo e vida profissional e ingressam em cursos como graduações, pós-graduações e especializações ganham mais destaque e têm acesso a melhores oportunidades de carreira. Isso porque estarão mais preparados em relação às principais tendências, técnicas, exigências, procedimentos, dados, equipamentos, dentre outros aspectos que compõem a sua área de atuação.

Lembre-se de que, como consequência das novas tecnologias e descobertas que vão surgindo em todas as áreas, é mais que natural que os processos de trabalho passem por transformações ao longo dos anos. Dessa forma, estudar e se manter atualizado é um dos principais pontos-chave para quem quer conquistar melhores oportunidades e avançar na carreira.

Salários mais altos

Embora o salário por si só não seja garantia de sucesso e satisfação profissional, não dá para negar que aqueles que investem em educação têm acesso a remunerações mais satisfatórias. A empresa de recrutamento online Catho já comprovou esse fato por meio de pesquisa: de acordo com os dados levantados, profissionais pós-graduados, por exemplo, podem chegar a receber até 70% a mais do que aqueles que não são.

Aqui, há também outra pesquisa que aponta a relação entre estudo e melhores salários. Informações coletadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que cada ano de especialização cursada por um profissional proporciona um aumento de 40% em sua renda mensal.

Aumento do networking

Criar e manter uma boa rede de contatos profissionais (network) é fundamental para expandir as oportunidades de carreira, independentemente do seu ramo de atuação. Por meio dessas conexões estratégicas, é possível também trocar experiências, compartilhar conhecimento e até mesmo propor parcerias estratégicas de negócios.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

No entanto, como encontrar tempo para conhecer essas pessoas quando a sua rotina de trabalho é puxada? Sabemos que, com a correria do cotidiano, nem sempre há a oportunidade para manter contato com outros profissionais e se dedicar ao networking. Felizmente, investir em educação e ingressar em um curso superior, por exemplo, pode ajudá-lo — e muito — nessa missão.

Isso porque, dessa forma, você estará em contato frequente com profissionais do mesmo ramo e de áreas afins, além de professores e demais acadêmicos, podendo usufruir dos benefícios dessas conexões. O melhor de tudo é que todas essas possibilidades não estão restritas apenas aos cursos presenciais, como alguns possam vir a pensar. Na verdade, estudando na modalidade EAD, você também encontra muitas oportunidades de networking, podendo participar de debates em fóruns de discussão, grupos de estudo, chat com professor, etc. Interessante, não?

Desenvolvimento de habilidades

Outra grande vantagem de investir em estudo é a possibilidade de desenvolver habilidades que serão úteis em sua carreira, independentemente do seu campo de atuação ou da organização na qual você for trabalhar. De pequenas empresas às gigantes multinacionais, todas elas buscam por colaboradores proativos, inovadores, que sabem lidar com a diversidade e trabalhar em equipe, entre outros aspectos.

Quando se ingressa em um curso de nível superior, o conhecimento adquirido permite que o profissional desenvolva essas e outras habilidades importantes no contexto atual. Além disso, ele estará mais apto a encontrar soluções e tomar decisões de maneira mais prática, minimizar conflitos, gerar oportunidades em sua função e oferecer uma visão estratégica ao negocio.

Possibilidade de se formar com mais flexibilidade

Se antigamente era preciso se deslocar todos os dias até uma instituição de ensino para participar de algum curso, hoje, é possível estudar de casa por meio de um curso EAD, bastando contar com um computador com conexão à internet. Para quem já está trabalhando e entende a importância da relação entre estudo e vida profissional, trata-se da modalidade mais indicada, já que poderá conciliar esses dois aspectos sem precisar se desdobrar!

Isso porque a flexibilidade é certamente uma das vantagens mais apreciadas dos cursos EAD. Os alunos podem organizar seus próprios horários, escolhendo quando e de onde estudar determinada disciplina — diferentemente do que acontece nos cursos presenciais, nos quais é preciso seguir um quadro de horários já definidos.

Outro atrativo da educação a distância é que ela oferece uma excelente relação custo x benefício ao aluno, que não precisará arcar com custos como transporte até a instituição de ensino, alimentação fora de casa, entre outros. Sem falar no fato de que as mensalidades de cursos EAD costumam ser, em grande parte das vezes, menores que as de um curso presencial.

Ficou fácil perceber a importância da relação entre estudo e vida profissional, não é mesmo? Sendo assim, considere os benefícios apontados no post, invista na aquisição de conhecimentos e veja a sua carreira alavancar! Lembre-se também de que optar por uma instituição de ensino de qualidade e excelência comprovada faz toda a diferença.

Gostou do tema que trouxemos no artigo? Então, não fique de fora: assine agora mesmo a nossa newsletter para continuar por dentro de novidades e mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *