Subscribe Now

Trending News

6 livros de nutrição indicados para aspirantes e profissionais
Pós Graduação

6 livros de nutrição indicados para aspirantes e profissionais

Quando o assunto é qualificação profissional, quanto mais especializações no ramo, melhor. Nesse contexto, a graduação é o melhor passo para quem quer conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho, mas limitar-se apenas ao conteúdo dado em sala de aula é incorreto.

Para conseguir ter destaque no trabalho, é preciso ir além do material oferecido e buscar referências em outras partes. Os livros, por exemplo, são excelentes fontes de conhecimento, ajudam a pessoa a se manter atualizada e, também, a dar mais um passo para conseguir uma posição de destaque na profissão.

Por isso, neste texto, falamos sobre a importância de ler na faculdade e separamos seis dicas de livros de nutrição. E aí, o assunto interessa você? Então, continue lendo, anote os que gostar e aprenda mais sobre esse ramo tão importante!

A importância do hábito da leitura na graduação

Desde a época da escola, somos ensinados por meio da leitura e essa ação se torna fundamental em toda a vida acadêmica. Para uma prova, por exemplo, nós precisamos reler o conteúdo para conseguir lembrar e assimilar os ensinamentos que já foram passados. Porém, é errado ater-se só ao material obrigatório, e isso acontece independentemente do nível de escolaridade da pessoa.

A atitude é uma das formas de combater o analfabetismo que, em nosso país, ainda é visto em 11, 3 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia. Quando cursamos uma universidade, o hábito se torna ainda mais essencial, pois é um dos meios para conseguir aprender e ter destaque no mercado de trabalho.

A interpretação de um livro gera um maior alcance do conhecimento sobre o tema, o que é fundamental para se tornar um bom profissional. É comum, por conta da falta de tempo, não seguirmos as indicações de textos auxiliares que os professores dão, mas é preciso ter em mente que isso deixa o aprendizado parcial e também o limita. Com as vagas de trabalho tão concorridas, qualquer informação que possa ser utilizada a nosso favor é um diferencial, tanto para o primeiro emprego quanto um futuro aumento de salário.

6 livros de nutrição indispensáveis

1 . Lugar de médico é na cozinha

Alberto Peribanez Gongalez é médico formado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, especialista em Cirurgia Geral e Proctologia, tem Mestrado e Doutorado na área de cirurgia experimental. Sua experiência é voltada, principalmente, à área cirúrgica, com enfoque na fisiopatologia de transplantes, microscopia intravital, microcirculação e microcirurgia.

O doutor fala sobre o tema cura e saúde por meio da alimentação saudável, com enfoque nas refeições cruas e em seus benefícios. Ele relata sua experiência na medicina, principalmente no tratamento de doenças como gripes, alergias, cardiovasculares, cancerígenas e respiratórias. No decorrer da leitura, é possível aprender um pouco sobre seu estilo de vida, que é todo baseado no crudivorismo, ou seja, sem alimentos cozidos ou fritos. O livro reúne pesquisas relacionadas ao tema e também 90 receitas desse tipo de refeição.

2 . Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica

Com graduação, mestrado e doutorado feitos na Faculdade de Medicina da USP, Dan Linetzky Waitzberg trabalha atualmente como professor associado da Universidade. Além disso, é diretor-presidente do Grupo de Nutrição Humana e tem cargo de direção no Bioma4me. Sua experiência é voltada para a área de cirurgias, com ênfase no ramo de nutrologia, gastric bypass, índice de massa corporal, obesidade mórbida e alimentação parenteral.

Sua obra, que já tem três volumes, aborda assuntos como a terapia nutricional, valorização da nutrição oral em situações especiais e alimentação para crianças e adolescentes. Esse livro de nutrição traz pesquisas e gerenciamentos do apoio nutricional parenteral e estudos relativos às causas da obesidade.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

São mostradas as bases do pensamento clínico na área, falando sobre avaliação, diagnóstico e terapêutica de vários distúrbios e condições, além de dar guias sobre produtos e fornecedores, descrição e análises das leis vigentes no Brasil. Sua elaboração contou com o auxílio de 136 autores nacionais e internacionais que contribuíram para o aprofundamento no assunto.

3 . Nutrição: conceitos e controvérsias

A obra conta com duas autoras. A primeira é Eleanor Noss Whitney, formada em Biologia pela Faculdade Radcliffe e com PHD na área com ênfase na genética. Atua como professora associada na Universidade da Califórnia e dedica seu tempo a pesquisas e consultorias na área de nutrição. A segunda é Frances Sizer, que é médica e tem mestrado em nutrição pela Instituição de Ensino Superior da Flórida.

O conteúdo escrito por elas aborda as novas fronteiras da nutrição e ensina como aplicar os princípios nas nossas escolhas alimentares. Ele nos leva a compreender como os nutrientes essenciais, tipo carboidratos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, vitaminas, água e minerais, impactam a saúde, a energia, a atividade física e o peso. É possível entender que as necessidades alimentares transformam-se ao longo da vida e tirar as dúvidas frequentes decorrentes do tema.

4 . Nutrição esportiva: uma visão prática

Formada pela Universidade de São Paulo, a nutricionista Marcia Daskal Hirschbruch tem mestrado em Ciências Aplicadas à Pediatria e especialização em Nutrição e Dietética. Atualmente, é proprietária da empresa de Assessoria no ramo e Qualidade de Vida chamada Recomendo, mas trabalha também com atendimento nutricional individualizado em consultórios e comunicação em saúde.

O livro de nutrição relata a experiência pessoal de autores convidados, que são os principais nomes atuantes no ramo esportivo do Brasil. Os tópicos trazem conhecimentos básicos sobre a área, como treinamento, fisiologia, bioquímica, avaliação física, medicina do esporte, e até prescreve algumas formas de dietas para cada uma das modalidades esportivas. Trata, também, de temas relevantes, como índice glicêmico, suplementação, prescrição alimentar, fitoterapia, transtornos psicológicos do esporte, viagens, cronobiologia e grupos especiais, como os de cadeirantes, idosos, mulheres, crianças e adolescentes.

5 . A Deliciosa Cozinha Sem Glúten

Regina Racco é professora de ginástica íntima e tem três obras publicadas no gênero. Na questão da alimentação, ela escreveu com base nas pesquisas relacionadas ao assunto que fez por conta de um problema de saúde. Ela viveu a experiência de cortar a substância das refeições diárias e conseguiu sair das medidas de obesidade.

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio ou cevada e, quando colocada junto à água, vira uma consistência flexível e semelhante à cola. Algumas pessoas, conhecidas como celíacas, sofrem intolerância a essa substância, pois não conseguem digeri-la normalmente. O livro reúne receitas de pães, bolos, biscoitos e massas que não levam o nutriente e, ainda, apresenta estudos que comprovam o quanto ele faz mal à saúde, roubando a energia de quem o consome.

6 . Fisiologia da nutrição na saúde e na doença

O conteúdo é de três autores. A primeira é a cientista da área de nutrição, formada pela Universidade de Cambridge, Ana Lydia Sawaya. Além disso, ela é graduada em Ciências Biológicas pela USP e também mestre em Fisiologia da UNIFESP. A segunda é Carol Gois Leandro, com formação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Ciências do Desporto, na Instituição de ensino Superior do Porto. Trabalha como professora do Centro Acadêmico de Vitória de Santo. O terceiro é o já citado aqui Dan Linetzky Waitzberg.

O material fala de uma forma bastante didática sobre a fisiologia nutricional na ótica do sistema do organismo. É feita uma avaliação sobre esse estado e são utilizados estudos que abordam o tema da maneira básica e também com embasamento dos seus distúrbios. São usados temas aplicados à prática nutricional, que vão se tornar absolutamente indispensáveis para os profissionais que atuam na área e que querem um progresso e buscam maior qualificação nas especialidades.

Com este texto, conseguimos reunir seis livros de nutrição que são importantes para quem estuda ou já está formado como um médico nutricionista. Além disso, trouxemos a importância da leitura, principalmente na fase da graduação, na qual qualquer conhecimento extra vale como um bônus na carreira. Portanto, não deixe de ler as obras, pois, com certeza, elas vão fazer a diferença na sua vida profissional.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso.

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *