Subscribe Now

Trending News

A faculdade como o boom necessário para sua carreira e imagem profissional
Pós Graduação

A faculdade como o boom necessário para sua carreira e imagem profissional

Trilhar uma carreira de sucesso, em meio à competitividade e aos níveis altos de exigência do mercado atual, é um processo que demanda muita dedicação. A faculdade exerce um papel importante nessa jornada, preparando o candidato para lidar com os principais desafios e demandas das organizações — e até mesmo fornecendo a ele o conhecimento necessário para desenvolver seu próprio negócio. Também durante a vida acadêmica, o aluno pode obter experiências que farão toda a diferença em seu futuro profissional.

Foi pensando nisso que, neste post, explicaremos mais sobre a importância da faculdade para a carreira e mostraremos como o ingresso no ensino superior vai muito além da conquista de um diploma, trazendo benefícios que interferem diretamente na realização profissional e até mesmo pessoal do aluno. Vamos lá?

A importância da faculdade na vida profissional

Embora não exista fórmula mágica para o sucesso, entrar na faculdade é definitivamente o primeiro passo para quem deseja atuar da melhor forma possível no mercado. Fazer uma graduação, hoje, é até mesmo indispensável para conquistar determinadas oportunidades. Com cada vez mais pessoas conquistando seus diplomas, as graduações naturalmente adquiriram mais peso e relevância, deixando de ser apenas um diferencial competitivo.

As empresas acompanharam essa evolução, se mostrando mais criteriosas. Elas observam com cuidado redobrado a qualificação dos candidatos, de modo a selecionar apenas aqueles que apresentam as competências e habilidades necessárias. Nesse sentido, a faculdade conta mais uma vez como um fator decisivo, já que, além de preparar o aluno, o mantém a par das principais tendências e tecnologias que vão surgindo em todas as áreas.

Vale lembrar que, no passado, algumas empresas até mesmo pagavam para que o funcionário fizesse um curso superior, Hoje em dia, é difícil (para não dizer raro!) encontrar organizações que fazem isso, pois, preferem já contratar o profissional formado.

Salários

É também junto com a faculdade que vêm mais reconhecimento profissional, melhores oportunidades e, não menos importante, maiores salários. Tudo isso já foi comprovado: a faixa salarial de quem se formou no nível superior é mais ampla do que para aqueles que têm apenas o ensino médio.

É possível, inclusive, usufruir desse benefício durante a graduação. Entre o começo do curso até a sua formação, as remunerações aumentam exponencialmente. Interessante, não?

Empregabilidade

Como o próprio nome já indica, o termo empregabilidade se refere às possibilidades de conseguir um emprego. Aqui, investir em qualificação acadêmica é, sim, um dos fatores que mais impulsionam um candidato a conquistar uma oportunidade.

Não é novidade alguma que a empregabilidade de um profissional está diretamente ligada à sua escolaridade. Na verdade, quanto mais alto for o nível educacional, maiores as chances de se manter empregado e de conseguir uma recolocação em casos de demissão ou opção própria.

A faculdade para a autoimagem

A construção de uma imagem profissional positiva é fundamental para trilhar caminhos de sucesso — e, ao contrário do que muitos possam vir a pensar, isso não começa apenas ao entrar no mercado. Pelo contrário: é na faculdade que o aluno passa a construir e moldar sua autoimagem de acordo com os seus objetivos. Ele aprenderá a:

  • se comunicar e manter um bom relacionamento interpessoal;
  • lidar com feedbacks sobre seu desempenho e entregas;
  • ter mais foco e disciplina, entre outras habilidades.

A imagem profissional é um aspecto mais relevante ainda quando lembramos de que ela é analisada desde o momento em que um candidato entra em um processo seletivo para uma vaga. Caso o seu currículo consiga despertar o interesse dos recrutadores, ele seguirá para a próxima etapa. Isso dificilmente acontecerá nos dias de hoje sem uma faculdade concluída ou um curso superior em andamento.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Há também o fato de que a pessoa que começa um curso superior tem a sua autoestima aumentada. Isso porque o ensino superior é algo que envolve aspirações profissionais e pessoais. Como já mencionamos, há cada vez mais pessoas entrando na faculdade e conquistando seus tão sonhados diplomas, entretanto, em muitos casos, elas são as primeiras de suas famílias a completarem essa etapa.

A sociedade também tende a valorizar mais o indivíduo que ingressa no nível superior — o enxergando como uma pessoa proativa, interessada, competente… o que é excelente para aumentar a sua confiança, não concorda?

O que é possível adquirir durante a faculdade?

Networking

A faculdade é uma época de muitas conquistas. Independentemente do ramo de atuação, uma das possibilidades mais interessantes da graduação para a carreira (além, é claro, do conhecimento) é a de fazer networking. Criar e manter uma boa rede de contatos profissionais é peça-chave para ampliar oportunidades, trocar experiências e até mesmo propor parcerias importantes e duradouras. Já parou para pensar nisso?

Com a correria do cotidiano, é fato que nem sempre há tempo disponível para estabelecer conexões com outros profissionais. É justamente por isso que frequentar uma faculdade ajuda nessa missão, uma vez que o aluno estará em um ambiente propício para tal interação, aumentando sua network e potencializando os benefícios da rede.

Experiência

Após entrar na faculdade e dar início a um curso superior, muitas pessoas ficam preocupadas em começar a montar um bom currículo. Nada mais natural, tendo em vista o cenário do mercado que já abordamos anteriormente. No entanto, é necessário ter em mente que a construção de experiências válidas já começa nos anos dedicados à graduação.

Ingressando em uma faculdade, o aluno pode:

  • fazer um estágio na área escolhida;
  • realizar atividades extracurriculares;
  • participar de programas de trainee e projetos de extensão;
  • atuar em pesquisas e monitorias, entre outras possibilidades.

A faculdade depois do certificado

Entre o término da faculdade e o estabelecimento de uma carreira sólida, muita coisa acontece. A começar pelo fato de que o tempo médio de uma graduação é de quatro anos. Após esse período, é possível que novas tendências e procedimentos surjam no mercado, tornando defasadas as matérias oferecidas pela formação. Em cursos como os de tecnologia, isso não é nada improvável.

No entanto, não se sinta desanimado após essa informação. Pelo contrário: um curso de nível superior dá sempre a oportunidade para que o indivíduo continue aprendendo ao longo da vida, obtendo mais destaque, mais valorização e maior satisfação tanto profissional como pessoalmente.

Depois do certificado, há sempre a possibilidade de se especializar — fazer pós-graduação, mestrado, doutorado e até mesmo novas formações. Saiba que o investimento em conhecimento potencializa oportunidades e facilita o caminho para uma jornada de sucesso.

Viu só como o ingresso em uma faculdade pode ajudar diretamente na construção de uma carreira? Para garantir resultados ainda melhores, é importante escolher uma instituição de ensino superior que de fato foque no sucesso do aluno como a Uninter, oferecendo cursos de qualidade, contando com um corpo docente especializado e apresentando boa penetração no mercado.

Gostou do tema que trouxemos no post? Então, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e receber mais conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *