Subscribe Now

Trending News

Bacharelado x Licenciatura: quais são as diferenças?
Graduação

Bacharelado x Licenciatura: quais são as diferenças?

Depois que terminamos o Ensino Médio, percebemos que chegou a hora de responder àquela pergunta de criança: “o que você quer ser quando crescer”. Então, você sente um frio na barriga e se dá conta de que tem muito mais dúvidas do que certezas.

Afinal de contas, qual a melhor opção? Procurar um emprego, inscrever-se em um curso técnico, fazer as malas e partir para um intercâmbio ou focar em uma faculdade?

Que decisão difícil, hein? Por isso, pensando em ajudar você a sanar pelo menos parte de todas essas dúvidas, resolvemos escrever este post para falar um pouco sobre as dificuldades de escolher uma carreira e explicar as diferenças entre bacharelado x licenciatura. Vamos lá?

Terminei o Ensino Médio, o que será de mim?

Finalmente aquela rotina de anos de estudos se acaba e é hora de dar adeus ― pelo menos por enquanto ― àquele monte de matérias que faziam você se perguntar “onde eu vou usar isso?”. Só que você percebe que a vida está apenas começando e precisa tomar decisões importantes para começar a trilhar a sua carreira. Mas, então, o que fazer se “só sei que nada sei”?, como já dizia nosso best friend Platão.

bacharelado x licenciatura

As opções, como dissemos no começo do texto, são inúmeras, e você pode até mesmo tirar um ano sabático para recompor as energias, caindo na estrada e conhecendo o mundo. Veja algumas alternativas.

Procurar um emprego

Se você não sabe bem o que fazer da vida, um emprego é uma boa experiência para ganhar certa independência. Além da grana ― o que é muito bom ―, você também aprende a se virar e tomar as próprias decisões. Mas, lembre-se de que um emprego sem ter uma formação profissional não vai levar você muito longe. Fica a dica.

Fazer um intercâmbio

Está aí uma excelente oportunidade de refletir sobre a vida, conhecer novas culturas e, claro, aprender alguma coisa. Existem diversos tipos de intercâmbios para jovens recém-saídos do Ensino Médio, sendo que a maioria deles une estudos, trabalho e/ou turismo. Por exemplo:

  • work and travel: como o nome diz, você trabalha enquanto viaja;
  • voluntariado: você se inscreve em algum programa social internacional e participa dele;
  • idiomas: você se inscreve em um curso de idiomas para estudar lá fora;
  • graduação: você vai fazer sua faculdade em outro país;
  • au pair: normalmente é para as mulheres, pois elas vão ser babás e receber por isso enquanto ficam na casa de uma família. No tempo livre, é possível estudar e passear.

Entrar em um curso técnico

bacharelado x licenciatura

O curso técnico é uma boa saída para começar a construir o seu currículo, especialmente se ainda tem alguma dúvida sobre carreira. Como há cursos técnicos em diversas áreas e, em geral, não são de longa duração, você pode testar várias de suas aptidões e, no fim, ter seu primeiro certificado profissional enquanto não entra na faculdade.

Cursar uma graduação

bacharelado x licenciatura

Se você já tem em mente qual carreira deseja seguir, não perca tempo e inscreva-se em um curso de graduação. Entrar na faculdade é o primeiro grande passo para que você comece a trilhar uma carreira brilhante. Ali, um novo mundo se abre e você dá o pontapé inicial para o sucesso profissional.

Vou fazer uma faculdade, como será a minha vida?

bacharelado x licenciatura

Se você decidiu pela faculdade, tomou uma sábia decisão. Como dissemos, a graduação vai abrir muitas portas para você, já que na faculdade acontecem os primeiros passos para a sua carreira.

Além de conquistar o seu diploma universitário, você vai ter contato com conhecimentos de alto nível que agregarão um excelente peso ao seu currículo e facilitarão a sua colocação à frente da concorrência na disputa por uma vaga de emprego.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Na graduação, você também conhecerá especialistas da área, sejam eles professores, sejam profissionais do mercado. Esses contatos são essenciais para a sua rede de relacionamentos ― o chamado networking. Nada melhor do que uns bons “contatinhos” profissionais, não é mesmo?

Por fim, as experiências que construir na graduação são únicas e você vai levá-las para toda a sua carreira. As faculdades de excelência sempre estão preocupadas em unir os conhecimentos da sala de aula ao cotidiano do mercado. Então, você poderá participar de congressos, feiras, palestras, grupos de pesquisa e, quem sabe, empreender!

Não sei diferenciar bacharelado x licenciatura, o que é o quê?

bacharelado x licenciatura

Está bem, acalme-se! Ninguém precisa saber tudo de uma vez. Agora que você tem em mente que a graduação é a melhor opção para iniciar a sua carreira, vamos mostrar a diferença entre bacharelado x licenciatura. É importante compreender a ênfase de cada modalidade para cursar uma graduação adequada aos seus objetivos profissionais.

Vejamos, então, quais são essas diferenças!

Bacharelado

Os cursos de bacharelado têm o objetivo de preparar o aluno para atuar de forma prática no mercado de trabalho. Isso significa que os conhecimentos técnicos e acadêmicos obtidos na graduação permitirão a você ser contratado por uma empresa, participar de concursos, atuar como profissional liberal ou ter o seu próprio negócio e tornar-se um empresário na sua área.

bacharelado x licenciatura

O único ramo no qual você não tem a permissão para trabalhar é dando aulas em escolas, pois, no bacharelado, não há disciplinas específicas para desenvolver questões relacionadas à educação e à aprendizagem, sendo necessária a complementação pedagógica.

Por isso, considere o bacharelado especialmente se você desejar seguir uma carreira de atuação técnica no mundo corporativo.

Licenciatura

Muitos cursos de graduação são focados exclusivamente na licenciatura ou dão essa segunda opção ao aluno como complemento ao bacharelado. Sendo assim, esse grau acadêmico pode ser a base do curso ou um eixo de estudo a mais.

bacharelado x licenciatura

Em outras palavras, ao ter estudado a licenciatura, você poderá dar aulas e construir uma vida profissional dedicada à educação, especialmente em escolas de Ensino Fundamental e Médio, além de cursos profissionalizantes.

Tanto cursar o bacharelado quanto a licenciatura possibilita que você ingresse na vida acadêmica. A grande diferença é que a licenciatura está diretamente ligada ao dia a dia da sala de aula.

Já o bacharelado permite o ingresso na vida acadêmica, principalmente no Ensino Superior, por meio de cursos de mestrado ou doutorado. Nesse caso, você tem a autorização para dar aulas em universidades e atuar na área de pesquisa.

bacharelado x licenciatura

Bem, deu para entender a diferença entre bacharelado e licenciatura? Agora, o mais importante é que você comece a planejar a sua carreira tendo em mente que, independentemente do curso de graduação que escolher, ele deverá ter tudo a ver com os seus objetivos!

Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também não tenham dúvidas na hora de escolher o que estudar na faculdade!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *