Subscribe Now

Trending News

Quais as opções de pós-graduação na área de saúde?
Pós Graduação

Quais as opções de pós-graduação na área de saúde?

Não é segredo para ninguém: o mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados, atualizados e, principalmente, especializados. Essas são três características fundamentais de uma pós-graduação na área de saúde, assim como em qualquer outra área.

Contudo, quando o assunto é saúde, as opções são muitas, e a escolha por uma ou mais delas não deve basear-se apenas em qual oferece maiores ganhos financeiros. A boa busca passa por outras vantagens, como: contato com outros profissionais da área, novas oportunidades de carreira, aquisição de novas habilidades, melhora significativa no currículo etc.

Pensando exclusivamente na área da saúde, preparamos este post com algumas das melhores oportunidades para você se destacar no mercado e se tornar um profissional mais competitivo em tempos de qualificação como quesito básico no currículo. Confira!

Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI

A pós-graduação lato sensu em Atenção ao Paciente Crítico é pensada a partir da necessidade de profissionais capacitados para a atuação na gestão de serviços de urgência, emergência e UTI. Podendo atuar no setor público ou privado, com o conhecimento especializado nessa área os processos passam a ter mais precisão, eficiência e qualidade.

A carga horária do curso é de 360 horas, e o aluno pode personalizar suas aulas e atividades de acordo com suas possibilidades, compondo sua matriz curricular com disciplinas que atinjam o seu objetivo profissional com mais rapidez.

Auditoria em Saúde

Os custos assistenciais têm aumentado com as mudanças no mercado da saúde, seja no setor público, seja no privado. A atuação na gestão dos custos é primordial para a oferta de uma assistência de qualidade e justa.

O curso de Auditoria em Saúde pode ser ofertado como especialização lato sensu, com duração de 360 horas, ou no formato de MBA, com duração de 480 horas. Neste caso, a matriz curricular já é predefinida, habilitando o profissional na gestão da qualidade dos serviços administrativos de um modo geral dentro de um espaço especializado em saúde.

Atividade física e saúde: do envelhecimento às patologias

A prática de exercícios regulares proporciona maior qualidade de vida em qualquer idade. Porém, quanto mais velhos nos tornamos, maiores são as chances de adquirirmos patologias. Apesar disso, é possível prevenir muitos problemas seguindo a recomendação correta de atividades físicas, melhorando consequentemente a qualidade de vida na terceira idade.

O curso tradicional tem as disciplinas predefinidas pela coordenação, e a duração é de 360 horas. O seu principal objetivo é a habilitação do profissional da saúde a respeito da importância do exercício físico para promover e manter a saúde de pessoas desde aquelas com necessidades especiais até as mais sedentárias por conta do dia a dia corrido.

Gestão Hospitalar

Outro curso em que a matriz curricular é predefinida pelo curso, a pós-graduação lato sensu tem duração de 360 horas, enquanto o MBA dura 480 horas. A abordagem do curso é técnica-administrativa e preocupa-se com a gestão das instituições hospitalares. Para isso, o profissional se capacita a avaliar e controlar os processos econômico-financeiros da organização.

O especialista adquire a capacidade de gerenciar com efetividade um hospital e clínicas de saúde. Assim, os aprendizados são construídos com o objetivo de qualificar o profissional a:

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert
  • gerenciar sistemas de saúde;
  • analisar os processos do sistema hospitalar;
  • gerenciar pessoas, materiais e equipamentos;
  • empreender um negócio próprio.

Fisioterapia Esportiva

A especialização em fisioterapia esportiva proporciona ao especialista o conhecimento de novos conceitos de avaliação e tratamento da locomoção do ser humano no esporte, além de habilidades para tratar com qualidade a reabilitação esportiva.

O curso também é tradicional, oferecido na modalidade especialização lato sensu, com duração de 360 horas.

Farmácia Clínica e Hospitalar

Uma graduação apenas em Farmácia pode deixar a desejar quanto às habilidades adquiridas pelo profissional. Assim, uma pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar é uma oportunidade de se capacitar na promoção do uso adequado de medicamentos e no gerenciamento de materiais e correlatos.

Este é um curso com carga horária de 360 horas destinado a farmacêuticos que queiram atuar em clínicas e hospitais, aprimorando as técnicas gerenciais já apreendidas durante a faculdade.

Nutrição e Estética Funcional

A pós-graduação lato sensu em Nutrição e Estética Funcional tem a duração de 360 horas. A importância dada à beleza, à busca pelo peso ideal e bem-estar, tudo ao mesmo tempo, culmina na valorização de uma área da saúde específica: a nutrição estética. Afinal, além da preocupação com a aparência, esse profissional cuida da prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.

O padrão alimentar está ligado às modificações estéticas desejadas por muitas pessoas. Assim, o nutricionista pode adquirir, nesta especialização, conhecimentos sobre a implementação de uma atenção nutricional relacionada diretamente com a estética.

Vigilância Sanitária

O curso é tradicional e tem duração de 360 horas. A especialização em Vigilância Sanitária tem como principais objetivos prevenir, diminuir e eliminar riscos de patologias em locais onde circulam e são produzidos produtos, principalmente os perecíveis.

Com a aquisição de novas habilidades, o pós-graduando estará apto a executar e avaliar processos de vigilância de locais e pessoas.

Vimos um número expressivo de opções de pós-graduação na área da saúde, tanto lato sensu como MBA, em que o profissional adquire novos conhecimentos e habilidades. Há também outras especializações além das apresentadas neste post, as quais você pode procurar conhecer, sempre pensando de acordo com suas afinidades pessoais e profissionais. São elas:

  • Práticas Integrativas Complementares;
  • Oncologia e Hematologia;
  • Nutrição no Esporte e na Atividade Física;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família;
  • Farmacologia e Interações Medicamentosas;
  • Enfermagem do Trabalho;
  • Compliance na Administração Pública Hospitalar.

Lembre-se sempre de que o mais importante na hora de escolher uma pós-graduação na área de saúde é a busca por instituições que ofereçam diferenciais, como aulas on-line, disponibilização de livros digitais, tutoria on-line, professores especialistas, mestres e doutores, entre outras qualidades. Nos cursos, o material precisa ser atualizado e dentro das expectativas do profissional para uma melhoria curricular.

Agora que você já conhece todas essas opções de especialização, entre em contato com a gente e encontre a melhor pós-graduação na área da saúde para dar um “boom” na sua carreira!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *