homem jovem em ambiente corporativo estressada com o trabalho e recebendo mais diversas demandas. 

O nosso trabalho ocupa grande parte das nossas vidas. Mas e quando você não aguenta mais, o que pode ser feito para mudar essa perspectiva.   

A insatisfação profissional é um sentimento que permeia o mercado de trabalho, de forma que diversos assalariados ao redor do mundo dividam a mesma dúvida: o que fazer quando não gosto do meu emprego 

Fique tranquilo, há vários caminhos a serem seguidos para mudar essa mentalidade. Com uma nova perspectiva, as segundas-feiras não vão ser mais causa de ansiedade! 

Primeiramente, é preciso compreender que diversos problemas causam essa insatisfação profissional. Pode ser uma má gestão, sobrecarga de atividades, equipe tóxica, falta de reconhecimento…as razões são muitas e, se você se encaixa em uma delas, saiba que não está sozinho.  

Neste texto, vamos abordar de forma clara o que você pode fazer quando não gosta mais do seu trabalho. Vamos a algumas dicas? Continue a leitura!  

 

Faça uma análise macro do seu emprego

O primeiro passo é pensar sobre o que está te incomodando no seu emprego. Faça uma análise geral do ambiente, dos relacionamentos e das suas demandas. Pode até ser em forma de checklist mesmo.  

Aqui é totalmente válido fazer uma autoanálise também, pois pode ser que você perceba que suas habilidades e competências não estão de acordo com o seu cargo, mesmo que goste da empresa.  

Revisite os valores da organização e veja se estão de acordo com os seus próprios. Trabalhar em um local que preza por algo na qual você acredita pode ser um grande problema de sintonia.  

 

Lembre-se da sua rede de contatos

Uma das grandes vantagens de explorar o mundo corporativo na sua área é, sem dúvidas, o networking. Na verdade, é sempre bom estar atento ao mercado de trabalho, como estão as vagas, se os profissionais que você conhece estão bem empregados, entre outros aspectos.  

Aproveite essa rede de contatos ao máximo para dividir experiências e conselhos (claro, sempre com profissionalismo), mostrar seu potencial e, quem sabe, até conseguir uma indicação no futuro.  

Para fazer um bom networking, há alguns hábitos que você deve criar: 

– Manter um perfil ativo nas redes sociais profissionais;  

– Buscar conexões e relacionamentos de qualidade com pessoas da sua área;  

– Participar de grupos e eventos (presenciais ou on-line).  

 

Cuide bem do seu aspecto mental 

Pode parecer meio clichê, mas trabalhar a sua inteligência emocional e a forma com que as coisas que acontecem te afetam, é uma ótima maneira de se ajudar.  

A sua saúde mental é muito importante e quando as coisas não vão bem no emprego, podem causar impactos negativos no seu psicológico, esbarrando nas demais esferas da sua vida.  

Por isso, procure sempre conversar e desabafar. Busque acolhimento, seja de um profissional ou até mesmo de amigos e família. Deixe de lado a mentalidade de que precisa dar conta de tudo sozinho.  

Dessa forma, você também previne que novos imprevistos te causem muito estresse.  

 

Invista na sua capacitação profissional

Todos os passos anteriores mencionados neste texto estão sob controle? Agora vamos para um ponto ainda mais fundamental: a qualificação profissional.   

Se você já tem uma graduação, busque uma especialização na área que deseja seguir por meio de uma pós-graduação. Caso sua jornada acadêmica ainda esteja começando, priorize cursos profissionalizantes ou técnicos 

Participar de eventos e fazer cursos extras com foco na sua atuação também é essencial para o seu desenvolvimento profissional.  

A chave é sempre estar atualizado! O mundo e mercado de trabalho estão passando por constantes mudanças e você precisa acompanhar isso para se manter.  

Assim você se torna um profissional valorizado tanto no seu emprego quanto em processos seletivos da qual participa.  

Se você ainda não está convencido, abaixo listamos algumas razões pela qual se capacitar é tão importante.  

  • Ascensão profissional:

    Ao adicionar novos cursos e certificados em seu currículo, as chances de receber aquela aguardada promoção aumentam. Além disso, você pode buscar vagas em cargos acima do que você está atualmente. 

  • Melhora na qualidade das entregas:

    Pode ser um pouco óbvio, mas quanto mais você se qualifica, melhor fica o seu trabalho. Você passa a desenvolver novas habilidades e desempenhar certas tarefas com mais facilidade e eficiência.  

  • Oportunidades de emprego a vista:

    Quanto mais preparado, mais vagas que se encaixam com você são encontradas.  

 

Invista em você! Não deixe o estresse com o seu emprego atual te abater e vá em busca de mudanças. A Uninter está aqui para transformar a sua perspectiva no mercado de trabalho por meio de uma educação de qualidade.  

Oferecemos um catálogo de cursos completo, com graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes, e muito mais! Basta escolher qual se encaixa melhor com o seu momento.  

Vamos juntos?