alunos estudando em um laboratório

O modelo híbrido do semipresencial e as aulas remotas da graduação ao vivo são metodologias recentes. Saiba qual é a melhor para você!

 

Já pensou como a internet transformou nossos hábitos de consumo, sobretudo durante a pandemia? Sim, o digital veio para nos salvar e nos permite, por exemplo, estudar em tempo real. Sim, o acesso ao ensino superior foi muito impactado por esse cenário, que viabilizou o surgimento de novas metodologias. Uma delas foi a graduação ao vivo. E em cores!

Contudo, quando a gente fala em graduação ao vivo, uma dúvida pode surgir na sua cabeça. Afinal, qual é a diferença entre a faculdade semipresencial e a faculdade ao vivo? É justamente isso que vamos descobrir neste post!

O que o ensino superior ao vivo tem que o semipresencial não tem? 

Como a nomenclatura já diz, na faculdade ao vivo você tem aulas remotas e pode estudar em tempo real com um corpo docente superqualificado para não deixar ninguém pra trás na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

E o que é aula remota? É aquela aula que você assiste onde e quando quiser, mas, com o ensino superior ao vivo, você tem a oportunidade de interagir com seus professores em tempo real.

Por isso, quem sente falta de socializar e trocar ideia com colegas da facul, ou de tirar dúvidas com o corpo docente, encontra nos cursos semipresencial e ao vivo a solução para esse problema.

Afinal, poder participar de uma aula ao vivo com a mesma qualidade de uma presencial não tem preço! Aliás, tem sim, mas é aquele precinho que cabe no seu bolso.

 

Leia também: Tá com dúvida? Confira esse post sobre como escolher o curso da graduação!

 

Na Uninter, essa nova metodologia — que era conhecida como ao vivo telepresencial — foi criada justamente para atender às necessidades de quem procura estudar com a praticidade do ensino remoto, mas não abre mão da interação que existe em sala de aula.

Mas, afinal, qual a diferença entre ao vivo e semipresencial? Para responder a essa dúvida, confira o quadro explicativo a seguir:

diferença entre ao vivo e semipresencial

Semipresencial ou ao vivo? Qual é o modelo ideal para mim?

O semipresencial é parte presencial, parte a distância. Ou seja, com formato híbrido, combinando duas modalidades numa só, potencializando a experiência do ensino superior. Nesse caso, o estudante aprende a teoria durante aulas remotas numa plataforma virtual intuitiva, e as aulas práticas acontecem em laboratórios de última geração.

Na metodologia ao vivo, o estudante participa de aulas em tempo real, quatro dias por semana, pela mesma plataforma. Mas o foco da faculdade ao vivo é a interação entre o corpo docente e colegas de sala, para trazer a experiência de uma sala de aula de verdade, já que acontece ao vivo. Assim, os alunos podem participar e tirar todas as dúvidas mesmo a distância.

Como na graduação a distância, na faculdade ao vivo, você pode assistir às aulas de onde quiser. A diferença é que as aulas ao vivo, que caracterizam essa metodologia, têm horário certo para acontecer, por isso o aluno precisa se programar para conseguir participar das aulas remotas, que ocorrem à noite.

Mas o que acontece se você perder alguma aula? Pode ficar tranquilo! Todo o conteúdo transmitido ao vivo fica gravado para você assistir quando puder no ambiente virtual de aprendizagem. Afinal, imprevistos acontecem, certo? O único detalhe é que assistir à gravação da aula não contará como presença.

Se você quiser, poderá assistir às aulas on-line utilizando os computadores no Polo de Apoio Presencial (PAP) em que estiver matriculado(a), desde que agende previamente.

Agora, vamos saber mais detalhes sobre cada uma dessas metodologias:

 

Como funcionam as avaliações na graduação semipresencial e na graduação ao vivo? 

As avaliações na faculdade semipresencial ocorrem de forma mista. Algumas são realizadas on-line, via plataforma virtual, e outras, de maneira presencial na unidade de ensino (polo) mais próxima.

Já na metodologia ao vivo, as avaliações são realizadas conforme o edital do curso escolhido. Ficou com alguma dúvida? Acesse o vídeo abaixo:

Qual é o corpo docente da graduação semipresencial e da graduação ao vivo?

O corpo docente da Uninter é formado por profissionais altamente qualificados, muitos com mestrado e doutorado, com vasta experiência no mercado de trabalho e no ensino superior.

 

Leia também: A Uninter é boa? Conheça histórias de transformações de quem passou por aqui.

 

Qual o perfil do aluno da graduação semipresencial e da graduação ao vivo? 

A graduação semipresencial e a ao vivo da Uninter são ideais para quem não abre mão de:

  • qualidade: afinal, você tem aulas teóricas com corpo docente altamente qualificado e aulas práticas com profissionais experientes no mercado de trabalho, ministradas na unidade de ensino (polo de apoio) em que se matriculou;
  • tecnologia: se você tem a necessidade de ter aulas remotas, mas não dispensa a interação com os professores, semipresencial e ao vivo são ideais;
  • praticidade: com duas metodologias, você organiza a sua rotina para estudar a teoria e consegue conciliar as aulas práticas conforme as suas atividades diárias.

E aí? Deu para entender como as duas metodologias funcionam? Agora é só escolher AQUI o curso ao vivo ou semipresencial que mais se adapta ao seu perfil e vir estudar na melhor educação a distância do Brasil.

 

* Os cursos nos formatos ao vivo e semipresencial pertencem à modalidade de ensino de educação a distância.