Aluna escrevendo à mão um bom resumo, vista por cima do ombro, foco seletivo

Descubra de uma vez por todas o que não pode faltar em um resumo de sucesso

Para quem está na época de escola, de vestibular, de concurso púbico ou de ensino superior, a habilidade de criar resumos é altamente valorizada. Isso porque a quantidade de matérias é grande, e o prazo para aprender e revisar, nem tanto. Logo, a habilidade de criar anotações que possam ser assimiladas em pouco tempo é de grande valia, justamente para nos ajudar a relembrar o que é mais importante em cada conteúdo.

Legal, né? Lembrando que o resumo não é o único modo de revisarmos assuntos já vistos. Mapa mental, flashcards, testes práticos, autoexplicação, entre outros, são algumas das inúmeras formas de realizar anotações. Como não são o foco desse texto, não vamos nos aprofundar agora em cada uma, mas, se você ficou na curiosidade, deixe nos comentários sobre qual delas você quer aprender mais. Quem sabe ele não se torna o próximo?!

O que não pode faltar em um resumo?

O primeiro ponto que se deve ter em mente é que o resumo não pode ser um texto corrido, complexo e denso.

Listamos abaixo os itens que não podem faltar, de forma alguma na sua produção:

  • Data: a ideia é facilitar sua busca posteriormente, quando precisar revisitar o material.
  • Matéria: serve para indicar a qual área o assunto se refere. Muitas vezes, disciplinas diferentes podem falar do mesmo assunto a partir de pontos de vista distintos.
  • Título: um bom título deve refletir o conteúdo do resumo e ser o mais breve possível. Ex.: Guerra Fria.
  • Tópicos e subtópicos: os tópicos e subtópicos ajudam a deixar tudo mais visual e prático, e são alternativas interessantes ao texto corrido.
  • Exemplos: no decorrer de suas explicações, é sempre bom trazer exemplos concretos. Isso ajuda na hora de assimilar o conteúdo.
  • Palavras-chaves: toda disciplina traz jargões próprios, ou seja, termos que sempre estão presentes e devem ser destacados para facilitar a fixação do conteúdo.
  • Marcações: vale marca-texto, post-it, canetas coloridas… a ideia é sempre salientar os dados mais importantes.

💡 DICA EXTRA: Use símbolos para ilustrar as suas anotações.símbolos para ilustrar as suas anotações


Agora que você já sabe o que não pode faltar, vamos para a prática?

Como construir um resumo?

O primeiro passo é explorar materiais sobre o assunto que você deseja escrever —podem ser videoaulas, livros, aulas presenciais, artigos… as possibilidades são infinitas. Enquanto assimila esse material, faça pequenas pausas para criar um rascunho inicial. Anote o que for interessante e o que gerar dúvidas, bem como curiosidades e exemplos. Procure também identificar que aspectos do conteúdo você precisa entender melhor depois.

Conceitos absorvidos e rascunho feito? Bora começar seu resumo!

Inicie com a data, a matéria a que ele se refere e o título. A partir disso, de forma cronológica, vá rescrevendo suas anotações, usando aqueles itens que mencionamos acima: tópico, subtópico, exemplo.

Não se esqueça de realizar marcações nos conceitos mais importantes e nos pontos fundamentais do texto! Destacar as palavras-chave também ajuda a realizar o scanning, técnica de leitura que consiste em correr os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada.

Lembre-se que resumir não é reproduzir frases do conteúdo original, mas escrever com suas palavras o que você entendeu sobre o assunto. Só assim você vai de fato fixar o que precisa.

Terminou de escrever? Agora é só revisar e consertar os erros de português. Parabéns, nosso objetivo está cumprido. Agora você já sabe como fazer um resumo!

E, se você chegou até aqui, temos uma surpresa para você!

Clique abaixo e receba um template exclusivo para resumo de aulas.

 

Faça bom aproveito!

 

 

Leia também:

Como produzir uma boa redação? Não cometa esses 7 erros