Apesar de comumente ligarmos o conceito à figura do professor, quem quer trabalhar com educação tem muitas outras possibilidades a seguir além da sala de aula. Você pode realizar uma especialização para se qualificar na sua área de atuação ou até mesmo mudar de carreira.

Dependendo da especialização que escolher, o profissional estará apto a trabalhar na gestão escolar, treinar equipes em empresas, assessorar a criação de softwares e jogos educativos ou desenvolver materiais didáticos. Um mercado de trabalho bastante amplo se abre e esses são apenas alguns exemplos!

Quer saber mais? Então, não deixe de ler este post e conheça algumas áreas interessantes para conhecer melhor e em qual se especializar. Boa leitura!

Descubra a abrangência da área de educação

Quando falamos em educação, logo pensamos na imagem da escola. Porém, existem muitos outros lugares nos quais esse profissional pode atuar — seja como professor, assessor ou pesquisador. O importante é estar qualificado para a área escolhida.

Escolas públicas e privadas

Esse é o local mais tradicional para o profissional da educação. Como professor em sala de aula ou como gestor, supervisor ou coordenador pedagógico, lidar com os alunos e pais requer muito preparo e amor à profissão. Outra opção é trabalhar como orientador educacional.

Indústria de softwares

A tecnologia invadiu as nossas vidas — e na educação não foi diferente. Os softwares têm sido cada vez mais usados em sala de aula como coadjuvantes no aprendizado dos alunos.

A indústria de softwares educativos e jogos virtuais tem procurado o profissional da educação para colaborar com sua equipe quanto às metodologias e conteúdos pedagógicos. Assim, essa tecnologia se torna uma aliada importante no ensino, tornando-o mais atrativo e interessante para os alunos.

Editoras

Todos os anos, mudanças e novidades fazem com que os livros didáticos precisem ser atualizados. Trabalhando na pesquisa de novos materiais ou na análise e atualização daqueles que já estão em uso, o profissional da educação é figura essencial nesse ramo.

Além disso, há também os livros paradidáticos, especialmente voltados para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

ONGs

Muitas ONGs auxiliam os jovens em seus estudos, melhorando a qualidade do ensino — que nem sempre é tão boa, principalmente nas regiões mais carentes. São os espaços não formais de educação.

Outros locais educacionais

Museus, brinquedotecas e bibliotecas são lugares nos quais o profissional da educação também pode encontrar trabalho, uma vez que sejam ligados à educação. Eles podem oferecer oficinas de montagem de brinquedos, contação de histórias etc.

Conheça algumas áreas de atuação para quem quer trabalhar com educação

Como vimos, a área da educação oferece uma variedade de possibilidades para o profissional, mas separamos algumas especializações para você conhecê-las melhor.

Alfabetização e Letramento

Voltada para professores de ensino fundamental, coordenadores e diretores escolares, o interessado nessa especialização estudará o processo de aquisição da leitura e da escrita sob os mais diversos aspectos — educacional, político, social, linguístico e psicológico.

Atuando em escolas públicas ou privadas, poderá trabalhar tanto com a alfabetização de crianças que estão em idade escolar quanto com o letramento daqueles que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever na idade apropriada.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Educação Especial

Esse é o tipo de educação oferecido àqueles que possuem alguma deficiência física, mental, sensorial, múltipla, altas habilidades ou superdotação. Para que eles possam ter um ensino adequado e de qualidade, o profissional deve conhecer diferentes abordagens pedagógicas para que use a mais apropriada para cada caso.

É dele também a incumbência de assessorar toda a escola para que se adapte e ofereça aos seus alunos com necessidades especiais todo o material e acessibilidade que necessitam. Pode trabalhar em escolas regulares públicas e privadas, associações e ONGs que ofereçam apoio a esses jovens.

Educação Física Escolar

As aulas de educação física costumam ser um grande desafio, pois nem sempre é fácil fazer com que os alunos entendam a importância dessa disciplina. Nessa especialização, o professor aprenderá a planejar e aplicar em suas aulas intervenções pedagógicas integradas, inovadoras e dinâmicas.

Além de ministrar aulas em escolas, o profissional poderá, ainda, trabalhar nas secretarias de educação municipais e estaduais, colaborando no planejamento, avaliação e acompanhamento dos planos políticos pedagógicos.

Gestão Escolar

Atuando na direção da escola ou na coordenação pedagógica, o profissional estará apto a avaliar o trabalho dos professores, colaborando com o planejamento de suas aulas, ajudando-os e direcionando-os quando necessário.

Também faz parte das suas funções acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos e ajudá-los em suas dificuldades escolares, escolher os métodos avaliativos que serão usados e estar em contato com os pais.

Elaborar o projeto político pedagógico de acordo com a realidade social da escola e ser capaz de executar intervenções pedagógicas adequadas para a superação dos problemas são outras funções desse profissional, que poderá trabalhar em escolas públicas ou privadas, ou nas secretarias de educação.

Pedagogia Empresarial

O mercado para esse profissional está em alta. As empresas estão cada vez mais em busca de ajuda para mudar o comportamento de seus colaboradores, de modo a torná-los mais criativos e motivados. Com o direcionamento adequado, o funcionário passa a entender a missão e os valores da empresa e a caminhar rumo a uma mesma direção, aumentando sua produtividade.

Geralmente, trabalham junto ao departamento de recursos humanos no recrutamento e treinamento de funcionários, buscando melhorar suas vidas pessoais e profissionais, ou em universidades corporativas dentro das empresas.

Educação e Novas Tecnologias

Podendo atuar na educação básica ou no ensino superior, esse profissional saberá aplicar as novidades tecnológicas e dar mais qualidade à sua profissão. Afinal, a inclusão da tecnologia na sala de aula tem sido uma exigência cada vez maior.

Com o objetivo de aumentar a eficácia pedagógica, o curso abordará a utilização dos games na educação, as novas tecnologias educacionais e, inclusive, o processo de educação a distância.

Entenda a importância de avaliar bem o curso antes de fazer a sua escolha

É importante que você já tenha feito o seu plano de carreira — o que você espera do seu futuro, onde quer chegar, qual o seu perfil profissional, com o que você quer trabalhar etc. Com essas respostas, será mais fácil pensar em sua especialização.

Antes de optar por uma pós-graduação, é interessante que você pesquise sobre a área de atuação profissional, os locais onde pode trabalhar e a grade curricular do curso. Não adianta querer fazer uma especialização se você sabe que não tem o perfil ou a vocação para atuar naquela área.

O importante é continuar seus estudos para se manter atualizado e qualificado para o mercado de trabalho. Além das opções que citamos, existem muitos outros cursos para você estudar on-line e trabalhar com educação do jeito que você sempre sonhou.

Agora que já sabe mais sobre o assunto, siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos relevantes como este. Estamos no Twitter, Facebook e LinkedIn!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert