Jovem estudante da segunda graduação estuda pelo notebook em casa.

Começar do zero uma graduação pode fazer sentido para quem busca transição de carreira ou precisa de um plano B. Confira mais detalhes aqui!

Se um diploma de ensino superior já é bom para a sua carreira profissional, imagine dois! Afinal, fazer uma segunda graduação é uma ótima opção para quem está desmotivado, busca transição de carreira, quer agregar mais conhecimento na vida ou, simplesmente, precisa de um plano B.

Para todas as alternativas citadas acima, uma coisa é certa: você estará ampliando seus horizontes e poderá, de repente, repensar a sua carreira enquanto é tempo. Isso porque muita gente escolhe o curso superior quando ainda é adolescente e, às vezes, acaba mudando de ideia ao longo da jornada profissional.

Com a possibilidade de cursar uma segunda graduação, ninguém precisa conviver com a frustração, não! Já que a vida é feita de tentativas, erros e acertos, certo?

Além disso, dependendo do curso escolhido, é possível aproveitar as disciplinas já concluídas na graduação anterior, reduzindo consideravelmente o tempo para conquistar seu segundo diploma.

Então, bora aproveitar essa oportunidade!

 

Vale a pena fazer uma segunda graduação?

Como já dissemos, uma segunda graduação pode ser uma saída estratégica para quem está insatisfeito ou se cansou do trabalho atual. Pra quem viu a carreira “flopar” ou simplesmente descobriu sua verdadeira vocação.

Também há casos em que existe o desejo de se aventurar em outra área. Isso se chama transição de carreira. Ou seja, a mudança de área de atuação, de ramo ou setor, que pode ser movida por várias questões, como a busca por maior satisfação, por melhor remuneração ou por um plano de carreira mais adequado aos objetivos pessoais.

Você deve conhecer alguém da família, por exemplo, ou algum amigo que tenha feito vestibular incentivado a seguir a mesma profissão do pai, certo? Ou ainda que optou por fazer uma graduação porque estava na moda alguns anos atrás e, hoje, simplesmente não faz mais sentido. Por isso, uma segunda graduação funciona como uma segunda chance e, nesse vídeo abaixo, você consegue tirar dúvidas:

 

 

Por falar em mudança de área, não é raro encontrar quem tenha seguido a carreira influenciado por algum conhecido. Há quem por exemplo tenha feito Odontologia ou Farmácia e, no meio do curso, surgiu aquela paixão em atuar com marketing.

Aliás, Marketing Digital está super hypado e é um dos cursos queridinhos dos jovens. Além dele, confira o ranking com alguns cursos que continuam em alta:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  2. 2.Ciências Contábeis
  3. Enfermagem
  4. Engenharia Ambiental
  5. Logística

E aí? Gostou das opções? Na verdade, existem ainda muitas opções para quem está planejando fazer uma segunda graduação na Uninter. Afinal, são mais de 140 cursos de graduação em nosso portfólio. Confira todos aqui!

Leia também: Mudança de emprego: como saber se está na hora?

 

Antes de concluir nosso post, vamos às dúvidas mais comuns que surgem na cabeça de quem está pensando em realizar uma segunda graduação! Veja só:

 

Segunda graduação precisa de vestibular?

Se você já é portador de diploma, não é necessário prestar o vestibular novamente para cursar uma nova graduação na Uninter. Basta você escolher seu curso e se matricular.

Vale lembrar que o seu diploma é válido independentemente do tipo de graduação anterior (tecnólogo, licenciatura ou bacharelado) ou modalidade/metodologia (presencial, semipresencial ou a distância).

O importante é verificar se a instituição é autorizada pelo MEC.

 

Segunda graduação é mais barata? 

Sim, na Uninter, a segunda graduação é mais acessível, já que você tem a chance de eliminar as matérias cursadas antes e conseguir um desconto nas mensalidades. E olha que sempre tem promoção por aqui!

O diploma da segunda graduação é reconhecido pelo MEC e aceito no mercado de trabalho?

Com toda certeza! O diploma da segunda graduação tem a mesma validade que o da primeira. Mais uma vez, basta que a instituição que o expediu seja autorizada pelo MEC.

 

Quanto tempo dura uma segunda graduação?

Depende! Vários aspectos influenciam na duração do curso que você escolher, como, por exemplo, a relação dele com a sua formação anterior e a possibilidade de eliminar matérias já cursadas.

 

Segunda graduação e segunda licenciatura é a mesma coisa?

Essa é uma dúvida bastante comum! E a resposta é não. Mesmo que na segunda graduação sejam contempladas diferentes áreas, isso não torna o profissional apto à docência, como ocorre na segunda licenciatura para licenciados.

 

É melhor fazer pós-graduação ou segunda graduação?

Para tirar essa dúvida, é preciso fazer uma autoanálise. Será que eu:

  • Desejo me aprofundar em um assunto da minha área atual ou começar uma graduação do zero?
  • Pretendo crescer na área atual ou buscar novos desafios?
  • Quero ser um especialista ou conhecer mais sobre outro ramo?

 

Depois que você refletir sobre isso, ficará mais fácil decidir!

 

Segunda graduação precisa de TCC?

Não necessariamente. Conforme com o Parecer CES/CNE n.º 146/2002 do MEC, a monografia ou o trabalho de conclusão de curso é opcional ou obrigatória de acordo com a decisão de cada instituição de ensino.

Portanto, ao se inscrever em um curso, verifique se esse trabalho é um componente curricular obrigatório.

E aí? Preparado para encarar mais um curso superior? Acesse aqui e confira tudo sobre a segunda graduação na Uninter. Afinal, estudar nunca é demais! Estudar é demais da conta!

Até a próxima!