Subscribe Now

Trending News

Vale a pena fazer Administração EAD?
EAD

Vale a pena fazer Administração EAD?

A faculdade é uma forma de conseguir melhorar o futuro profissional. O sistema evoluiu tanto que, hoje em dia, é possível estudar mesmo dentro de casa. É o caso das pessoas que fazem o ensino a distância. Atualmente, existem muitos cursos que oferecem esse tipo de modalidade.

O curso de Administração é um exemplo disso, afinal, pode ser feito a distância. Porém, mesmo com toda a evolução do estudo, ainda existem dúvidas em relação a isso. Será que vale a pena cursar? O diploma é o mesmo que o presencial?

Se os questionamentos fazem parte do seu dia a dia, considere-se com sorte. Neste texto, falamos sobre Administração EAD, explicando sobre o curso e essa forma de estudo. Então, não perca tempo, prossiga com a leitura e aprenda!

O ensino a distância

Atualmente, o EAD fica com 18% das matrículas em ensino superior do país. Além disso, os números de polos aumentaram 133% em um ano, segundo os dados do censo feito pelo Ministério da Educação, em 2017. O crescimento não é à toa, afinal os cursos a distância passam pelo mesmo teste de qualidade da modalidade presencial, ou seja, são avaliados:

·        o corpo docente;

·        a infraestrutura;

·        a metodologia aplicada.

A forma de estudo vem sendo cada vez mais procurada pelas pessoas, pois oferece qualidade, comodidade e facilidades para quem tem uma rotina pesada e não consegue estar todos os dias na universidade. Até mesmo o mercado de trabalho vem mudando o seu conceito sobre essa modalidade de ensino.

Se antes os graduados tinham alguma desvantagem em relação aos demais, hoje não existe mais isso. Os profissionais que se formam pela modalidade têm habilidades muito valorizadas pelas empresas, como proatividade, disciplina e organização. As universidades, mesmo a distância, passam por um critério de avaliação do MEC. Para conferir como está o conceito, é só entrar no site. Quanto mais próxima a nota estiver de cinco, maior é a excelência do local.

Administração EAD

O curso de Administração EAD oferece a formação em bacharelado e tem a duração de quatro anos. Existe também a possibilidade, dependendo da instituição escolhida, de fazer o curso de tecnologia, que dura, em média, dois anos e meio. O profissional é preparado para poder gerenciar diferentes áreas de empresas e também tem os conhecimentos necessários para abrir seu próprio negócio.

A grade curricular conta com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e Humanas e exige muita leitura, estudos de casos e participação nas atividades complementares, como workshops e palestras. Os alunos conseguem fazer muitas pesquisas ao longo dessa formação e algumas universidades cobram o trabalho de conclusão de curso, além do estágio supervisionado obrigatório.

Nos primeiros anos, os estudantes têm contato com as disciplinas básicas da área, como:

·        Matemática;

·        Estatística;

·        Psicologia;

·        Sociologia;

·        Direito;

Powered by Rock Convert

·        Contabilidade;

·        Informática

Passados os dois primeiros anos de faculdade, o currículo passa a incluir as matérias mais específicas:

·        Finanças;

·        Marketing;

·        Logística;

·        Recursos Humanos.

É fundamental destacar que a o diploma de Administração EAD tem o mesmo valor que o presencial. A metodologia desenvolvida para a modalidade conta com um acompanhamento de profissionais totalmente capacitados e atividades presenciais que são feitas nos polos de apoio. Isso é o que garante um aprendizado de qualidade.

Os cursos a distância têm um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que permite a transferência dos conhecimentos e a interação entre a turma e os docentes pela internet. Por meio do AVA, os estudantes conseguem acessar as videoaulas, os artigos, os exercícios e realizar as provas on-line.

As vantagens que ele oferece

Como você pôde ver nos itens anteriores, o curso tem a mesma qualidade e grade curricular que o presencial. O seu diferencial é que com ele é possível realizar os estudos em qualquer lugar, sendo que só é preciso ter um computador ou smartphone com internet. Além disso, com o ensino a distância é mais fácil administrar a rotina, além de o preço ser bem mais em conta que os demais. E é sobre essas vantagens que falaremos a seguir.

Comodidade

É muito difícil encontrar hoje em dia um adulto que não tenha uma rotina agitada. Administrar a agenda entre trabalho, lazer, amigos e cuidados com a própria saúde não é fácil e muitas vezes parece que as 24 horas de um dia não são suficientes para dar conta de tudo. A situação fica ainda mais complicada quando se tem que incluir os estudos nessa equação: como conseguir aprender com o dia a dia tão corrido?

É aí que o EAD ganha destaque, pois você tem a comodidade de estudar em casa, no trabalho ou até mesmo em um restaurante. Como destacamos anteriormente, basta ter um aparelho eletrônico com internet para poder navegar pelo AVA, assistir às videoaulas e fazer as tarefas exigidas. É claro que a presença do aluno no polo é necessária ao menos uma vez por semana, mas não é nada que seja impossível de organizar.

Custo-benefício

A rotina é corrida para trabalhar, mas mesmo assim é difícil falar que estamos com dinheiro sobrando para fazer o que quisermos. É óbvio que as especializações são um investimento, mas nem sempre parecem caber no orçamento. Uma vantagem da modalidade é que, como o ambiente de estudo é virtual, não existe gasto com luz, água ou qualquer outro tipo de estrutura física.

Além disso, não é necessário sair de casa para estudar, ou seja, menos gastos com alimentação e transporte. Por esses motivos, os valores das mensalidades são bem acessíveis e dão a oportunidade de as pessoas conseguirem formar-se em uma profissão ou buscar mais aperfeiçoamento para a área de atuação. Isso, com certeza, faz toda a diferença para o mercado de trabalho.

Integração à rotina

Trabalho e estudos são importantes, mas ninguém sobrevive sem ter momentos de lazer. É necessário sair um pouco e distrair-se com amigos e família — mas como conseguir isso no dia a dia? Outra vantagem é que você pode adaptá-la à sua rotina como preferir.

Tem uma festa no meio da semana para ir? Então, adiante os estudos e deixe esse dia livre para a diversão. É claro que é essencial ter foco para não deixar a matéria acumular. Mas, com uma boa dose de disciplina, é totalmente possível integrar os estudos à sua rotina de trabalho e lazer.

Esperamos que, com este texto, você tenha tirado todas as possíveis dúvidas em relação ao curso de Administração EAD. Como tudo que é diferente, a modalidade pode trazer um pouco de desconfiança, mas os números estão comprovando a sua eficácia. Não é à toa que a cada dia mais as pessoas estão entrando no ensino superior a distância e conquistando o mercado de trabalho.

Está esperando o que para buscar melhores oportunidades? Entre em contato conosco e venha se especializar-se profissionalmente!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *