Aluna de Direito do ensino presencial atende homem em laboratório de práticas jurídicas.

Com o Núcleo de Práticas Jurídicas, o futuro bacharel em direito sai preparado para enfrentar o mercado de trabalho na advocacia.

Conquistar o diploma do ensino superior e tornar-se um bacharel em direito é o sonho de muita gente! Afinal, a faculdade de advocacia continua sendo uma das mais tradicionais e prestigiadas do Brasil.

Por enquanto, esse curso superior é oferecido apenas na modalidade presencial e tem a duração de cinco anos. Mas, pra quem pensa que o curso é puramente teórico, vamos mostrar que não é bem assim, não! Afinal, na faculdade de direito aprende-se muito na prática! E é sobre isso que vamos falar neste post.

                                                                                    

Como funciona a aula prática na faculdade de direito? 

Como em qualquer profissão, a aplicação da teoria em aulas práticas é fundamental para conhecer a rotina da profissão. Aliás, é um momento decisivo para a maioria dos estudantes, pois é na prática que a gente se dá conta se nasceu ou não para seguir esse caminho.

Além das matérias teóricas, que exigem muita leitura e concentração por parte dos alunos, as faculdades de direito costumam ter seus núcleos próprios ou escritórios-modelo, que funcionam como um estágio por meio do qual o futuro advogado pode aplicar o conteúdo na prática.

Leia também: Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

Assim, o estudante sai da faculdade de direito presencial preparado para enfrentar os desafios diários da advocacia. E olha que não são poucos, viu!

Por isso, na Uninter, existe o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde o futuro bacharel em direito aplica aquela avalanche de conteúdo aprendida em sala de aula e ainda ajuda uma parcela da comunidade que não tem condições financeiras de contratar um advogado.

Como funciona a prática jurídica na faculdade? É o que vamos descobrir agora:


Qual o objetivo do Núcleo de Práticas Jurídicas?

  • Proporcionar aos alunos o exercício da prática real e simulada, com foco principal nas áreas cível, criminal, trabalhista e de negociação (arbitragem e mediação).
  • Buscar uma solução alternativa dos conflitos, contribuindo assim para a redução de demandas judiciais e para a busca da pacificação social.

Como funcionam as práticas no núcleo?

Prática simulada:

Aqui, o aluno estuda casos concretos e elabora peças processuais, conforme o conteúdo teórico das disciplinas do curso e sempre acompanhado por um corpo docente com muita experiência na profissão.

Prática real:

O futuro bacharel em direito tem a oportunidade de atender a comunidade, produzindo peças como medidas judiciais, sem a cobrança de custas processuais e honorários advocatícios, seguindo, assim, os critérios para a concessão de Assistência Judiciária Gratuita. Aqui também há o acompanhamento de professores que supervisionam o atendimento feito à população.

O que os alunos aprendem?

  • Elaborar peças processuais e o seu encadeamento com os atos processuais nas áreas do direito cível, criminal e trabalhista.
  •  Efetuar o atendimento do público em geral, com ênfase nos casos relacionados ao direito cível, ao direito de família, à arbitragem e à mediação.
  • Cumprir rigorosamente os prazos e determinações, sejam decorrentes das exigências legais, sejam das transmitidas pelos professores orientadores.

 

Leia também: Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

 

Como funciona o atendimento à comunidade?

O atendimento à comunidade é feito pelos alunos com supervisão de professores orientadores e tutores. A cada semestre ocorre um evento especial com foco em orientações jurídicas e solução consensual de conflitos, sem judicialização, preferencialmente em casos de direito de família e direito do consumidor, mas envolvendo também orientações em contratos cíveis em geral.

Paralelamente, ocorrem os atendimentos já judicializados em relação ao público que não pode arcar com as custas de um advogado, como beneficiários da justiça gratuita, com renda não superior a três salários-mínimos. Nesse caso, as partes envolvidas devem morar em Curitiba.

Como funciona o núcleo da Uninter?

Ele conta com a utilização do Processo Jurídico Acadêmico Simulado (Projas), uma plataforma de simulação dos processos eletrônicos judiciais e administrativos que busca aprimorar as habilidades prático-profissionais dos alunos.

Também, nas atividades do núcleo estão previstas a participação dos alunos em audiências e visitas aos Fóruns Cível, Trabalhista e Penal, com o acompanhamento supervisionado dos professores.

Pra ter uma amostra do que acontece no núcleo, basta conferir esta matéria aqui.

 

Conheça todos os diferenciais do direito presencial da Uninter

  • Mensalidades acessíveis.
  • Nota máxima no MEC.
  • Núcleo de Prática Jurídica — NPJ.
  • Material de apoio digital gratuito.
  • Biblioteca digital com mais de 100 mil títulos.
  • Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais.
  • Atividade práticas complementares e visitas técnicas orientadas.
  • Aulas presenciais com especialistas, mestres e doutores.
  • Aulas de reforço aos sábados sem custo adicional.
  • Localização central (Curitiba).
  • Curso de inglês grátis.

Curtiu? Agora é só acessar aqui e se inscrever no curso de direito para realizar o seu sonho de defender as melhores causas!

Até a próxima!