Subscribe Now

Trending News

Qual o melhor para você: administração ou ciências contábeis?
Pós Graduação

Qual o melhor para você: administração ou ciências contábeis?

Chegou a hora de tomar uma das decisões mais importantes na sua vida. Na hora de escolher uma faculdade, quem tem facilidade em lidar com números e gosta tanto da área de finanças quanto de recursos humanos acaba se deparando com duas opções bem parecidas, porém com diferenças pontuais. E aí surge a dúvida: devo cursar administração ou ciências contábeis?

Essas são duas áreas que se complementam — geralmente, aliás, o administrador e o contador acabam trabalhando em conjunto — mas isso não quer dizer que eles estarão necessariamente no mesmo tipo de negócio. Sendo assim, explicando rápida e resumidamente: a função do administrador é organizar e gerenciar, podendo atuar em qualquer setor empresarial. Já o contador é o responsável pelo controle e pela análise financeira das organizações.

Quer saber mais sobre essas duas profissões? Ainda está em dúvida sobre qual curso é o melhor para você, administração ou ciências contábeis? Continue a leitura e descubra como está o mercado de trabalho, as opções de carreira e as áreas de atuação de cada um desses cursos.

O que faz um administrador?

A carreira em administração é indicada para pessoas que conseguem ter uma visão do todo dentro de uma empresa. O administrador tem em suas mãos uma ampla área de trabalho, o que possibilita a sua atuação em diferentes segmentos do mercado, como comércio, clínicas e hospitais, instituições financeiras, etc.

Além disso, ele pode escolher entre órgãos públicos ou privados. Ou seja, o administrador é essencial para quaisquer atividades em que sejam necessários profissionais capacitados em manter a organização e a gestão em dia.

Esse profissional terá acesso, na vida acadêmica, a conhecimentos específicos de algumas grandes áreas, entre elas: finanças, marketing, recursos humanos e logística — setores essenciais para a produtividade em empresas de qualquer porte. Portanto, é de responsabilidade do administrador registrar e gerenciar informações importantes para o bom andamento de um negócio.

Geralmente, logo depois de formado, o profissional trabalha com organização e gestão de setores mais específicos, crescendo aos poucos para atingir graus maiores de responsabilidade, visando sempre o melhoramento da empresa e da sua carreira.

O que faz um contador?

O contador é responsável pelos números de uma empresa, principalmente pela leitura e análise deles. Logo, este profissional deve controlar, além das finanças, os impostos que devem ser pagos pelas corporações. O mercado de trabalho para contadores é amplo, de modo que eles podem atuar em diversos ramos de negócio e também montar o próprio escritório para oferecer serviços contábeis a diferentes organizações.

Esse profissional é quem gera as informações fiscais, contábeis e financeiras de um negócio, ou seja, informa aos empresários sobre sua lucratividade, dívidas e investimentos. Nesse sentido, o contador presta serviços ao administrador, uma ligação direta entre as duas profissões.

Com possibilidades no mercado de trabalho tanto no setor público quanto no setor privado, a profissão é essencial em qualquer tipo de empresa que necessite do acompanhamento fiscal (ou seja, todos os negócios possíveis que envolvam a administração).

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Contudo, é o contador quem acompanha as mudanças das leis de recolhimento de impostos — que são poucas, mas de conhecimento essencial para uma gestão eficiente. Sendo assim, ele precisa estar sempre atualizado e ter acesso às informações que fazem parte do cotidiano de sua carreira.

Como é a faculdade de cada um desses cursos?

O conteúdo curricular do curso interfere muito na hora de você decidir qual é o melhor para você, para a sua realidade e suas necessidades. Isso porque os conhecimentos que serão exigidos podem demonstrar a sua maior afinidade com uma das duas opções de faculdade em relação à outra.

Em contabilidade, o foco maior estará nas disciplinas voltadas às exatas, como estatística, matemática financeira, economia e contabilidade. Já na administração, as matérias de humanas também têm destaque, como a gestão de pessoas e psicologia. Apesar dessa diferença, ambas as graduações contam com disciplinas de humanas e exatas — o que muda é a quantidade de créditos em cada uma delas.

Outras questões, como a rotina da profissão e os investimentos que você deverá fazer durante o curso e depois de formado, também podem pesar na balança a favor de um curso ou de outro.

A Administração tem como foco o empreendedorismo, seja na gestão do próprio negócio, seja na atuação em organizações. O curso deve alinhar teoria e prática em busca do destaque de seus egressos no mercado. Além das áreas citadas, o administrador também pode atuar na administração estratégica, operações, gestão de tecnologia e informação e mais uma gama de áreas que abrangem a profissão.

Já o curso de Ciências Contábeis forma profissionais aptos a atuarem no mercado com uma visão sistêmica, analítica e crítica da gestão empresarial, contribuindo, principalmente, com a saúde financeira das organizações. O contador pode se dedicar a cargos estratégicos, como a contabilidade, mas também tem espaço na controladoria, finanças e tributação.

O que considerar para escolher a faculdade ideal?

Ambos os profissionais, administradores e contadores, são essenciais no desenvolvimento das empresas. Por isso, para escolher o melhor curso entre administração e ciências contábeis, não basta saber todas as diferenças e semelhanças que levantamos até aqui — a escolha do curso é tão importante quanto escolher uma boa faculdade. Sendo assim, algumas características são importantes para a decisão correta, não apenas quanto à formação.

Tenha em mente que uma faculdade de qualidade oferece o melhor corpo docente, maneiras eficazes de aprender teoria e prática e acesso rápido e fácil ao material das aulas, além de buscar sempre se manter atualizada, é claro! Encontrando a instituição correta, fica até mais fácil responder à questão: “qual o melhor administração ou ciências contábeis?” e dedicar-se à profissão com prazer e confiança naquilo que aprendeu durante o curso.

Como vimos, tanto o contador quanto o administrador podem trabalhar dentro de empresas privadas ou públicas, assim como atuar como autônomos e/ou abrirem seus próprios negócios. O contador também pode optar por um escritório de contabilidade e assessoria contábil, oferecendo serviços para diversas empresas, enquanto o administrador tem conhecimento suficiente para o empreendedorismo. Agora que você sabe as principais diferenças entre essas profissões e a importância de se escolher uma boa faculdade, já pode decidir qual dos cursos é mais adequado para você.

Quer receber outras dicas diretamente na sua caixa de e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo acadêmico!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *