O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Escolher uma área de atuação dentro da profissão não é fácil. Algumas oferecem um leque de opções para seguir e é nessas horas que bate aquela indecisão. Com a carreira em administração não é diferente.

Existem diversos ramos para seguir, como recursos humanos ou, até mesmo, marketing, você sabia? Mas para acertar na decisão, é necessário saber um pouco mais sobre cada uma delas!

E aí, quer conhecer mais sobre o trabalho do administrador? Então, veio ao texto certo. Vamos falar do assunto e ainda listar sete áreas de atuação para seguir nesse ramo! Continue com a leitura, tire suas dúvidas e aprenda!

O que faz um administrador?

O administrador é um profissional que tem curso superior e trabalha no planejamento, gerenciamento e acompanhamento de todas as atividades da empresa.

Ele pode trabalhar gerenciando o seu negócio, como empregado em uma organização ou até mesmo prestando consultoria. A realidade é que o administrador tem um vasto campo de atuação. São alguns exemplos de instituições em que ele pode prestar serviços:

·        comércios;

·        indústrias;

·        setor de serviços;

·        organizações públicas;

·        área pública;

·        bancos;

·        redes de hotelaria;

·        saúde.

São muitas áreas, não é mesmo? Por isso, é bem comum surgirem dúvidas sobre qual seguir, mas, com este texto, vamos ajudar você a escolher. Porém, antes vamos falar do perfil que esse tipo de trabalhador tem que ter. Acompanhe!

Qual o perfil desse tipo de trabalho?

É importante destacar que o perfil de um trabalho não é igual a uma receita de bolo. Não é imprescindível ter todas essas características para seguir a carreira em administração, mas para desempenhar um bom serviço, é necessário apresentar ao menos algumas delas.

Para ser um bom administrador, você precisa ser capaz de organizar, controlar, comandar, coordenar e planejar o local de trabalho. Além disso, é sempre bom ter as seguintes características:

·        ter habilidade com números;

·        ser bem comunicativo;

·        saber trabalhar em equipe;

·        ter visão sistêmica;

·        desenvolver o espírito de liderança;

·        ter ações éticas;

·        saber argumentar;

·        ser bem organizado.

Quais são as sete carreiras em Administração para seguir?

Já descrevemos o que um administrador faz e qual perfil profissional é desejável ter, então agora é o momento de ajudar a responder à pergunta: depois de formado, qual carreira seguir? Nesta parte do texto, descrevemos sete opções para que você possa ver com qual mais se identifica.

1. Auditoria

Essa é uma área bem concorrida na carreira de administração e quem atua nela fica responsável por fazer uma análise sistemática dos procedimentos da instituição. Nesse ramo, o profissional tem que realizar a verificação dos processos estabelecidos pela firma e averiguar se estão sendo cumpridos da forma correta.

Todos os setores vão passar por essa análise, sendo de total responsabilidade do administrador investigar se as atividades desenvolvidas estão sendo feitas de acordo com as regras e objetivos traçados. Além disso, ele tem que buscar uma forma de tornar a empresa mais eficiente. Uma auditoria bem-feita resulta em uma organização mais favorável financeiramente e correta com a legislação vigente.

2. Área financeira

Essa área de atuação é complementar ao tópico anterior, afinal, para conseguir deixar a companhia maior e mais rentável, é necessário saber gerenciar corretamente toda a parte financeira. E o administrador é a pessoa ideal para realizar essa função.

Ele mexe com as questões relacionadas à logística dos recursos financeiros, incluindo o controle de incentivos e dos gastos. Esse profissional também vai ter que atuar como um tipo de fiscal, responsável pela análise de todos os aspectos que estão ligados ao dinheiro da empresa.

3. Recursos Humanos

O desenvolvimento de uma empresa está atrelado ao empenho e à competência de seus colaboradores, não é mesmo? Então, é muito importante que os trabalhadores compartilhem dos mesmos valores da instituição e, claro, procurem também atingir os objetivos que são estipulados.

Porém, conseguir isso não é uma tarefa simples, e é nesse cenário que entram os recursos humanos. Ele atua diretamente com assuntos ligados a contratação de pessoal e não só seleciona os candidatos, mas também realiza todo o treinamento. O administrador que for trabalhar com esse tipo de serviço também vai lidar diretamente com outras questões atreladas às atividades dos funcionários na organização, como definição dos planos de carreira, cargos e remuneração.

4. Marketing

Para deixar a empresa mais lucrativa e atrativa no mercado é preciso saber desenvolver planos bem elaborados e destacar sempre os diferenciais da marca, correto? E esse é um dos princípios do marketing, que visa criar múltiplas formas de dar ênfase à firma adequando os seus produtos e serviços ao público-alvo.

E se você pensa que isso é um serviço voltado apenas para os profissionais da comunicação social, está enganado. Quem está atuando na carreira de administração também pode trabalhar nesse segmento. Ele vai definir estratégias e metas, além de auxiliar no desenvolvimento de uma imagem positiva para os consumidores.

5. Logística

Os processos internos também são fatores que colaboram para o sucesso de uma corporação. Eles precisam ser analisados e planejados dentro de uma logística própria e, sendo assim, é imprescindível saber criar e ter uma boa administração de todo o fluxo produtivo.

Esse processo tem início nas compras de matérias-primas, passa pela estocagem e chega ao momento das distribuições dos produtos. E qual o profissional que pode exercer esse tipo de trabalho? Se você pensou no administrador, acertou! Essa é uma das outras áreas em que o graduado nessa habilidade pode exercer.

6. Gerência de vendas

O profissional que trabalha nessa área fica responsável por melhorar as vendas dos negócios dentro de uma empresa. Ele tem que planejar e executar estratégias que vão desde a reflexão sobre qual é a melhor forma de aproximação com o mercado até a coordenação de todas as equipes comerciais.

7. Administração pública

Quem trabalha na área pública vai atuar, principalmente, no gerenciamento das instituições governamentais, sempre acompanhando e ajudando a criar políticas públicas — o que pode ser em ministérios, secretarias e órgãos federais, estaduais ou municipais.

Também existe a possibilidade de trabalhar em áreas como saúde, educação, assistência social e cultura. Independentemente da escolha, o profissional vai ter a responsabilidade de elaborar, coordenar e avaliar as políticas públicas, sempre visando o coletivo.

Com este texto, queremos mostrar a você que quem escolhe seguir a carreira em administração tem um vasto campo de atuação. Mas independentemente da opção, é sempre importante estar se aperfeiçoando nos estudos. Portanto, é essencial se atualizar para o mercado de trabalho — que está tão exigente com os profissionais. Não pare de estudar e esteja sempre um passo à frente dos demais!

Curtiu nosso conteúdo? Esperamos que sim! E para ter acesso a mais textos como este, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube e Instagram!

 [MOU1]Aqui tinha vários espaços sobrando antes das palavras e antes do ponto final. Não sei se desconfigurou na hora de copiar o texto, mas fica a marcação.