Subscribe Now

Trending News

Quer ser um perito criminal? Conheça mais a profissão!
Geral

Quer ser um perito criminal? Conheça mais a profissão!

Pode parecer coisa de filme, mas ser um perito criminal é uma realidade profissional bem possível, sabia? Então, se você quer atuar na área, veja o post!

A profissão de perito criminal é, muitas vezes, idealizada como um ofício pouco comum, quase restrito aos filmes e séries de Hollywood. E não é para menos: até hoje, as produções ficcionais sobre crimes mexem com o imaginário de quem quer ganhar a vida investigando, analisando e buscando evidências. O problema é que a perícia criminal não é uma das profissões mais populares, e muita gente acaba desistindo desse sonho, porque nem ao menos sabe por onde começar.

O primeiro passo é pesquisar. E se você quer ser um perito criminal, já está no lugar certo, pois, neste post, compilamos diversas informações que podem ser úteis no seu dia a dia profissional. Bora esclarecer todas as dúvidas?

O que faz um perito criminal? Assim como nos seus filmes e séries favoritos, o perito criminal coleta e analisa evidências cruciais para a resolução de um crime ou acidente. As provas do caso

são organizadas com técnica, permitindo que, no momento certo, tudo seja apresentado dentro dos tribunais.

Mas, por favor, esqueça o glamour das produções ficcionais. A jornada de trabalho de um perito criminal requer responsabilidade, técnica e disponibilidade para encarar plantões bem longos — inclusive aos finais de semana. E, de maneira geral, o perito criminal pode:

– Fazer análises laboratoriais;

– Analisar materiais e documentos;

– Reconstituir cenas de crime;

– Fazer análises balísticas;

– Extrair dados de eletrônicos apreendidos;

– Coletar impressões digitais;

– Tirar fotos e fazer vídeos do local;

– Emitir laudos periciais;

– Entre outras atividades.

E vale lembrar: todas as atividades do perito criminal estão dentro do Código de Processo Penal. Inclusive, o profissional atua dentro de uma equipe multidisciplinar composta por delegados e/ou investigadores, que precisam preservar as cenas de crime/acidente para que o trabalho de perícia seja cumprido com exatidão.

Quero ser um perito criminal. Por onde começar?

A profissão de perito criminal exige diploma universitário. A diferença é que não existe um curso de graduação específico, permitindo que profissionais formados em Biomedicina, Biologia, Engenharia, Psicologia e Ciências Contábeis, por exemplo, possam se dedicar e entrar de cabeça nesse ofício.

Mas, atenção: apenas o diploma de curso superior não basta. Para atuar como perito criminal, é preciso passar em um concurso público de órgãos ligados à Polícia Civil e ao Poder Judiciário e, é claro, conferir todas as exigências do edital vigente.

Leia também: Concurso público na área de direito: 5 dicas para passar na prova

De qualquer forma, pinta a dúvida: como vou saber todas as particularidades da profissão sem fazer um curso específico? Mesmo tendo um diploma de graduação, quais conhecimentos adicionais preciso adquirir? Relaxa. Como um profissional técnico aprovado em concurso, o perito criminal só consegue atuar na área após fazer um curso de 300 horas na academia de polícia. E, normalmente, a grade curricular é composta por disciplinas bastante focadas na área de trabalho.

Campos de estudo da perícia criminal

Mesmo sendo uma área cheia de idealizações, a perícia criminal pode ir além do senso comum, sabia? Isso significa que o campo de atuação pode, sim, ultrapassar aquelas típicas cenas de crime cheias de evidências. O profissional pode atuar em diferentes áreas. Olha só:

Informática: neste segmento, o perito criminal precisa de um vasto conhecimento tecnológico para trabalhar, especificamente, com as infrações que envolvem redes de computadores, como, por exemplo, fraudes, exploração sexual na internet e clonagens de cartões de crédito — crimes cada vez mais comuns e que exigem grande demanda de profissionais.

Contábil: com grande demanda, essa área necessita constantemente de profissionais peritos por conta dos grandes escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos que assolam os países.

Ambiental: se você quer ser um perito criminal, que tal atuar na área ambiental? O profissional especializado trabalha, especificamente, no combate às infrações contra a fauna e flora do país, como, por exemplo, biopirataria, poluição e tráfico de animais silvestres.

Conheça a especialização em Perícia e Auditoria Ambiental da Uninter.

Engenharia: no âmbito da engenharia, o perito criminal pode atuar no combate aos crimes relacionados, por exemplo, à desmoronamentos, irregularidades em construções, superfaturamento em obras e muito mais.

Química: neste campo de atuação, o perito criminal trabalha, especificamente, com análises laboratoriais, tendo contato direto e sendo um agente importante no combate aos crimes relacionados às drogas, agrotóxicos e alimentos, por exemplo.

Genética: nesta área, o perito criminal é importantíssimo, visto que sua expertise é fundamental na identificação de materiais genéticos (DNA) em cenas de crimes. Inclusive, os profissionais especializados nesta área atuam exclusivamente no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

Qual é o salário de um perito criminal?

Segundo o Glassdoor, site especializado em carreiras, o salário de um perito criminal pode girar em torno dos R$ 13 mil.

E aí, depois de tanta informação sobre a profissão, vai encarar essa área? Se você conhece alguém que deseja ser um perito criminal, compartilhe este conteúdo!

Até o próximo post!

 

Leia mais:

Conheça as engenharias mais bem pagas no mercado

Qual o melhor para você: administração ou ciências contábeis?

Ciências contábeis e o mercado de trabalho: o que esperar da área?

 

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Luciana

    FORMAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA É VÁLIDO ?

    1. Uninter
      Uninter

      Oi, Luciana! O curso é reconhecido com nota máxima pelo MEC. Acesse nosso site para mais informações do curso de Gestão em Saúde Pública. Ofertamos diferentes opções de ingresso: https://bit.ly/3gZ10l6

  2. Fabio Henrique

    Oie, uma pergunta, quanto ques esta custando o curso de perito criminal?

    1. Uninter
      Uninter

      Oi, Fabio! Acesse nosso site para mais informações de nossos cursos. Ofertamos diferentes opções de ingresso. Temos cursos com duração a partir de dois anos. https://bit.ly/3l4XSVJ

  3. Ana Laura MODESTO

    Profissionais formados nas areas de saúde podem ser perito criminal.

    1. Uninter
      Uninter

      Agradecemos a sua contribuição. 🙂

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *