mulher na frente de um computador com os braços indicando dúvida

Decidir qual pós-graduação cursar nem sempre é uma escolha simples. O fato de estar escolhendo em qual área de atuação focar faz com que essa decisão precise de uma análise minuciosa para determinar qual especialização será o melhor caminho para sua carreira.

Alguns pontos que normalmente são levados em conta para fazer essa escolha são: a sua atual área de atuação, as suas principais metas profissionais para o futuro e a qualidade do curso que está sendo ofertado. Nesse último ponto, o principal critério usado para definir se uma pós tem qualidade ou não é o reconhecimento do MEC. Contudo, será que essa análise é tão simples assim? Confira esse post para entender como funciona o reconhecimento de especializações pelo Ministério da Educação.

 

TIPOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Primeiramente, é importante deixar claro que existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu abrange as especializações voltadas ao mercado de trabalho. É recomendada para as pessoas que buscam expandir seus conhecimentos sobre sua área de atuação, com a intenção de buscar uma posição mais prestigiada em sua profissão. MBAs estão inclusos nessa categoria de pós.

Já a pós stricto sensu tem seu foco na área acadêmica e é necessária para que professores possam lecionar em universidades ou se tornar pesquisadores científicos. Mestrado e doutorado são os tipos de pós-graduação stricto sensu.

A maneira como vai ocorrer o processo de reconhecimento do MEC é diferente para cada um desses tipos de pós-graduação.

 

RECONHECIMENTO PARA LATO SENSU

As pós-graduações lato sensu não necessitam de autorização ou reconhecimento direto por parte do MEC. O Ministério da Educação exige apenas que as instituições de ensino que ofertam essa categoria de especialização sejam credenciadas pelo órgão, que possuam carga horária mínima de 360 horas e que sejam cadastrados no e-mec. Essas regras estão dispostas diretamente na página da organização, nos seguintes parágrafos:

“Observados esses critérios, os cursos de especialização em nível de pós-graduação independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento (o que lhes garante manter as características de flexibilidade, dinamicidade e agilidade), desde que oferecidos por instituições credenciadas.”

“Os cursos devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso”.

Você pode acessar o site do e-MEC para conferir se uma instituição é credenciada, basta colocar os dados da universidade que você deseja saber se possui a autorização.

 

RECONHECIMENTO PARA STRICTO SENSU

As pós-graduações tipo stricto sensu, por sua vez, necessitam de uma validação direta do MEC e passam por uma avaliação, feita pela Capes, para definir a qualidade do curso. Os programas de pós-graduação que recebem nota 3 ou superior são recomendadas ao reconhecimento pelo Conselho Nacional de Educação do MEC. Vale lembrar que doutorados e mestrados que não tiverem reconhecimento por estes órgãos terão seus diplomas invalidados no Brasil.

Normalmente, os cursos stricto sensu possuem em sua própria página a nota definida pela Capes, que comprova sua validade. Porém, caso não haja qualquer comprovação, você pode acessar a plataforma da CAPES e verificar se a instituição possui o credenciamento.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CURSAR UMA PÓS?

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a procura por especializações tem aumentado muito. Ser pós-graduado pode ser um grande diferencial para conseguir vagas com maior prestígio. Dependendo do emprego que você estiver buscando, ter cursado uma ou mais pós-graduações pode ser um requisito mínimo. Manter-se constantemente atualizado e especializar-se cada vez mais em sua área de atuação é, portanto, profundamente necessário.

Além disso, também existem pessoas que optam por se especializar em alguma área simplesmente por hobby ou curiosidade, já que a única obrigatoriedade para cursar uma pós é já ter se formado em sua graduação, independentemente da área de formação.

 

PÓS-GRADUAÇÕES UNINTER

Nós do Centro Universitário Uninter, somos uma instituição credenciada pelo MEC e ofertamos ambos os tipos de especializações. Possuímos pós-graduação EAD 100% online, algumas rápidas e outras com cargas horárias maiores. Você pode conferir a lista de cursos lato sensu em nosso site.

Além disso, também temos opção de doutorado em Educação e Novas Tecnologias, e mestrados em Educação e em Direito, todos reconhecidos pelo MEC e avaliados pela Capes. Para conferir as opções, acesse: https://www.uninter.com/mestrado/.

Cabe ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) não é obrigatório.

Esperamos que nosso texto tenha ajudado você a compreender como funciona o reconhecimento de pós-graduações e como checar se uma instituição possui a devida autorização para ofertar o curso, ou ainda se uma especialização stricto sensu, é reconhecida pelo MEC. Agradecemos a leitura! Não esqueça de deixar seu feedback e até a próxima.