Trabalhar com propósito é muito relevante para você e para a sua carreira. Saiba como encontrar valor e motivação na sua vida profissional com este texto.
Grande parte da nossa vida é dedicada ao trabalho. Inclusive, muitas vezes, passamos mais tempo trabalhando do que em casa com a família, relaxando ou nos divertindo com amigos. Tendo isso em vista, é fundamental encontrar um propósito na carreira.
Isso significa que trabalhar com um propósito pode fazer toda a diferença, tanto no sentido de encontrar um equilíbrio quanto de alcançar objetivos profissionais. Você sabe por que encontrar sentido na carreira pode transformar a forma com que você vê a vida?
Para responder essa pergunta, desenvolvemos este texto. Com ele, você entende mais sobre como construir propósito na carreira por meio de um planejamento profissional. Continue a leitura!
Trabalhar com propósito: o que é?
Você vê sentido e valor no que você entrega profissionalmente? Ou sua única motivação para ir ao trabalho todos os dias é ter um salário na conta no fim do mês? Claro, todos temos contas a pagar, mas isso não significa que você não deva encontrar um propósito na carreira que te traga realização.
A sua atuação em qualquer empresa tem um significado. Pode ser crescimento da organização, almejar uma posição de liderança, ser referência na sua área de atuação, benefícios à sociedade ou simplesmente saber que seu trabalho é necessário para obter determinado resultado.
Então, a mensagem é a seguinte: uma carreira com propósito não precisa mudar vidas, nem salvar o mundo. Ela precisa apenas fazer sentido para você e para a sua realidade.
A importância de ter um propósito na carreira
Agora que você já entende a relação entre carreira e propósito, vamos explorar mais sobre a importância de trazer esse assunto à tona.
Seja qual for o seu propósito, todos eles têm uma relevância essencial para a vida profissional e trazem diversos benefícios até mesmo para a vida pessoal. Alguns deles são:
- Redução de estresse pelo aumento na qualidade vida;
- Bem-estar no ambiente de trabalho e melhora no relacionamento com a equipe;
- Incentivo à criatividade, inovação e produtividade;
- Reconhecimento de gestores;
- Busca incessante por mais conhecimento.
Como construir seu propósito na carreira
Muitos definem o propósito com uma só palavra: “sucesso”. Mas o que é o sucesso, exatamente? Para evitar frustrações, você deve desmembrá-lo em diversos objetivos para currículo menores, com indicadores de desempenho.
Para te auxiliar, de forma resumida, separamos os três passos principais que você deve seguir.
1. O que você mais quer no momento e o que precisa mudar?
É preciso, antes de tudo, ter consciência do que precisa ser mudado na sua vida. Dessa forma, sua carreira irá se tornar mais satisfatória e você alcança mais qualidade de vida. Pense sobre o que você mais deseja, identifique os elementos principais e reflita sobre os “porquês”.
Vamos a um exemplo: você quer mais flexibilidade e controle sobre o tempo no trabalho, porque deseja mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal para dedicar mais tempo à família.
2. Explore novos caminhos
Calma, isso não significa que você deve sair tomando grandes decisões sem planejamento profissional. Quando há mais clareza no que precisa ser mudado, você pode pesquisar sobre direções potenciais.
Você deseja mudar de carreira? Empreender? Permanecer na mesma função, mas em outra empresa? Ou permanecer na mesma empresa, mas encontrar outra função? Deixar tudo como está?
A resposta para essas perguntas está no que você está enfrentando de problemas, o que mais te incomoda e o que você precisa. Assim, você consegue analisar quais são os próximos passos, como a atualização do currículo, por exemplo.
3. Compreenda que nem sempre o que você quer será o movimento certo para o momento
Caso o seu desejo seja empreender, é necessário ter em mente todas as mudanças envolvidas. Trabalhar como autônomo é completamente diferente de construir uma carreira como colaborador de uma empresa. Novas responsabilidades, mais investimento e diversos outros elementos devem ser levados em consideração.
Se a sua opção é mudar de carreira ou de organização, analise seu currículo, analise o plano de carreira das empresas e procure dicas de profissionais que já passaram por esse processo.
Leia também: 5 perfis sobre carreira que todo mundo deveria seguir
Plano de carreira
Para finalizar, vamos tratar um pouco sobre o que é plano de carreira. Resumidamente, ele é o caminho que cada colaborador percorre dentro da empresa. Novos objetivos e novos patamares levam a novos cargos que exigem competências e habilidades diferentes.
O crescimento de acordo com um plano de carreira pode ser tradicional, mais conhecido como “vertical”, ou horizontal, que tem se tornado mais comum atualmente. O profissional pode ser reconhecido e recompensado por seu trabalho sem necessariamente escalar para um cargo de gerência, no caso do modelo horizontal.
Portanto, os planos de carreira devem ser apresentados pelas empresas quando realizam o recrutamento dos talentos. Isso se deve ao fato de que a população que está no mercado de trabalho agora procura investir na própria carreira visando crescimento e isso contribui muito para qualquer organização.
Motivação para trabalhar
Vale destacar que ter um propósito profissional também funciona como “combustível”. Quando você vê um significado por trás do que faz e tem objetivos claros, continua se dedicando. Além disso, a chamada “Síndrome de Segunda” que bate já no domingo à tarde, deixa de ser tão frequente. Atuar por algo maior sempre traz motivação!
Conseguiu compreender como o propósito na carreira faz toda a diferença para ter uma rotina de trabalho mais saudável e satisfatória? Esperamos que este conteúdo tenha sido de grande ajuda! Não se esqueça de compartilhar para que mais pessoas possam contar com essas dicas. 😊