
A procrastinação está muito presente no mundo moderno e é um comportamento recorrente na rotina das pessoas. Praticamente todo mundo já se arriscou a adiar a realização de alguma tarefa até o último momento. Entretanto, você pode afetar seus compromissos ao tornar isso frequente em sua vida.
Muitos acabam permitindo que esse comportamento se torne um hábito. Aqui damos algumas dicas para que você lide melhor com essa questão, tão presente em nosso tempo.
Por que nós procrastinamos?
Existem vários motivos para uma pessoa procrastinar. Isso pode acontecer por perfeccionismo, por exemplo. Muitas pessoas não querem realizar uma determinada atividade sem que ela fique “perfeita”. O medo do fracasso também pode fazer com que as pessoas adiem suas atividades, tornando cada vez mais distante o momento de finalizar essa tarefa. As redes sociais e a hiperatividade também são exemplos de coisas que contribuem para a procrastinação.
Descobrir a causa de sua vontade de procrastinar é uma boa maneira de começar a lidar com esse comportamento.
Maneiras de acabar com a procrastinação
Apesar de muitas vezes ser um tanto complicado acabar com esse hábito, fazer esse esforço é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal.
Existem diferentes maneiras de acabar com a procrastinação, e elas variam segundo a causa. Aqui vão algumas boas práticas para lidar com a procrastinação:
- Criar uma rotina: estabelecer uma rotina organizada, considerando suas atividades e responsabilidades, é uma boa forma de lutar contra a procrastinação, apesar de ser um tanto difícil no começo, até que você se acostume.
- Eliminar as distrações: você deve tentar se manter afastado de distrações, como as redes sociais, e se concentrar apenas na tarefa que precisa realizar.
- Definir objetivos realistas: se você definir metas irrealizáveis ou com prazo muito indefinido, pode desanimar e acabar procrastinando.
- Não ser tão perfeccionista: não se preocupe em fazer tudo de maneira perfeita pois nem sempre isso ocorrerá. Apenas tente realizar da melhor forma possível. É melhor fazer algo imperfeito do que não fazer nada.
Não precisa se culpar: sentir-se culpado por procrastinar, embora seja muito comum, só vai gerar ansiedade e insatisfação. Lembre-se que, em alguma medida, todos procrastinam.
Esperamos que esse texto possa ter, de alguma forma, ajudado você a identificar e resolver os problemas envolvendo a procrastinação. Torcemos para que você consiga atingir todos os seus objetivos neste ano.
Se você ainda está na dúvida sobre fazer um curso superior, não procrastine, acesse o nosso site e dê uma olhada nas opções de graduação e pós-graduação.