Após a conclusão do ensino médio, muitas pessoas optam por seguir com sua formação profissional em um curso tecnólogo. Isso se deve, principalmente à sua menor duração e ao foco desse tipo de curso nas exigências do mercado de trabalho. Porém, uma dúvida muito recorrente nesse momento é: cursos dessa categoria são de nível superior?

Nesse post, responderemos a essa pergunta e explicaremos quais as diferenças entre tecnólogos e os demais tipos de graduações.

 

Cursos tecnólogos 

Indo direto ao ponto, SIM! Diplomas de tecnólogos são de nível superior, e todos os formados nessa categoria de graduação podem cursar tanto especializações como o mestrado e o doutorado. Entretanto, os tecnólogos possuem algumas peculiaridades que os diferenciam das demais graduações. Explicaremos todas essas diferenças a seguir.

Antes disso, vale ressaltar que na Uninter você encontra uma grande diversidade de tecnólogos, nas mais diversas áreas de atuação e com a melhor qualidade que uma faculdade EAD pode oferecer. Para conferir todas as opções, acesse uninter.com.

 

O que é uma graduação? 

A principal função de uma graduação é especializar o estudante na área de trabalho que ele optou por seguir e habilitá-lo a atuar no mercado. Logo, é possível perceber que tecnólogos se encaixam nessa categoria.

As graduações são divididas nas seguintes categorias:

  • Bacharelados
  • Licenciaturas
  • Tecnólogos

 

Mulher de óculos observando uma tela

 

Quais as principais diferenças entre tecnólogos e as demais graduações? 

Agora que já sabemos que curso tecnólogo é superior, vamos citar as principais diferenças quando comparado com os demais tipos de graduações.

Uma que sempre vem à mente das pessoas é a sua duração. Tecnólogos duram em torno de 2 a 3 anos e são bem mais curtos do que os bacharelados e licenciaturas, que podem chegar a ter 6 anos.

Além disso, outra diferença bastante relevante é que tecnólogos têm uma formação mais especifica, direcionando o profissional para um determinado nicho em sua área de atuação. Já o bacharelado e a licenciatura têm uma formação mais ampla e habilitam o estudante a atuar em mais funções no mercado de trabalho. Vale ressaltar que cursos de licenciatura são principalmente para formar profissionais docentes, que atuarão como educadores ou em alguma função relacionada a educação.

 

Tecnólogos e técnicos possuem diferenças? 

Outra questão que costuma confundir as pessoas é se tecnólogos e técnicos são a mesma coisa. Essas categorias de cursos, porém, são totalmente diferentes e não possuem relação uma com a outra.

Os técnicos são uma formação de nível médio e podem ser cursados logo após a conclusão do ensino fundamental. Já os tecnólogos, como já explicado anteriormente, são uma formação superior e só podem ser cursados após a conclusão do ensino médio.

Os cursos técnicos são, portanto, uma formação mais básica, como uma introdução ao mercado de trabalho. Os tecnólogos, por sua vez, são uma formação mais profunda e o credenciam melhor para atuar profissionalmente.

Esperamos que este texto possa ajudá-lo a decidir qual graduação seria a melhor opção para você. Não esqueça de deixar seu feedback e até a próxima.