Não é segredo que passar em um vestibular é o sonho da maioria dos estudantes no país. No entanto, será que existem aplicativos para estudo que possam facilitar a vida de quem está passando por essa fase?

A resposta é “sim”.

Neste artigo, trouxemos uma lista com 8 aplicativos que não podem faltar no seu dispositivo móvel. Confira!

1. Trello

Quando você tem que trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo e precisa de um método de organização simples e objetivo, nada melhor do que usar a técnica Kanban, presente no aplicativo Trello. Sua disposição em colunas e com cartões semelhantes aos post-its faz com que seja possível administrar melhor o seu cronograma de estudos e identificar o que precisa ser feito, o que está em andamento e o que foi concluído.

Disponível nas lojas de aplicativo e para a versão web, o Trello é excelente se pensarmos em grupos de estudos, pois as informações são organizadas de forma ordenada e todos podem acompanhar a evolução dos processos. Você ainda pode compartilhar arquivos de áudio, texto e vídeo, fazer checklists, estipular datas para a entrega de determinada tarefa e assim por diante.

2. Truques matemáticos

A menos que seja expert no assunto, você provavelmente já teve problemas com a Matemática em algum momento da sua vida, não é verdade? Afinal, essa é uma matéria que tira o sono de qualquer estudante durante a preparação para vestibular, Enem ou concursos públicos, e até mesmo na faculdade, dependendo do curso que escolher.

Para tanto, existe o app Truques Matemáticos, disponível no Google Play e na App Store. Com uma forma diferenciada de ensinar os cálculos de adição, multiplicação, divisão, subtração, potenciação e porcentagem, a plataforma oferece jogos que estimulam o raciocínio, desenvolvem o senso lógico e ainda ensinam macetes que podem deixar você à frente dos concorrentes nas provas.

3. G1 Enem

Organizado pelo grupo Globo e disponível nas lojas de apps, o G1 Enem ensina por meio da competição — ou seja, você jogará com amigos ou desconhecidos e testará o que sabe nas áreas de conhecimento do Enem. Cada pergunta gera uma pontuação e, ao final das rodadas, você poderá observar a porcentagem de quanto conhece sobre Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos.

As perguntas em formato de enigmas costumam valer mais pontos e aumentam seu desempenho nas matérias, mas aparecem apenas em certos intervalos de tempo — por isso, é importante ficar de olho nas notificações. Além disso, caso o seu desempenho esteja ruim, o próprio aplicativo indica alguns vídeos que ajudarão a revisar a matéria que tem dificuldade.

4. Estuda.com

Se você perguntar para os seus professores quais são os melhores métodos de estudo, pode ter certeza que a maioria vai indicar a resolução de provas de edições anteriores. Baseado nisso, o aplicativo Estuda.com criou uma plataforma que reúne os exames dos melhores vestibulares do país, com um ambiente ideal para que você estude no seu tempo e com o cronograma que tem mais a ver com a sua necessidade.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

É possível treinar áreas específicas de conhecimento, criar simulados personalizados, participar de desafios, assistir a videoaulas e ainda acompanhar as estatísticas para entender o que precisa ser melhorado. O aplicativo está disponível nas principais lojas de apps e em versão web, tendo ainda um módulo para treinar a escrita em redações.

5. AppProva

Outra ótima forma de se acostumar com o molde de perguntas aplicadas nos vestibulares é utilizando o AppProva, um dos mais famosos na categoria. Ele oferece acesso a mais de 40 mil exercícios de exames de faculdades públicas e privadas, a fim de treinar o seu conhecimento da melhor maneira possível.

Com uma interface bem intuitiva e disponível no Google Play, o AppProva permite acessar diversos simulados online, traz comparativos de desempenho de outros estudantes do Brasil e alerta sobre quais conteúdos precisa focar. Outra característica interessante é a cronometragem nas provas, criando um ambiente propício para você não perder tempo ao resolver as questões.

6. Geekie Games

Também voltado para o sistema Android, o Geekie Games é um dos aplicativos para estudo mais requisitados quando o assunto é focar no Enem. Esse é um app que traz um acervo imenso de videoaulas e é utilizado no programa “Hora do Enem”, plataforma de estudo oficial do Ministério da Educação.

Com ele, você terá a oportunidade de conhecer a fundo todas as matérias, obter uma lista de assuntos que precisa revisar e ainda estruturar a sua redação para conseguir a tão sonhada nota 1.000. Além de ter acesso aos gabaritos, resoluções comentadas, dicas e planos de estudo, é possível descobrir se o seu desempenho é suficiente para o Sisu.

7. Duolingo

Para quem deseja dar um upgrade na carreira e conquistar salários melhores, não há outro jeito senão aprender um segundo ou terceiro idioma. Por isso, baixe o aplicativo Duolingo nas principais lojas e treine diariamente, pois essa é uma das plataformas mais completas quando o assunto é conhecer novas línguas.

Basicamente, o layout do app consiste em uma árvore de conhecimento em que você traduz frases, treina a conversação e testa a sua audição para ficar fera em diversos idiomas. Lá, é possível especificar o nível de intensidade diária, disputar campeonatos com amigos, resolver questões extras e fazer um teste de proficiência com uma qualidade indiscutível, aceito até na Universidade de Harvard!

8. Português Panda

Por fim, mas tão relevante quanto as demais dicas, temos o app Português Panda, que dispõe de um arsenal completo de questões para ajudar em provas de concurso e vestibulares. Disponível no Google Play, seu propósito é oferecer um simulado com diversas opções de perguntas sobre acentuação, coesão, fonologia, semântica, regência, sintaxe etc.

Todas as questões são comentadas, o que permite entender onde errou e revisar a matéria de maneira simples. Ao final de cada rodada de perguntas, você descobre o seu desempenho nos temas, sendo que é possível definir a quantidade de questões por vez e acompanhar videoaulas para revisar o conteúdo.

Embora você possa utilizar qualquer um desses aplicativos para estudo, mantenha a organização do seu cronograma e estipule dias exatos para treinar cada matéria. Com isso, seu aprendizado melhora e a chance de conseguir a aprovação será ainda maior.

O que achou desta lista que trouxemos? Quer ter acesso a outros conteúdos em primeira mão? Então, aproveite que está por aqui e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert