Bandeira com a escrita "PARIS 2024" e com o logo dos jogos olímpicos com a torre Eiffel ao fundo

Maior evento esportivo do mundo, as Olímpiadas 2024, sediadas na capital francesa prometem dar um show de inovação e quebrar novos recordes.

Nós sempre teremos Paris! A célebre frase do filme “Casablanca” eternizou a Cidade Luz como a capital do reencontro. Neste ano, Paris, berço da alta-costura, da alta gastronomia e do time de futebol Paris Saint-German reencontra-se novamente com os jogos Olímpicos ao sediar as Olimpíadas 2024.

A promessa é que novos recordes sejam quebrados, incluindo o valor do investimento no evento, que deve ultrapassar 9 bilhões de euros, segundo o comitê organizador.

Também pudera! As Olimpíadas 2024 em Paris serão a primeira edição do evento pós-pandemia de covid-19, e a primeira olimpíada “verde”, seguindo protocolos do acordo climático. Por isso, nós já estamos aqui na maior expectativa para torcer para a delegação brasileira entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

Enquanto nos preparamos para testemunhar ao vivo os melhores atletas do planeta, competindo nas mais diversas modalidades de esportes, preparamos algumas estatísticas e números por trás desse evento grandioso e, por que não, luxuoso, assim como a capital do Mbappé!

Mulher falando "Bonjour, Paris!"

 

Por que esta Olimpíada entrará para a história? 

Sim, a partir de julho, Paris estará em festa, e esta não é a primeira vez que a capital francesa sedia uma Olimpíada, o que já ocorreu em 1900 e 1924.

Aliás, esse é um dos recordes que serão alcançados neste ano: Paris ficará ao lado de Londres no topo do ranking das cidades que sediaram mais edições dos jogos Olímpicos.

Outra marca incrível a ser atingida é esta: pela primeira vez na história das Olimpíadas teremos o mesmo número de atletas femininos e masculinos disputando as modalidades. Isso significa um grande avanço na equidade de gênero, uma vez que, do total de atletas disputando uma medalha, haverá 50% de mulheres e 50% de homens. Viu só?

Nas edições passadas, por exemplo, a participação das mulheres foi menor, como aconteceu na última Olimpíada de Tóquio 2020 (adiada para 2021 por causa da covid-19), quando as representantes do sexo feminino somaram 45,6% dos atletas.

O fator inclusão, muito presente nesta edição, também vem representado no mascote dos Jogos Olímpicos 2024, bem como dos Paraolímpicos de Paris: o Phryges. Já conhece ele?

 

Mascostes da próxima olimpiada, segurando a bandeira do país cede, a França

Fonte: reprodução olympics.com

Ao contrário do que você pode pensar, o Phryges não é um animalzinho, mas é o barrete frígio, uma espécie de touca que é símbolo da Revolução Francesa e sinônimo de liberdade.

 

Quantos atletas vão competir nas Olimpíadas 2024? 

Nos Jogos Olímpicos 2024, serão cerca de 10.500 mil competidores, que representam 203 comitês olímpicos nacionais. É coisa, hein!

A maioria dos atletas ficará hospedada na tradicional Vila Olímpica, em Saint-Denis, na periferia de Paris, sendo que, por conta do conflito internacional, os de nacionalidade russa e bielorrussa que não apoiaram a guerra contra a Ucrânia só foram autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a competir individualmente e sob bandeira neutra, como mostra esta matéria.

Leia também: Engajamento e produtividade: como motivar sua equipe

 

Quais são as novas modalidades dos Jogos Olímpicos 2024? 

Outra grande novidade é que nas Olimpíadas em Paris haverá 329 competições em 48 modalidades e 32 esportes diferentes, proporcionado uma experiência ainda mais emocionante.

Além de esportes clássicos, como atletismo, natação e ginástica, teremos a estreia do break dance ou breaking. Isso mesmo! A dança que surgiu em Nova Iorque, lá nos anos 70, na onda do movimento hip-hop, e se popularizou nos anos 80. Os passos têm raízes vem do funk de James Brown.

Quer conhecer a primeira seleção brasileira de breaking dance? É só assistir ao vídeo abaixo:

Além do break, teremos a estreia da canoagem slalom extremo, conhecida ainda como caiaque cross. Quem sabe, na próxima edição, que será realizada em Los Angeles, o COI não inclui a capoeira como modalidade olímpica, né?

Por outro lado, saem de cena o beisebol, o softbol e o karatê, para tristeza dos amantes de artes marciais. Os dois primeiros esportes, entretanto, devem retornar à ativa nas Olimpíadas de 2028. Para conferir todas as modalidades, basta acessar esta matéria.

 

Como será a cerimônia de abertura? 

Outra inovação da Olimpíada 2024 poderá ser conferida na sempre aguardada cerimônia de abertura. Pela primeira vez na história, a festa que abre o evento será realizada fora do estádio e tomará conta das ruas de Paris, ou melhor, do Rio Sena, um dos rios mais famosos do mundo (apensar de poluidíssimo!) por onde passarão centenas de barcos com as delegações dos países participantes, que acenarão para o mundo todo.

A expectativa é a de que compareçam 100 mil pessoas ao evento, com lugares marcados e bem pagos, para assistir a um desfile espetacular, bem aos moldes dos parisienses.

Aliás, um evento tão monumental como esse precisa de instalações à altura, certo? Por isso, os jogos e partidas serão realizadas em 40 locais diferentes e um tanto emblemáticos, como o Stade de France, o Centro Aquático Olímpico e o Grand Palais Éphémère.

 

Qual é a previsão do público das Olimpíadas 2024? 

Como vimos até aqui, as Olimpíadas de Paris devem ficar marcadas na história, não apenas por esta ser a primeira edição com total igualdade de gênero, mas também por impulsionar mudanças nos eventos esportivos.

Por conta disso, a previsão é que atraia um público recorde. Cerca de um bilhão de telespectadores devem assistir à cerimônia de abertura. Presencialmente, são esperadas mais de 15 milhões de pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, sendo 12% de estrangeiros.

Leia também: A Uninter é boa? Conheça histórias de transformações de quem já passou por aqui.

 

Como será feita a logística do evento? 

Se o número de atletas é imenso, já imaginou a logística para atender todo esse povo? Estão previstas 13 milhões de refeições, com a exigência de que 80% da comida seja produzida na França. Comment ça?

Quem pode viajar até a França para acompanhar as Olimpíadas deve ficar atento ao valor das coisas — muitas delas tão “salgadinhas” como um saboroso croissant. O preço da passagem de metrô, por exemplo, aumentará de 2,10 (R$11,22) para 4 euros (R$21,40). Então, conte seus euros direitinho!

 

Qual será o volume de voluntários nas Olimpíadas 2024? 

Como é muita gente envolvida nesse evento, o número de voluntários para ajudar também é imenso. O programa de voluntários é aberto a pessoas de todos os países, que precisam seguir esses critérios:

  • ter 18 anos ou mais em 1º de janeiro de 2024;
  • falar inglês ou francês, pelo menos;
  • estar disponível por pelo menos 10 dias entre a abertura da Vila dos Atletas, em 12 de julho de 2024, e dois dias depois do encerramento dos Jogos Paralímpicos, em 10 de setembro de 2024.

A estimativa é que, aproximadamente, 30 mil voluntários estejam presentes para informar e ajudar os espectadores, assim como colaborar nos 6 mil testes antidoping previstos, além de, é claro, facilitar a vida daqueles que suarão a camisa da seleção para conquistar uma medalha.

 

Inspire-se nos Jogos Olímpicos e se prepare com a Uninter

Viu só como as Olimpíadas 2024 prometem muita novidade? Se você pretende seguir carreira no mundo dos esportes ou especializar-se na área, a Uninter tem várias opções de cursos no seu portfólio:

Bacharelado em Educação Física (graduação a distância)

Gestão, Comunicação e Marketing no Esporte (pós-graduação a distância)

Pedagogia do Esporte (pós-graduação a distância)

Fisioterapia no Esporte e no Exercício Físico (pós-graduação a distância)

Para conferir a lista completa de cursos na área esportiva, acesse uninter.com.

Curtiu o post? Então, compartilhe por aí!

Até a próxima!