Os cuidados com a higiene na manipulação dos alimentos são fundamentais para controlar a contaminação por microrganismos e evitar doenças. Essas precauções devem fazer parte da rotina de todas as famílias e estabelecimentos, mas a correta higienização de frutas, legumes e verduras, por exemplo, ainda gera dúvidas.
Os professores do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional Uninter, Thais Regina Mezzomo e Alisson David Silva, explicam que a primeira coisa a se fazer é avaliar a forma como o alimento será servido. Frutas, verduras e legumes que serão consumidos in natura, sem sofrer tratamento térmico, devem ser sanitizados.
O procedimento de higienização compreende duas etapas: a limpeza para remoção da sujeira visível, como terra e insetos, que deve ser feita sob água potável e, quando for o caso, utilizando uma escova com cerdas de nylon; e a sanitização para remoção da contaminação por microrganismos, que deve ser realizada com a imersão em solução de hipoclorito de sódio por alguns minutos e finalizada com um enxágue.
Confira o passo a passo:
-
Lave as mãos e utilize somente utensílios limpos.
Antes de iniciar o contato com os alimentos, você deve higienizar bem as mãos e os utensílios que irá utilizar. Também é muito importante evitar a contaminação cruzada: por exemplo, não utilizar a tábua de carnes para cortar legumes.
-
Remova as partes danificadas dos alimentos.
Antes de realizar a higienização dos legumes e verduras, você deve remover, com o auxílio de uma faca ou colher, as partes estragadas. Eventualmente, apenas uma folha estragada pode ser foco de contaminação.
-
Lave em água corrente.
O objetivo de lavar os alimentos em água corrente antes da sanitização, é retirar as sujidades mais aparentes do alimento, como terra, folhas e insetos. Nesse momento, é possível utilizar uma escova de nylon (exclusiva para isso, ou que não tenha sido usada para nenhuma outra finalidade) para lavar as cascas dos alimentos.
-
Coloque as frutas, legumes e verduras imersos em solução.
Utilize uma colher de sopa (10 ml) de hipoclorito de sódio ou água sanitária —na concentração de 2,0% ou 2,5%. Ou duas colheres de sopa de hipoclorito — na concentração de 1%, para cada litro de água. Coloque os alimentos em imersão nessa solução por, no mínimo, 15 minutos.
-
Enxague em água corrente.
Retire as frutas, legumes ou folhas da solução clorada e enxágue abundantemente em água corrente. Pronto, o seu alimento está adequado para o consumo.
Thais ainda esclarece uma dúvida comum da população: a solução clorada não elimina os agrotóxicos. “Nesse caso, o objetivo é eliminar os microrganismos que não são visíveis a olho nu e que podem causar sérias doenças ao nosso organismo. Contudo, alguns estudos têm demonstrado o poder do bicarbonato de sódio em solução (10g/L) com frutas e legumes por 15 minutos em reduzir o percentual de agrotóxicos nos alimentos”.
Ela ressalta, ainda, que o vinagre remove apenas a sujeira aparente e não é capaz de fazer a desinfecção. “Não recomendamos o uso de detergente, pois pode deixar resíduos químicos nas cascas dos alimentos”, acrescenta.
E você, já higienizava os alimentos de alguma outra forma? Tem alguma dúvida? Participe deixando o seu comentário!
Para quem se interessar em saber mais sobre o tema, a Uninter promove um curso de extensão on-line, gratuito e aberto ao público, que trata das boas práticas na manipulação de alimentos. As inscrições estão abertas neste link. O curso dá direito a um certificado de 60 horas extracurriculares.
Leia também:
6 livros de nutrição indicados para aspirantes e profissionais
Ótimo
💙
E pra quem tem alergia a água sanitária?
Recomendamos consultar um especialista. 🙂
E para as frutas e verduras que as casacas não são consumidas ou que serão cozidas e não precisa de desinfecção, como higienizar?
Vale as mesmas regras. 🙂
Eu limpava com vinagre e alguma sanitária, mais não sabia que podia limpar com bicarbonato de sódio, muito obrigada pelas dicas 👏👏