Jovem estuda em casa, sentada à mesa, fazendo anotações no caderno.

O curso técnico garante qualificação profissional para o jovem deixar o ensino médio e conquistar o primeiro emprego. Saiba mais aqui!

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, fazer um curso técnico é uma das saídas mais estratégicas para conquistar o primeiro emprego. Afinal, a demanda por profissionais com capacitação técnica de qualidade só aumenta e, muitas vezes, quem faz um curso técnico chega a ganhar mais do que quem tem uma graduação, dependendo do setor, é claro!

O mais interessante é que hoje já é possível realizar o curso técnico a distância. Isso significa que você economiza tempo e dinheiro, e fica pronto para abraçar o mercado de trabalho rapidinho.

Olha só essa notícia: um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, intitulado Mapa do Trabalho, prevê que um em cada cinco empregos na indústria deverá ser ocupado por quem concluiu uma escola técnica. Para preencher todas essas vagas é preciso formar mais de 77 mil estudantes.

Por isso, neste post, vamos dar a você motivos para começar um curso técnico e fazer parte desta estatística!

 

Leia também:

6 qualidades profissionais que toda empresa procura

 

Para quem o curso técnico é voltado?

Será que os cursos técnicos são voltados apenas a quem está deixando o ensino médio? Não!

O público é bem mais amplo do que você pode imaginar e engloba, por exemplo, quem está tentando mudar de profissão e não quer fazer outra uma graduação, ou ainda quem busca uma alternativa de trabalho.

Além disso, foi-se o tempo em que os cursos técnicos eram mais voltados ao público masculino. Tanto é que o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Mulheres Mil, com o intuito de incentivar a entrada das mulheres no mercado de trabalho.

Uma pesquisa, aliás, comprova que as estudantes brasileiras estão mais preparadas para o mercado de trabalho, já que 58% das matrículas em cursos de educação profissional e tecnológica (EPT) são do sexo feminino, o que representa 1,2 milhão de alunas do ensino médio interessadas em construir uma carreira profissional. É coisa, hein!

 

Quais são os tipos de cursos técnicos?

Os cursos técnicos são divididos em categorias que devem ser levadas em consideração ao se fazer a opção por essa modalidade. Na Uninter, temos as seguintes:

  • Técnico Concomitante
    Aqui, o ensino médio e o ensino técnico são realizados em paralelo. No final, o estudante recebe duas certificações, uma vez que as instituições de ensino não precisam ser as mesmas. Vale ressaltar que o aluno só recebe o diploma do curso técnico após concluir o ensino médio.

 

  • Técnico Subsequente
    Como o nome diz, é para quem já concluiu o ensino médio e quer iniciar um técnico online a qualquer momento.

 

Quais cursos técnicos oferecemos?

Opção é o que não falta para quem pensa em fazer um curso técnico. Dependendo da sua escolha, você encontrará diferentes prazos e valores de mensalidade. Para lhe ajudar, listamos alguns cursos mais procurados:

  1. Técnico em Administração
  2. Técnico em Contabilidade
  3. Técnico em Enfermagem
  4. Técnico em Informática
  5. Técnico em Logística
  6. Técnico em Marketing
  7. Técnico em Recursos Humanos
  8. Técnico em Secretariado

Antes de conhecer os cinco motivos que preparamos para você, confira só esta playlist, que traz um compilado de cursos da Uninter:

 

Leia também:

Afinal, o que fazer para melhorar o seu salário? Veja agora mesmo!

 

Confira 5 motivos para você fazer um curso técnico 

Agora sim! Chega de suspense! Vamos conhecer, finalmente, por que você deve fazer um curso técnico:

  1. Antecipar o ingresso no mercado de trabalho: os cursos técnicos possibilitam uma formação rápida, entre um ano e meio a dois anos, se comparados com uma graduação, que dura de quatro a cinco anos.
  2. Aprender técnicas essenciais: fazer um curso técnico a distância proporciona características valiosas para um candidato a emprego, como organização, responsabilidade, disciplina e proatividade.
  3. Diminuir os gastos: este tipo de curso traz uma grande economia ao aluno do EAD, não só nas mensalidades, mas com deslocamento, material etc.
  4. Fazer networking: ampliar sua rede de contatos é importantíssimo para conquistar um emprego. Aproveite para conversar com professores e colegas.
  5. Acessar o conteúdo: você consegue assistir às aulas onde e quando quiser, e ainda tem acesso a bibliotecas online.

 

Quais os diferenciais de fazer um curso técnico na Uninter?

Bem, pra início de conversa, somos pioneiros em EAD e já transformamos mais de um milhão de vidas por meio da educação. Por isso, a qualidade dos nossos cursos de graduação também se estende aos cursos técnicos.

Na Uninter, o aluno estuda numa plataforma de ensino intuitiva e moderna, o Univirtus. E o mais legal é que, no EAD, o aluno pode fazer seu horário de estudo.

Além de tudo isso, você tem acesso a livros digitais e tutoria online.

Viu só quanta vantagem em fazer um curso técnico? Para conhecer todos os cursos do portfólio da Uninter, acesse aqui.

 

E, se gostou do post, deixe um comentário aqui embaixo!

Até mais!