Você já se perguntou qual é a importância do inglês para o mercado de trabalho e também em nossos cotidianos? Afinal, será que o estudo desse idioma pode proporcionar benefícios duradouros em sua trajetória profissional?

Foi pensando nessas e em outras questões que elaboramos este artigo. Assim, ao longo do texto, você entenderá como essa língua estrangeira pode ser um diferencial e tanto em seu currículo. Também mostraremos como é possível aprimorar esse conhecimento mesmo em uma rotina corrida. Vamos lá?

Qual é a importância do inglês?

Não é raro ouvir alguém dizer que o inglês é a “língua dos negócios” ou é o “idioma universal”. Não por acaso, no Brasil, a partir da década de 1990, tornou-se mais comum o incentivo ao aprendizado de língua inglesa — seja em escolas particulares, seja em instituições públicas de ensino. Há algo em torno de 550 milhões de falantes espalhados ao redor do mundo.

É justamente por ser tão relevante em tantos setores que esse idioma também tem grande importância no mercado do trabalho. Um auxiliar administrativo pode buscar cargos mais interessantes se souber responder e-mails ou intermediar reuniões em outra língua, por exemplo.

Para notar a comprovação da importância do inglês na prática, faça um breve exercício: procure cargos que você almeja ocupar em sites de emprego e veja como os 10 primeiros resultados se posicionam em relação ao idioma. É bem provável que a maioria deles exija inglês intermediário ou avançado/fluente.

A boa notícia é que, diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele pode ser aprendido em qualquer idade. Não é correta a ideia de que apenas crianças devem se dedicar ao estudo da língua inglesa. Adultos, com formação superior ou não, também podem ter ótimos resultados com essa conquista — ela pode ser a chave para mudar de carreira

Por que o inglês abre novas portas?

De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, promovida pela Catho, em 2014, pouco mais de 27% dos trabalhadores investe em um curso de idiomas. Consequentemente, existe uma carência de profissionais que conseguem analisar com profundidade dados, produtos, serviços e tendências globais, porque eles são, na maioria das vezes, divulgados e/ou produzidos em inglês.

Trata-se de uma brecha da qual você pode se aproveitar se quiser ascender na carreira e explorar novos territórios.

Além da possibilidade de atuar em outros mercados, o aprendizado desse idioma pode causar uma série de impactos positivos em sua vida profissional. Também é válido mencionar a inserção social como uma consequência extremamente positiva. Você não precisará mais ter aquela vergonha na hora de falar com algum estrangeiro, por exemplo. Viagens para fora do Brasil — a passeio ou a trabalho — também acontecerão de forma mais tranquila.

Como aprender inglês em uma rotina corrida?

Nós sabemos que a realidade muitas vezes nos obriga a dedicar as horas de nossa semana para resolver problemas e lidar com as obrigações — domésticas ou profissionais. Porém, a famosa falta de tempo pode aparecer como uma desculpa para não nos arriscarmos na aprendizagem de algo novo e desafiador. No entanto, é totalmente possível dar conta do desafio de aprender a nova língua ainda que com pouco tempo. Confira algumas dicas simples para aprender inglês que separamos para você:

  • Cursos de inglês online podem te levar mais longe

Hoje, existem excelentes cursos online de inglês, que podem ser feitos no conforto do seu lar. Inclusive, alguns deles são gratuitos. A grande vantagem do ensino a distância, nesse caso, é a chance de aprender de acordo com seu ritmo e rotina.

Para exemplificar: se tiver dificuldades com algum tema, você pode rever a teoria quantas vezes julgar necessário. Os exercícios também podem ser feitos em casa, a fim de garantir seu progresso.

Ao escolher um curso online, certifique-se de que a instituição responsável por ministrá-lo conta com docentes experientes e tem um bom material de apoio. Práticas de conversação são altamente desejáveis, tendo em vista que, em muitas áreas, pode ser mais relevante falar e ouvir bem o idioma do que saber ler ou escrever, apenas.

  • Leia livros paradidáticos em inglês

Livros paradidáticos são obras literárias reescritas em linguagem mais simples e acessível. O objetivo é introduzir quem está aprendendo uma língua – seja a Língua Portuguesa na fase de alfabetização ou Língua Inglesa como segundo idioma – ao novo vocabulário, expressões e linguagem.

Assim, devagarinho, você tem a chance de desbravar a leitura de um livro em inglês, mas com mais leveza.

  • Viva seu hobby in English

Toda linguagem é emocional. Isso significa que não adianta tentar aprender o inglês apenas por meio de gramática, listening and speaking. É preciso amar algo por meio da língua que se está tentando aprender, usá-la como instrumento para viver seu hobby. Por exemplo: você gosta de uma cantora ou cantor falante de língua inglesa?

Que tal tentar descobrir coisas sobre sua vida lendo apenas em sites que escrevem em inglês? Vá mais longe: traduza suas músicas, aprenda a cantá-las com a pronúncia correta. Essa dica vale para qualquer hobby: encontre formas de vivê-lo por meio do inglês.

  • Procure pessoas interessadas em conversação

É muito difícil aprender algo que não se pratica. Essa lição vale para tudo na vida, especialmente para o inglês. Estudar a língua sem procurar interação social pode atrasar seu processo de aprendizagem.

Por isso, tente encontrar nas redes sociais, por exemplo, grupos de conversação que promovam encontros para quem quer se aventurar a falar em inglês e praticar o que tem aprendido. Como todos estão lá para aprender, a vergonha e medo de falar não chega perto. Muitas livrarias fazem encontros gratuitos para falantes de outras línguas. Aproveite!

Enfim, a importância do inglês nos dias de hoje vai além do âmbito profissional — essa língua está presente em nosso cotidiano e se manifesta de variadas formas. Caso queira crescer em sua trajetória profissional, tenha em mente que estudá-lo é fundamental.

E aí, gostou do texto? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e não se esqueça de marcar seus amigos e colegas de trabalho!

[rock-convert-cta id=”1544″]