Mulher sorridente estudando pós-graduação online, sentado na mesa com o computador em casa.

Continuar no mundo acadêmico é crucial para se manter competitivo no mercado, mas a rotina de quem faz pós-graduação requer muita disciplina e dedicação.

Já ouviu falar em lifelong learning? Em tradução livre, quer dizer “aprendizado ao longo da vida”, ou seja, tem a ver com a ideia de não parar de estudar, de não abandonar o mundo acadêmico. Aplicar esse conceito ficou muito mais fácil nas últimas décadas, viu? Afinal, pare e pense: quantas pessoas você conhecia que tinham uma pós-graduação no currículo alguns anos atrás?

Sim! As vantagens da pós-graduação EAD, como flexibilidade, rapidez e mensalidades acessíveis, permitem mais autonomia ao estudante, que pode adaptar suas rotinas diárias aos estudos.

Portanto, fazer uma pós, sobretudo uma especialização lato sensu, deixou de ser um privilégio para poucos e, hoje, muitas pessoas têm chance de se qualificar profissionalmente para alavancar sua carreira com um certificado de pós-graduação.

Tanto é que o número de estudantes com esse grau de formação tem aumentado  ano a ano, como você pode conferir aqui.

Como é a vida de um estudante de pós-graduação?

Olha, isso vai depender muito da modalidade de pós-graduação que você pretende cursar: lato sensu, que engloba as especializações e os MBAs; ou stricto sensu, que engloba os programas de mestrado (profissional e acadêmico) e doutorado.

Algumas pessoas saem da faculdade com o objetivo de seguir uma carreira acadêmica, por exemplo, então já emendam um mestrado. Entretanto, nem sempre isso é fácil, afinal, é necessário ter um projeto engatilhado na linha de pesquisa definida e um orientador em vista para isso.

Leia também: Qual a hora certa de fazer uma pós?

 

Esse tipo de pós é fundamental para quem pretende ser professor universitário. Podemos dizer que a vida de estudante de mestrado não é nada fácil, sobretudo se o estudante precisa conciliar o trabalho com os estudos durante os dois anos de curso, que é a média de duração do mestrado.

Se você pretende tornar-se docente, que tal se inspirar na personagem Katherine Watson, a professora de História da Arte contratada para lecionar na Wellesley College, uma faculdade só para mulheres, interpretada por Julia Roberts? Já viu o filme?

 

 

Posso me ausentar do trabalho para fazer pós-graduação? 

Esse é um assunto que merece uma atenção especial! Afinal, para as empresas, é importantíssimo que os profissionais continuem se aperfeiçoando e se capacitem constantemente. Por isso, o ideal é ter uma conversa com o/a gestor/a e informar que você começou ou pretende fazer uma pós-graduação, para alinhar com ele/a sua jornada de trabalho e negociar a compensação das horas.

Caso contrário, não há corpinho que aguente a maratona, né?

Na realidade, havia um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados de 2008 que previa a concessão de horário especial para o trabalhador estudante. Para a tristeza dos estudantes, o PL 4475/2008 não vingou e acabou sendo arquivado.

 

E se eu não tiver como pagar minha pós-graduação? 

Bem, esse é outro assunto que pesa muito na hora de decidir fazer uma pós. Se você pretende, por exemplo, prestar concurso público, vale muito a pena investir num curso de especialização ou mestrado, já que o diploma/certificado contam pontos na prova de títulos.

Por isso, para facilitar a vida do estudante de pós-graduação, existem várias possibilidades de pleitear uma bolsa de estudo. Alguns programas e instituições oferecem bolsas de até 100%, assim é possível dedicar-se integralmente ao mestrado, por exemplo.

Só que não vá pensando que é simples conseguir bolsa! É preciso cumprir alguns pré-requisitos, como você pode ver aqui.

Depois que você conquista a bolsa, é preciso ter muita, mas muita dedicação aos estudos. Sabe quando você tem aquela paixão avassaladora por alguém e pensa nessa pessoa todos os dias? Então, você vai pensar na sua pesquisa praticamente diariamente. Tanto é que os estudantes de pós viraram as estrelas desses memes aqui, que refletem a realidade dos pós-graduandos. Afinal, é sempre melhor quando a gente enfrenta os desafios com bom-humor, né?

Reprodução Facebook / A Diva Acadêmica

Quem faz doutorado, então, praticamente se casa com a tese! Afinal, são quatro anos até conseguir o diploma de doutor. Aliás, de doutor de verdade!

Agora, como é a rotina de um estudante de especialização?

Nesse caso, em tese, é mais tranquilo ajustar as rotinas, uma vez que o estudante tem menos tempo pra terminar a pós-graduação lato sensu. Na Uninter, por exemplo, a maioria dos cursos de especialização tem duração de 9 meses. Sim, o tempo de uma gestação. Por isso, passa rapidinho, né?

A vantagem é que hoje, com a pós-graduação EAD, não é preciso se deslocar até a instituição de ensino para assistir às aulas, como era comum até pouco tempo atrás. Você, pode, por exemplo, aproveitar sua hora do almoço para isso. Ou mesmo estudar nos fins de semana.

Isso é um grande avanço da educação superior, e a Uninter tem orgulho de fazer parte desse embrião, afinal, viemos ao mundo ofertando cursos de pós-graduação quando o professor Wilson Picler fundou o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) lá em 1996, quando a EAD ainda engatinhava. É ou não é ter visão de futuro?

 

Quais são os requisitos para cursar uma pós? 

Olha, para cursar uma pós-graduação lato sensu é necessário apenas ter concluído a graduação. Já para fazer uma pós-graduação stricto sensu, será necessário, em alguns casos, ser submetido/a uma análise curricular, prestar uma prova ou apresentar um projeto de pesquisa para ser aprovado no processo seletivo, como já falamos anteriormente.

Leia também: Como saber se uma pós é reconhecida pelo MEC?

Agora vamos elencar algumas dicas para você conseguir terminar sua pós conciliando com sua rotina:

 

Administre seu tempo 

Ah, se o dia tivesse 48 horas… certamente daríamos conta de tudo, mas como “só” temos 24 horas pra dormir, trabalhar, estudar e cuidar da família (pra quem tem, é claro!), gerenciar o tempo é fundamental!

Por isso, a sugestão para quem faz pós-graduação é criar cronogramas de estudo para conseguir equilibrar vida acadêmica com as demais responsabilidades. Planejamento e disciplina são palavras que você deve incluir na sua rotina pra tentar dar conta de tudo.

Uma dica é utilizar a técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo que divide o estudo em períodos de 25 minutos. Hoje existem ferramentas para você aplicar esse método no seu dia a dia, como o Tomato Timer. Aqui é possível encontrar outros apps que vão te ajudar nessa empreitada.

 

Interaja com professores e colegas 

Um dos pontos principais de quem faz pós-graduação, seja a especialização ou algum outro tipo, é a interação com professores, orientadores e colegas. Mesmo que seja EAD, viu? Busque entrar em grupos de Whats e participar de chats, porque, além de fazer bem para a sua vida acadêmica, essa é uma grande oportunidade de alimentar seu networking.

Afinal, trocar experiências profissionais e construir uma rede de contatos valiosa é fundamental para enriquecer a sua vida.

 

Busque equilíbrio 

A vida de um aluno de especialização é repleta de desafios: prazos apertados, trabalhos, aulas, aff… No entanto, encare cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento e superação. No final, busque sempre enxergar até onde você consegue ir. Com aquele planejamento esperto, você conseguir fazer tudo e, no final, bater no peito e dizer que é pós-graduada e pós-graduado.

Por isso, se sobrar tempo (brincadeirinha), descanse, medite, relaxe, vá ao cinema, olhe para o céu, brinque com os filhos, com o cachorro, com o gato… A gente sabe que equilíbrio é difícil, mas é tudo na vida!

 

Pense no futuro 

Quando você encara o desafio de continuar seus estudos, você está pensando no seu futuro. Sim! Investir em conhecimento e educação nunca é demais. Seja qual for o curso que você escolher, saiba que você vai adquirir habilidades novas e necessárias para avançar na carreira e alcançar os objetivos profissionais. Cada disciplina cursada, cada projeto concluído e cada desafio superado é um passo em direção a esse objetivo maior.

Leia também: Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação? Saiba aqui!

 

Quais os diferenciais para cursar uma pós na Uninter? 

Olha, são vários, viu? A começar pela facilidade que é acessar a nossa plataforma virtual, o Univirtus. Depois, entram em cena nossos professores que são nota dez! Com metodologia dinâmica, que não deixa você dormir no ponto, ops, na aula.

A Uninter tem mais de 280 cursos de pós-graduação em diversas áreas pra você se especializar e ser mais valorizado no mercado de trabalho. Para conferir todos os cursos de pós-graduação EAD da Uninter é só clicar aqui.

Na Uninter, existem dois formatos de pós-graduação EAD: a tradicional, que engloba cursos com matriz curricular fixa, e a flex, que permite ao estudante montar a sua própria grade e escolher algumas disciplinas conforme sua real necessidade de aprendizagem.

Outro ponto que devemos salientar é que o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) também é opcional, conforme nova resolução do Conselho Nacional de Educação. Maravilha!

Ah, e antes de encerrar este post, sabia que a Uninter tem mestrado? Isso mesmo, temos cursos stricto sensu por aqui, tanto de mestrado como de doutorado. Caso esteja buscando se especializar na sua área de atuação, acesse uninter.com e inscreva-se.

Para saber como funciona de verdade a pós-graduação na Uninter, é só assistir ao vídeo:

 

 

Gostou do post? Então, comenta aqui embaixo e compartilhe com seus amigos!

 

Até a próxima 😉