Séria ruptura sendo passada em uma TV em cima de uma bancada branca com cortinas verdes ao fundo.

E se a “ruptura” completa não for o melhor caminho, e sim o equilíbrio?

 

Uma das séries mais faladas do momento, Ruptura, apresenta um mundo onde as pessoas são capazes de separar suas mentes entre os momentos em que estão no trabalho e em que estão fora dele. No mundo real, entretanto, as coisas costumam ser bem diferentes. Afinal, quem nunca ficou com problemas pessoais na cabeça durante o expediente ou vice-versa?

Neste texto, explicaremos por que, na verdade, a resposta está no equilíbrio. Além disso, daremos dicas para que a relação casa-trabalho aconteça de maneira saudável.

 

Por que o equilíbrio é o melhor caminho? 

Alguma vez você já quis se refugiar no trabalho para esquecer problemas pessoais? Esse tipo de situação acontece com muitas pessoas, mas essa separação pode se tornar tóxica no longo prazo, prejudicando o outro polo de sua vida. Por isso, o ideal é equilibrar. Somos humanos, e cada coisa ao nosso redor, até mesmo os problemas, molda um pouco de nós.

 

Mas calma! Isso não significa que você deve deixar os problemas da sua vida pessoal prejudicarem o seu trabalho, ou vice-versa.

Para manter uma relação saudável, é necessário estabelecer limites.

 

Dicas para equilibrar vida profissional e vida pessoal 

Seguindo as dicas abaixo, você conseguirá deixar tudo em equilíbrio, ajudando a reduzir o estresse e a aumentar sua produtividade.

 

Estabeleça horários e os cumpra 

Defina bem qual é o seu horário para focar em assuntos relacionados à vida profissional. Quando estiver fora dele, dê mais atenção à sua vida pessoal, evitando ficar pensando em trabalho.

 

Crie rituais de transição 

Criar hábitos que definam quando seu expediente começou e terminou. Essa atitude pode ajudar seu cérebro a entender quando é hora de parar ou pegar no tranco. Dessa forma, você conseguirá ter mais eficiência no trabalho e, ao mesmo tempo, melhorar sua qualidade de vida.

 

Defina limites de comunicação

Estabelecer limites na comunicação — evitando responder e-mails fora do expediente, por exemplo — pode ajudar a reduzir o estresse e fazer com que você aproveite melhor os momentos pessoais.

 

Proteja seus momentos pessoais 

Lembre-se sempre que sua vida pessoal vem em primeiro lugar. Não deixe situações externas atrapalharem momentos que podem ser marcantes para você. Curta sua família e seus amigos, pratique hobbies, estude e não deixe que sua felicidade fique de lado.

 

Receba mais dicas com a Uninter 

Gostou das dicas acima e gostaria de receber novas toda semana? Siga a Uninter no Linkedin para saber novidades sobre o grupo e saber tudo sobre carreira.