mulher analisando o currículo

Em um mundo onde as vagas de emprego estão cada vez mais concorridas, destaca-se quem usa as melhores estratégias para turbinar o currículo. 

Seja aprendiz, estagiário ou profissional formado: todo mundo que está em busca de um emprego precisa de um currículo. Além de ser a porta de entrada para aquela oportunidade dos sonhos, o documento deve traduzir quem você é para os recrutadores antes mesmo da tão temida primeira entrevista.

Porém, o que fazer para driblar as centenas de candidatos por vaga e conquistar aquele tão concorrido lugar ao sol? Neste post, listamos cinco dicas básicas que vão dar mais personalidade ao seu currículo e torná-lo muito mais atrativo no momento da triagem. Confira! 

Por que trazer personalidade para o currículo?

Segundo levantamento feito pelo portal Infojobs em março de 2021, a busca por uma vaga de emprego pode chegar a 1.875 candidatos por vaga, sabia? Ou seja, para cada oportunidade, o recrutador sabe que terá de fazer escolhas e encontrar formas de otimizar o processo seletivo ao máximo, ainda mais quando a concorrência é muito alta.  

Dessa forma, se você está em busca de novas oportunidades profissionais, mas não sabe por onde começar, preste atenção neste checklist aqui:  

✔️ Invista no seu resumo profissional

Como o próprio nome sugere, o resumo profissional é uma apresentação do seu currículo, uma introdução que compila a sua jornada e objetivos de carreira. Caso você já tenha experiência, descreva brevemente as empresas por onde já passou e o que fazia nesses locais; caso não tenha experiência, esse é um ótimo espaço para elencar suas ambições e o que estuda atualmente. 

Vale lembrar que o resumo é o primeiro (e às vezes o único) texto que o recrutador visualiza ao abrir o seu currículo. Por isso, é importante impressionar e imprimir algum tipo de personalidade logo nessa fase. 

_____________________________________________________________________________________ 

DICA: pense no resumo com um picth de elevador: o que você falaria 

sobre seu trabalho para alguém importante e em tão pouco tempo? 

_____________________________________________________________________________________ 

✔️ Priorize as suas habilidades

Todos os recrutadores procuram habilidades únicas em seus candidatos e, antes de se inscrever na vaga que tanto deseja, busque ler o descritivo da oportunidade e procure adicionar ao seu currículo os principais hard e soft skills que vão dar aquele “match” com a empresa.  

 

✔️ Fale sobre seus hobbies e interesses

Incluir hobbies e interesses no currículo só vale a pena se você ainda tem pouca experiência ou está em busca do primeiro emprego. Do contrário, esse item pode ocupar espaço de outra informação mais importante, decisiva para a sua contratação.  

De maneira geral, podemos destacar nessa etapa aquelas experiências que vão além do trabalho ou escola, porém, priorize o bom senso. Para uma vaga relacionada às mídias digitais, por exemplo, pode ser interessante mencionar o seu interesse por redes sociais. Assim como dizer que praticar esportes coletivos pode ser um sinal de que você tira de letra os trabalhos em equipe.  

_____________________________________________________________________________________ 

DICA: antes de enviar o seu currículo, pesquise sobre a empresa, sua cultura e seus valores. Assim, você pode incluir interesses que têm tudo a ver com organização. 

_____________________________________________________________________________________ 

 

Leia também:
Quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego? 

 

✔️ Dê valor aos seus diferenciais

Independentemente da vaga pretendida ou da empresa que elencou como alvo, é muito importante ficar atento às tendências profissionais do seu setor e enxergar nisso uma boa oportunidade para incluir mais personalidade ao seu currículo 

Um exemplo bem pertinente é o domínio de um determinado idioma. Pode perceber: ao ter o inglês mais avançado você já sai na frente de muitos candidatos e, de quebra, conquista oportunidades bem melhores.   

Isso também vale para as certificações e cursos complementares que realizou além da graduação. Tudo agrega ao currículo, e nem todos os candidatos entendem que esse tipo de realização paralela faz a diferença na hora de uma seleção.  

 

✔️ Fique de olho na inteligência artificial

Parece que a inteligência artificial (IA) chegou para ficar e causar uma verdadeira revolução na forma como recrutadores selecionam candidatos. Tudo isso é algo novo, é fato, mas é muito importante que você acompanhe as tendências que estão despontando no mundo corporativo e que estão deixando candidatos para trás. 

Muitas plataformas já estão fazendo a primeira triagem com a ajuda de robôs, e apesar de ser algo muito embrionário, a tendência é que os processos seletivos fiquem mais concorridos por conta desse novo modus operandi. Dessa forma, sai na frente quem melhor se adapta a esse novo cenário.  

_____________________________________________________________________________________ 

DICA: ao enviar seu currículo às plataformas de emprego, inclua palavras-chaves e termos que são encontrados no descritivo da vaga.  

_____________________________________________________________________________________ 

✔️ [BÔNUS] Se possível, construa um portfólio  

Tá aí um fator que traz muita personalidade ao seu currículo. Afinal, o portfólio eleva seu nível como candidato e mostra na prática quais são os seus talentos profissionais de uma forma muito mais personalizada. Por isso, invista em um bom layout, compile suas melhores produções e divulgue-o onde considerar importante.  

Agora, conta aqui pra gente: o que você vai fazer para deixar seu currículo mais personalizado? Quais dicas trazidas aqui você vai seguir à risca? Escreva nos comentários!