O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a procura por cursos de graduação tem crescido nos últimos anos e uma modalidade de ensino tem ganhado destaque: a educação a distância (EAD). A estimativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é de que, até 2023, o número de alunos frequentando as aulas EAD vai ultrapassar os matriculados na modalidade presencial.

Por um tempo, acreditava-se que a qualidade do ensino nas instituições EAD era inferior do que nas ofertantes de cursos presenciais, mas essa afirmação não condiz com a realidade. Os alunos saem preparados para todos os desafios e exigências das empresas e obtém o diploma reconhecido pelo MEC, como em qualquer outra graduação.

Para que você não tenha dúvidas de qual modalidade escolher, destacamos neste post 6 vantagens da EAD. Continue a leitura e conheça mais sobre esse assunto!

1. Aulas sempre disponíveis

Quando você está matriculado em um curso presencial, se precisar faltar à aula por algum imprevisto — ou até mesmo porque não está se sentindo bem —, não há como recuperar o que foi dito pelo professor. Por mais que você tente conversar com os colegas de sala e pegar anotações emprestadas, não será a mesma coisa que acompanhar o que foi repassado no momento da aula.

Nos cursos a distância, o estudante nunca perde aula: ela estará disponível 24 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento, bastando apenas uma conexão com a Internet. Você assiste aos vídeos quantas vezes quiser e, ainda, conta com tutores à disposição para solucionar qualquer dúvida.

2. Mais liberdade para estudar

Como as aulas estão sempre disponíveis, é possível montar uma programação com os horários que pretende estudar, sem precisar se prender a turnos fixos. Com essa liberdade, você consegue agendar outros compromissos ao longo do dia e usar o tempo livre para dedicar-se aos estudos.

Além disso, dá para escolher em qual lugar prefere estudar: em casa, no deslocamento para o trabalho, em uma biblioteca pública ou, até mesmo, em espaços de coworking. Algumas instituições ainda oferecem os polos, que são unidades da sua faculdade, onde ficam disponíveis algumas salas para estudos e realização de atividades.

3. Grade de disciplinas flexível

Enquanto nos cursos presenciais o aluno tem que fazer muitas disciplinas ao mesmo tempo, as melhores instituições EAD atenderam à demanda de ter uma grade disciplinar mais leve. Você cursa apenas duas disciplinas por bimestre, uma metodologia eficaz que não sobrecarrega os alunos e dá mais tempo para que você possa entender melhor os conceitos e práticas repassados durante as aulas, ler os livros e fazer as atividades e provas.

A flexibilidade é uma excelente solução para quem precisa trabalhar durante todo o dia e tem pouco tempo livre para estudar. Esse é, inclusive, o perfil da maioria dos estudantes de cursos EAD — segundo a ABMES, 83% dos alunos trabalham.

4. Custos reduzidos

Alguns dos fatores que costumavam distanciar os brasileiros das salas de aula de ensino superior eram a dificuldade de ingresso nas universidades públicas e o alto custo das faculdades particulares. Com os cursos EAD, o aluno economiza muito mais, pois o valor das mensalidades chega a ser cerca de 30% mais em conta que o valor médio da graduação presencial.

Por não ter que deslocar-se diariamente para o campus — ou seja, a unidade física da faculdade —, o estudante ainda pode usar o valor que gastaria com o transporte para ajudar a pagar o curso que quer fazer ou investir em outros sonhos que deseja realizar.

Atualmente, muitas das universidades de ensino a distância também aderiram à políticas públicas de concessão de bolsas e financiamentos, como o PROUNI e o FIES, além de créditos universitários oferecidos por instituições financeiras privadas. Isso também facilita o acesso à educação para aqueles que, mesmo com o valor mais baixo da mensalidade, ainda têm dificuldade de arcar com esse custo.

5. Mais suporte para esclarecimento de dúvidas

Quando você assiste a uma aula EAD e fica com alguma dúvida sobre a disciplina, não é necessário se preocupar. Os cursos nessa modalidade contam com tutores, que são professores preparados para responder aos questionamentos. Caso o assunto seja mais complexo, você ainda conta com a ajuda dos seus professores específicos das disciplinas cursadas.

Nos fóruns disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, você pode discutir os assuntos das disciplinas com os demais colegas de turma. Caso você faça uma pergunta ao tutor cuja resposta pode ajudar outros alunos, a informação é postada e compartilhada com os demais estudantes, fazendo com que o conhecimento seja difundido para todos.

6. Qualidade no ensino

Os conteúdos em vídeo já estão ganhando a preferência dos usuários na Internet. De acordo com a Pesquisa TIC Domicílios, 71% dos brasileiros afirmam assistir a filmes ou vídeos online com muita frequência. Na graduação a distância, todas as aulas são realizadas por meio desse recurso popular e que tem facilitado o aprendizado.

O mais interessante é que o fato das aulas não serem presenciais não alteram a qualidade do conteúdo ministrado, pois os professores escolhidos para dar aulas EAD são tão competentes e capacitados quanto aqueles que atuam em cursos presenciais — as melhores instituições contam com mestres e doutores no corpo docente.

Na hora de escolher uma modalidade de graduação para estudar, é importante que você analise o tempo que tem disponível para dedicar-se ao aprendizado, quais são os seus recursos financeiros e se há alguma universidade próxima de você. Caso algum desses fatores seja um limitante neste momento, você deve levar em consideração a realização de um curso a distância.

Como mostramos neste post, são muitas as vantagens da EAD. Matriculando-se em uma instituição que oferece essa facilidade, você não precisará abrir mão do sonho de ter um diploma em mãos e de estar qualificado para atuar no mercado de trabalho.

Se você tirou as suas dúvidas, mas ainda quer conhecer mais sobre cursos de graduação a distância, entre em contato conosco agora mesmo!