Jovens utilizando flashcards para estudar.

Ferramentas de estudo como os flashcards ajudam estudantes a reter melhor o conteúdo aprendido em aula

 

Revisar o conteúdo de aulas passadas é fundamental no processo de aprendizagem, afinal, é por meio dessa ação que o estudante consegue reter melhor as informações e identificar áreas em que deve se dedicar mais.

Uma ferramenta que ajuda – e muito – nessa tarefa são os flashcards, pequenos cartões nos quais uma pergunta sobre o conteúdo é escrita de um lado e a resposta, do outro.

Eles são usados como uma técnica de estudo para ajudar na memorização e recapitulação de vocabulário, conceitos-chave e informações específicas e sua eficácia reside em sua simplicidade e capacidade de fornecer uma revisão rápida.

Quer descobrir como utilizar os flashcards em sua rotina de estudos? Confira abaixo!

 

Prepare seus flashcards

 

O primeiro passo é escolher o tema principal do seu conjunto de flashcards. Após isso você deve escolher os subtemas e criar perguntas referentes a eles, focando, sobretudo, nos assuntos que tem mais dificuldade para memorizar. Seja direto tanto na formulação das perguntas e respostas, a ideia é estudar com facilidade! Uma boa dica é usar cores diferentes nos cartões, tanto para diferenciar temas quanto para separar o nível de complexidade de cada conteúdo.

 

Faça revisões regulares

 

Depois de ter criado os seus flashcards, você deve estudá-los com frequência, pois somente assim será possível fixar o conteúdo. Comece fazendo uma revisão diária e depois, com o tempo, passe para uma semanal, isso ajuda a consolidar a informação na memória de longo prazo. Existem vários métodos de revisão (Ebbinghaus, 4:2, 5:1, revisão contínua etc.), pesquise e encontre o que melhor se encaixa na sua forma de aprender!

Ah, não esqueça que essa deve ser uma revisão dinâmica, portanto 30 minutos por rodada de estudo já são suficientes.

 

Identifique pontos fracos

 

Ao revisar, identifique os flashcards que são mais difíceis para você e concentre-se nesses pontos. Se você ler a pergunta ou o termo e não souber a resposta ou significado, coloque o cartão numa pilha separada, de “erros”, para que, quando terminar a rodada de estudo, possa pesquisar sobre o assunto antes de verificar o verso do cartão.

 

Organize sua revisão

 

Para facilitar a utilização desse método de aprendizagem, é possível marcar nas bordas de cada flashcard quantas vezes ele foi revisado. Isso te ajuda a controlar o conteúdo estudado e saber quais assuntos precisam ser repassados em cada sessão.

 

Compartilhe seus flashcards

 

Estudar junto com colegas é uma ótima forma de reter conteúdo. Se possível, compartilhe seus flashcards com colegas de classe para criar um ambiente colaborativo de aprendizado, bem como para conhecer pontos de vista diferentes sobre diversos temas, o que vai ampliar e enriquecer seu conhecimento.

 

Leia também: Como estudar gratuitamente para o Enem?

 

Utilize os flashcards a seu favor!

 

Como já dito, os flashcards são uma ferramenta de estudo muito útil para quem precisa reter conteúdo de forma rápida e eficaz. Mas lembre-se: eles devem ser usados como um complemento de sua estratégia de estudo. Não deixe de experimentar outras formas de aprendizado e de manter uma rotina organizada. As revisões precisam ser feitas de modo que o conteúdo se transforme em memória de longo prazo.

Gostou das informações contidas nesse texto? Aproveite para conhecer melhor a Uninter, a instituição tem cursos de graduação e pós-graduação a distância em diversas áreas de conhecimento.

 

Até mais!