Quem fez o exame tem condições imperdíveis para estudar na Uninter.
Muita gente não tem escolha e, infelizmente, precisa interromper os estudos. Mas, como pra quase tudo na vida existe uma segunda chance, quem foi obrigado a abandonar a escola tem a oportunidade de se formar no ensino médio de um jeito rápido, fácil e econômico: fazendo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro em cada dez jovens de 14 a 29 anos não concluíram o ensino médio porque precisaram deixar as salas de aula para trabalhar.
Por isso, concluir o Encceja tem gostinho especial para quem retoma a educação básica. Só que ser aprovado é apenas o primeiro passo para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.
Afinal, o que é o Encceja?
Já ouviu falar em supletivo? Até pouco tempo atrás, esse era o nome do curso feito por quem pretendia retomar os estudos para se formar no então segundo grau.
Mas o Encceja não é um curso! É um exame que possibilita a obtenção da certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.
A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Todo ano, são milhares de inscrições. E tudo é gratuito!
O certificado só é emitido quando o participante obtém a pontuação mínima exigida em todas as áreas do exame:
- 100 pontos em cada prova;
- no mínimo, 5 na redação.
O certificado de conclusão do Ensino Médio, que deve ser solicitado após o exame, tem o mesmo valor que um certificado do ensino médio obtido regularmente.
Leia também: Os assuntos que mais caem no Enem.
Como funcionam as provas?
O exame do Encceja é realizado de forma presencial, em todo o território nacional, e conta com provas objetivas, cada um com 30 questões de múltipla escolha, mais a redação. Os testes são aplicados em locais designados pelo Inep, como escolas e instituições parceiras.
O conteúdo para o ensino médio abrange os seguintes componentes curriculares:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Como solicitar o certificado do Encceja 2023?
No momento da inscrição, o participante escolherá a instituição que emitirá seu certificado, caso obtenha nota suficiente nas provas.
Para solicitar a certificação vá até a Instituição de Ensino indicada ou solicite on-line! Veja como:
- Acesse o site oficial do Encceja ou do órgão responsável pela certificação no seu estado para se informar sobre o processo de solicitação.
- Verifique se é preciso baixar algum documento específico e confirme se você tem todos os documentos solicitados.
- Preencha o formulário de solicitação com os dados pessoais solicitados.
- Caso seja necessário, efetue o pagamento da taxa de emissão do certificado.
- Solicite o certificado on-line junto ao órgão responsável. Geralmente, o certificado é emitido pela Secretaria de Educação do Estado ou pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).
- Aguarde a análise da sua solicitação. A instituição responsável verificará os documentos e informações fornecidos.
Se tudo estiver de acordo, você terá seu certificado em mãos!
Posso tirar certificado parcial do Encceja?
Sim, esse certificado também é chamado de declaração parcial de proficiência e é emitido quando um candidato foi aprovado em algumas disciplinas do exame.
Assim, caso o participante opte por realizar a prova do Encceja novamente, elimina as questões das disciplinas em que já foi aprovado.
Por exemplo, o João quer concluir o ensino médio com o Encceja 2023 e, para conseguir o certificado, precisa realizar as provas de todas as áreas . Só que, no final do exame, o João atingiu a pontuação em apenas duas delas.
Assim, ele terá direito ao certificado parcial, que comprova seu bom desempenho nessas disciplinas, sendo que, na próxima edição, ele só refaz as provas em que tirou nota baixa ou faz as disciplinas que faltam em um curso EJA.
Conheça o EJA da Uninter clique aqui!
O que posso fazer com certificado parcial do Encceja?
Infelizmente, você não pode dar início a um curso superior com o certificado parcial, mas é bem importante ter esse documento em mãos, porque assim é possível eliminar as áreas das provas já realizadas.
Com o certificado parcial em mãos, é só ficar atento às datas dos próximos exames ou realizar as disciplinas em um curso EJA.
Para saber certinho e não perder o prazo, consulte a página oficial do Encceja.
Quer saber mais detalhes de como foi a última prova? É só assistir ao vídeo abaixo:
Como usar o certificado para estudar na Uninter?
Quem fez o Encceja tem vantagens exclusivas para estudar na Uninter. Para conhecer todos os cursos é só acessar uninter.com.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como conquistar seu certificado do Encceja? Comente aqui embaixo e compartilhe o post!
Até a próxima!