Mulher mexe em notebook em que na tela aparece formas de falar olá em diferentes línguas.

Conheça o passo a passo para sair do 0 e alcançar a fluência na língua desejada.

 

Em um mundo globalizado como o nosso, estamos em contato com outras línguas a todo tempo. Seja através de séries, filmes, jogos ou qualquer outro conteúdo da cultura pop, o inglês, por exemplo, já faz parte do nosso dia a dia. Com o tempo, vamos conseguindo compreender uma palavra ou outra, mas o que realmente fará a diferença na sua vida é se tornar fluente. Alcançar esse nível abre diversas oportunidades, seja pessoal ou profissionalmente.

Neste texto, listaremos dicas para você que deseja embarcar nessa jornada em busca da fluência e ainda não sabe por onde começar.

 

O que é ser “fluente” em uma língua? 

De acordo com o dicionário, “fluente” é aquilo que flui e que é espontâneo. Ser fluente em uma língua, portanto, nada mais é do que soar de forma natural.

É necessário compreender que alcançar a fluência não é a capacidade de ter a melhor gramática ou pronúncia naquele idioma, mas sim saber utilizá-lo de forma funcional.

 

Com isso explicado, vamos para as dicas.

 

 

Inclua o idioma na sua rotina

Para que seu cérebro comece a se acostumar com determinada língua, é necessário que você a inclua aos poucos na sua rotina. Comece a consumir conteúdo com legenda em redes sociais e utilize a escuta ativa para conseguir, com o tempo, captar algumas palavras. Além disso, tente encontrar filmes e séries de que você goste e que estejam nesse idioma para que ele fique cada vez mais comum no seu dia a dia.

 

Apps que podem ajudar você 

Nesse momento de introduzir a língua em sua rotina, certos apps podem ajudar muito. Alguns deles são:

 

  • Duolingo: ideal para iniciantes, com lições divertidas em formato de jogo para aprendizado básico e de gramática.
  • Babbel: focado em conversação prática, com cursos estruturados e exercícios interativos para aprimorar habilidades linguísticas.
  • Rosetta Stone: utiliza inteligência artificial para focar em gramática, vocabulário e pronúncia.
  • Memrise: usa um método de memorização e imersão, com o objetivo de fazer o usuário sentir-se como se estivesse no local de origem do idioma.

 

Esses são alguns dos vários apps que valem a pena conferir nessa fase de iniciação.

 

 

Imergir no idioma 

Após já ter conquistado um certo vocabulário, chegou a hora de entrar de cabeça nos estudos. Nesse momento, você deve começar a consumir todo o conteúdo possível na língua desejada. Ouça podcasts, pratique leitura com livros e portais de notícias, e assista vídeos sem legendas. No início, após tomar essas atitudes, pode parecer muita informação de uma vez só. Entretanto, é necessário que você pratique autodisciplina e não desista, pois é essa persistência que fará com que você alcance o seu objetivo.

 

Comece a falar e escrever 

A partir do momento em que você começou a entender melhor o idioma, é de extrema necessidade que você comece a praticar a fala. Caso tenha um grupo de amigos que já fale aquela língua, peça para praticar com eles. Se não tiver ninguém disponível para ajudar, falar sozinho ou até mesmo com uma IA, como o ChatGPT, já pode ajudar muito.

A escrita é outro ponto que precisa ser desenvolvido. Para isso, você pode optar por um blog ou até mesmo por um diário, o importante é manter o hábito de escrever no seu dia a dia.

 

Ingresse em um curso 

Eu sei, essa pode parecer a dica mais genérica possível… entretanto, é importante considerar a realização de um curso para aprender o idioma desejado caso você tenha tempo e recursos disponíveis para isso. Fazer isso pode trazer um conhecimento teórico que lhe ajudará muito no caminho até a fluência.

 

Não desista! 

Conseguir se tornar fluente em uma língua não é fácil. Pode haver momentos em que você pense em desistir; por isso, é necessária muita disciplina para se manter estudando e não perder o foco. Lembre-se de que você é capaz e, caso tenha dificuldades, não hesite em pedir ajuda.

 

Na Uninter, você estuda inglês gratuitamente 

Que tal ter o ponto de partida dessa jornada de forma totalmente gratuita? É isso mesmo! Na Uninter, todo aluno, seja de pós, de curso técnico ou de graduação, tem direito a um curso de inglês gratuito. Acesse uninter.com, conheça nossos cursos e dê início aos seus estudos!

 

 

E aí, o texto ajudou você? Deixe seu feedback nos comentários e boa sorte na sua aprendizagem!