Jovem estudante concentrada envolvida em pesquisa acadêmica com laptop e fones de ouvido na mesa de uma biblioteca moderna, escrevendo notas e estudando on-line.

Durante a sua jornada estudantil, você vai se deparar com materiais mais complexos, que acabam por prejudicar o seu foco nos estudos.

Apesar das dificuldades, esse tipo de material é inevitável em uma formação acadêmica, pois nem todo conteúdo pode ser transmitido apenas por textos simples e introdutórios.

Neste texto, vamos apresentar algumas dicas e técnicas que podem ajudar você a lidar melhor com esse desafio e tornar a sua jornada de estudos mais eficaz.

 

Como realizar a leitura?

O próprio ato da leitura é um dos principais pilares do estudo. É importante se concentrar ao máximo, e o ambiente faz toda a diferença para isso. Procure um local em que você fique confortável e livre de distrações, já que o desconforto físico ou o excesso estímulos externos podem dificultar o foco.

Estabelecer metas de leitura diárias também pode ser muito útil, desde que elas estejam dentro da sua realidade, para que não lhe causem frustrações. Dividir a leitura em blocos também pode ajudar a manter a produtividade e evitar o cansaço.

Outro fator que pode aumentar a dificuldade de um texto é o vocabulário utilizado. Quando se deparar com palavras ou expressões desconhecidas, utilize um dicionário ou faça uma rápida pesquisa on-line. Entender o significado dos termos é fundamental para acompanhar o raciocínio do autor e absorver o conteúdo da melhor forma possível.

 

Compreendendo o conteúdo

Entender o que você está lendo pode ser muito complicado no caso desses materiais de estudo, então vamos ver algumas coisas que podem lhe ajudar.

 

Fazer anotações ou mapas mentais 

Use cadernos ou ferramentas virtuais para destacar os principais pontos que você notou no texto.

Criar mapas mentais ajuda a memorizar melhor o conteúdo de uma maneira visual.

Faça anotações enquanto você lê, assim você pode estudar depois a partir dessas anotações.

 

Resumir com suas próprias palavras

Escrever um resumo usando as suas próprias palavras, mantendo algumas palavras-chave, pode ajudar a fixar melhor aquele conteúdo de uma maneira mais natural. Você pode fazer esses resumos ao final do texto ou após cada parágrafo ou tópico.

 

Utilize conteúdos complementares 

Pesquise por conteúdos relacionados ou com a temática, ou diretamente relacionados com o material que você está lendo.

Você pode encontrar vídeos, artigos de análise e de opinião, ou até textos complementares do próprio autor.

 

Seja paciente

É importante que você entenda que esse é um processo natural e que nem sempre é fácil, então tenha paciência, pois só assim você vai conseguir alcançar esse objetivo.

 

Realize o curso dos seus sonhos na Uninter! Acessando o nosso site, você vai conhecer todas as opções que ofertamos.

Temos cursos em diferentes modalidades, e algum deles com certeza vai chamar sua atenção.