O Bacharelado da Uninter é cadastrado no Conselho Federal de Química e permite que o recém-formado exerça a profissão dentro da lei. Confira mais aqui!
Pois saiba que você pode evitar esse tipo de transtorno cursando o Bacharelado em Química na Uninter, umas das poucas instituições EAD cuja graduação é cadastrada no Conselho Federal de Química (CFQ), o que permite ao formado solicitar seu registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ).
Além disso, na Uninter o bacharelado em Química recebeu nota máxima ao ser avaliado pela comissão do Ministério da Educação (MEC)! Ou seja, somos cinco estrelas!
Ter certeza de que que o curso foi bem avaliado e garante o registro no conselho de classe é o primeiro passo para quem decide cursar o bacharelado em Química EAD! Agora, vamos saber quais são os motivos para você fazer uma graduação que está sempre em transformação, assim como diz a lei de Lavoisier!
Por que fazer Bacharelado em Química?
Antes de tudo, precisamos entender se essa formação é para você. Se, durante a escola, você se apaixonou pela disciplina de Química, existe uma grande chance de se dar bem no curso e ter sucesso na profissão!
Durante a faculdade de Química, você encontra na grade curricular disciplinas das quatro áreas principais dividas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Físico-química, Química orgânica, Química inorgânica e Química analítica.
Assim, você terá acesso a um manancial de conhecimento para garantir uma formação de qualidade e poder abraçar o mercado de trabalho que, aliás, tem um campo bastante amplo! Basta lembrar como a Química está presente no seu dia a dia.
Já percebeu quantos produtos você utiliza com frequência? Qual assinatura está por trás de tudo isso? Sim, a do químico!
Vamos fazer um experimento aqui! Vá até o armário do seu banheiro e dê uma olhada no rótulo daquele seu creme diário ou da sua loção pós-barba. Está lá, em letras pequenas! Responsável químico: fulano de tal.
E quando você se formar na sua faculdade de química, é seu nome que poderá estar ali na embalagem. Massa, né?
Além disso, você encontrará outras possibilidades de atuação no mercado. Isso porque o químico é um profissional versátil e muito requisitado em indústrias.
Leia também:
Por que fazer uma graduação na Uninter?
Como é a área de atuação para um bacharel em Química?
Um profissional graduado em Química e, vale lembrar, devidamente registrado no Conselho Regional de Química pode atuar em:
- criação e desenvolvimento de novos materiais;
- aplicação de testes de qualidade em produtos;
- gestão de qualidade;
- controle de qualidade de alimentos;
- pesquisa em casos de polícia forense;
- direção, supervisão e responsabilidade técnica;
- assessoria, consultoria e comercialização;
- perícia, laudos e serviços técnicos;
- análise química e físico-química;
Enfim, o mercado de trabalho é bem vasto, e um dos setores que vem ganhando cada vez mais destaque é o da Química Ambiental. Já pensou desenvolver projetos de sustentabilidade para grandes e médias empresas?
Sim! O bacharel em Química também é responsável por propor soluções para minimizar os impactos ambientais nas organizações, prezando pelas boas práticas de consumo. Legal, hein?
Qual é o perfil de um recém-formado em Química?
Por se tratar de uma atividade em constante transformação, o químico precisa ter um perfil mais dinâmico, entre outras características como:
- manter-se atualizado constantemente em relação a novos processos, materiais, tecnologia e descobertas;
- dominar técnicas para utilizar equipamentos e materiais de laboratório;
- expandir os horizontes e buscar formação contínua (lifelong learning), como fazer uma pós-graduação depois de formado.
Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado em Química?
A principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura é o campo em que o profissional formado pode atuar.
Por ter uma formação mais abrangente, o bacharel em Química pode trabalhar em indústrias, laboratórios, centros de pesquisa etc. Já a licenciatura é destinada a quem tem o perfil para docência e pesquisa. Você poderá atuar na educação básica, elaborando materiais didáticos voltados ao ensino da Química, e realizar consultorias na área, por exemplo.
Leia também: Tá em dúvida? Confira esse post sobre como escolher o curso da graduação!
E agora, o momento tão aguardado: por que fazer faculdade de Química EAD na Uninter?
Simples! Porque o curso de Química EAD da Uninter foi o primeiro da modalidade a ter 13 atribuições junto ao CFQ, além, é claro, de ter conceito máximo no MEC, informação que demos a você em primeira mão no início deste post!
Só isso já bastaria para você confiar na melhor instituição a distância do Brasil, mas nós temos muito mais razões para você concluir o bacharelado em Química EAD na Uninter. Olha só! Você terá:
> aulas práticas em laboratórios para realizar atividades experimentais em ambientes profissionais;
< ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho: o nosso curso de Química garante todas as competências para você abraçar aquele emprego dos sonhos;
> valor do curso de Química: a Uninter tem mensalidades com valor que cabe no seu bolso;
> conteúdo atualizado e metodologia inovadora: oferecemos aulas práticas em laboratórios para realizar atividades experimentais e oficinas;
> opção de escolher o que estudar: a Uninter flexibiliza o currículo e te dá opções de itinerários formativos em Processos Químicos Industriais ou Processos Ambientais e Biotecnológicos;
> atividades diversas: você terá a oportunidade de participar de programas inovadores, semanas acadêmicas e cursos de extensão;
> pesquisa e prática: no curso de Química você poderá produzir artigos, realizar estágios e participar do projeto Economia Circular e Solidária.
Viu só? Com a tecnologia a nosso favor, alta qualidade de ensino e uma equipe de professores experiente e que estará ao seu lado para dar a você todo o suporte necessário, hoje é possível estudar Química a distância.
Quer saber mais sobre o Bacharelado em Química EAD da Uninter? Acesse aqui. Ficamos felizes que tenha chegado até aqui! Até o próximo post!
Leita também:
Química EAD da Uninter é pioneiro em atribuições de Conselho Federal