Pessoa buscando técnicos e profissionalizantes online

Enquanto estão cursando o ensino médio e o ensino fundamental, muitas pessoas buscam uma qualificação profissional antes de ingressar no mercado de trabalho. Nesse cenário, as opções disponíveis são os cursos técnicos e os cursos profissionalizantes. Mas afinal, qual a diferença entre eles? E qual dos dois é a opção correta para você?

Nesse post, vamos responder essas perguntas e mostrar alguns critérios que você deve levar em conta na hora de escolher o curso para se desenvolver profissionalmente.

 

CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES 

A princípio, os cursos técnicos e profissionalizantes possuem muitas semelhanças, mas, diferentemente do que muitos acham, eles não são a mesma coisa. Ambos utilizam bastante do ensino prático e focam no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, outra característica que os dois compartilham é uma carga horaria menor comparada à dos cursos de nível superior.

Porém, apesar das semelhanças, eles diferem em alguns aspectos, que devem ser analisados no momento de selecionar qual dos dois é o ideal para você.

Homem assistindo a aulas de técnicos e profissionalizantes online

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS 

Antecipadamente, uma diferença que pode ser observada logo de cara é o reconhecimento do MEC.  Os cursos técnicos precisam ser validados pelo governo federal ou estadual, e devem seguir algumas normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Já os cursos profissionalizantes possuem uma maior liberdade e podem ser ofertados pelas instituições de ensino sem passar pela avaliação do MEC.

Outra coisa que difere um curso do outro são os requisitos mínimos para ingressar em cada um. Para os cursos técnicos, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, ou o aluno pode fazer de maneira concomitante. Em algumas situações, inclusive, eles são integrados ao ensino médio, dependendo da instituição de ensino. Já os cursos profissionalizantes podem ser cursados ainda no ensino fundamental e não apresentam muitos pré-requisitos para o ingresso.

Além das diferenças citadas, existem ainda outros aspectos que diferem entre eles. Vamos citar alguns deles abaixo.

 

CARGA HORÁRIA 

No geral, cursos técnicos possuem cargas horárias maiores, podendo chegar até 2 anos de duração. Por outro lado, os cursos profissionalizantes são feitos com a intenção de serem mais rápidos e, em grande parte dos casos, duram menos de um ano.

 

CERTIFICAÇÃO 

A formação em um curso técnico, concede um diploma de técnico de nível médio e habilita aquela pessoa a atuar plenamente na profissão. por outro lado, os profissionalizantes, concedem uma certificação de qualificação profissional, permitindo que o formando atue apenas em áreas que não exijam grau de escolaridade específico.

 

QUAL CURSO EU DEVO FAZER? 

Enfim, com as diferenças entre essas duas categorias de cursos explicadas, você pode analisar qual seria a melhor opção para você e fazer sua escolha. Caso ainda esteja no ensino fundamental e queria algo mais rápido, a escolha ideal para você, seria cursar um profissionalizante. Já se estiver buscando uma formação que o deixará habilitado para o mercado de trabalho após a conclusão do curso, um técnico pode ser a melhor opção.

 

CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES UNINTER

Vale lembrar que, caso você tenha interesse em ingressar em cursos de grau técnico, nós, da Uninter, ofertamos cursos técnicos e cursos profissionalizantes EAD, com várias opções em diversas áreas de atuação. Você pode conferir todos eles acessando: https://www.uninter.com/cursos-tecnicos-e-profissionalizantes/

 

Dessa forma, esperamos que o texto tenha sanado suas dúvidas sobre o tema e ajudado a definir qual das duas opções é a melhor para você. Não esqueça de deixar seu feedback. Até a próxima.