imagem da mão de uma pessoa segurando um holograma representando a inteligência artificial.

Descubra como a inteligência artificial está transformando o cenário profissional e o que isso significa para o futuro do trabalho.

 

A inteligência artificial (IA) tem ganho cada vez mais destaque em vários setores da indústria ao redor do mundo. Desde a automação de processos e tarefas repetitivas até a análise de grandes volumes de dados, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho está transformando a forma como trabalhamos e interagimos com o cenário profissional.

Esta transformação, como tantas outras na história, traz consigo tanto oportunidades quanto desafios, redefinindo o conceito de emprego e exigindo dos trabalhadores uma adaptação contínua de suas habilidades.

Continue a leitura e saiba o que é inteligência artificial, quais as suas implicações no mundo e como se dá o seu impacto no mercado de trabalho.

 

O que é inteligência artificial? 

Inteligência Artificial refere-se a um recurso tecnológico avançado que permite a sistemas computacionais realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, tais como aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, resolução de problemas e visão computacional. Sua função está relacionada a criação de máquinas e sistemas capazes de realizar funções cognitivas de maneira autônoma.

Atualmente, o Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI, é a inteligência artificial que mais tem recebido destaque. Sua função é responder perguntas, escrever e traduzir textos, e analisar códigos, tudo isso de maneira ágil — e surpreendente.

Dentre as várias inteligências artificiais que estão dominando o mercado atual, é interessante mencionar também a Midjourney, que gera imagens a partir de descrições em linguagem natural; o ChatPDF, uma ferramenta que transforma documentos em PDF estáticos em conversas de chat interativas, a fim de facilitar o entendimento e o aprendizado; a inteligência artificial do Google, o Google Bard, que possui funções semelhantes ao Chat GPT; o Copilot da Microsoft, integrada ao Microsoft 365, a ferramenta auxilia na criação de conteúdos, automação de tarefas e análise de dados, aumentando a produtividade dos usuários; e a já conhecida, Alexa, da Amazon: uma assistente virtual capaz de realizar diversas funções que podem ajudar muito no nosso gerenciamento de tempo e melhorar nossa produtividade.

Leia também: Ferramentas de IA que vão transformar a sua produtividade

 

Benefícios e desafios da IA no mercado de trabalho 

Como mencionado anteriormente, a inteligência artificial está reformulando o mercado de trabalho, trazendo tanto benefícios quanto desafios. Por um lado, a IA aumenta a eficiência, reduz custos e agiliza processos. Por outro lado, traz novas preocupações sobre a substituição de empregos e a necessidade de adaptação constante dos profissionais.

 

Oportunidades e desafios na Automação 

Uma das áreas em que a IA tem tido um impacto mais significativo, é na automação de tarefas repetitivas. Em setores como na manufatura, logística e atendimento ao cliente, robôs e algoritmos têm sido capaz de desempenhar as mesmas funções que os humanos, com certa agilidade e precisão. Para as empresas, isso reduz custos operacionais e aumenta a eficiência dos serviços. Porém, a outra face dessa questão expressa preocupações sobre a substituição de empregos tradicionais por máquinas, exigindo que os trabalhadores adquiram novas habilidades para se manterem no mercado de trabalho.

 

A Evolução das Habilidades Necessárias 

Em razão das transformações e das preocupações do rápido desenvolvimento e incorporação da inteligência artificial em nosso dia a dia, especialmente no mundo do trabalho, habilidades técnicas, como programação e análise de dados, e habilidades interpessoais, as soft skills, como comunicação, pensamento crítico, criatividade, capacidade de resolução de problemas e até mesmo a capacidade de realizar determinadas pesquisas com precisão, estão se tornando cada vez mais valiosas para o mercado.

Leia também: As 5 competências humanas que a inteligência artificial não pode substituir

 

Inteligência artificial e os diversos setores do trabalho 

O impacto da IA no mundo do trabalho, varia de setor para setor. Na área da saúde, por exemplo, a IA está sendo empregada para realizar diagnósticos mais precisos e para personalizar tratamentos. No setor da educação, a IA pode ser utilizada para personalizar o aprendizado, isto é, adaptar e ajustar o conteúdo e o ritmo das aulas de acordo com a necessidade e nível de conhecimento do aluno. Além disso, a inteligência artificial pode atuar como uma ferramenta de apoio avaliativo sobre o desempenho dos estudantes, permitindo que os professores recebam relatórios detalhados sobre o progresso de aprendizagem dos alunos. Já no setor financeiro, os algoritmos de inteligência artificial auxiliam na identificação de fraudes e na análise de investimentos.

Enfim, cada setor da economia e do trabalho enfrenta seus próprios desafios e lida com suas próprias oportunidades e vantagens com a crescente integração da IA em suas áreas de atuação.

 

O mercado de trabalho do futuro 

Embora a tentação de especular sobre o futuro do mundo do trabalho e da humanidade em relação a integração da IA seja grande e recorrente, é difícil prever com exatidão quais serão os desdobramentos desse processo histórico. O que se pode concluir, porém, é de que, ao passo em que novas tecnologias são desenvolvidas e integradas ao cotidiano e ao cenário profissional, a maneira como nos comportamos e trabalhamos será impactada em alguma medida. Enquanto alguns empregos podem se tornar obsoletos, muitos outros podem ser criados, exigindo novas competências e habilidades por parte dos profissionais.

Leia também: Profissões do futuro: saiba quais estarão em alta para 2024

E se você não quer ficar para trás, a Uninter oferece diversos cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos e profissionalizantes para você se destacar e garantir o seu sucesso profissional frente ao novo mercado de trabalho que está surgindo.

Leia também: A graduação é a chave para um futuro promissor

Até breve!