Homem de óculos e terno está sentado mexendo em seu laptop enquanto uma mulher vestindo blusa bege e segurando uma prancheta conversa com ele.

Entenda como funciona o estágio para quem já trabalha na área do seu curso.

 

Uma das partes mais importantes da graduação é o estágio. É nesse momento que o estudante coloca em prática grande parte dos ensinamentos que aprendeu durante o curso. Além disso, a importância dessa etapa não para apenas na aprendizagem, já que ela é essencial para inserir o aluno no mercado de trabalho e gerar seu primeiro networking.

Entretanto, também existem muitas dúvidas sobre como o estágio funciona na prática, e uma delas é se o estudante que já está trabalhando na área de estudo precisa realizá-lo. Para responder a essa questão, devemos antes esclarecer alguns outros pontos importantes sobre essa etapa.

 

Estágio obrigatório e não obrigatório 

Nem todo curso possui em sua grade o estágio obrigatório. Nesses casos, cabe exclusivamente ao aluno decidir se deseja realizá-lo, mas isso não será um empecilho para que ele receba seu diploma. Por outro lado, quando é obrigatório, o aluno deverá completá-lo dentro de um determinado período. Nesse caso, trata-se de um estágio supervisionado pela instituição de ensino.

Normalmente, cursos tecnólogos não possuem a obrigatoriedade. Nas graduações das áreas de licenciatura e saúde, por sua vez, ele é obrigatório.

Além disso, nem todo estágio é remunerado, a remuneração é mais comum quando ele não faz parte da grade curricular.

 

Como funciona a contratação do estágio

A tarefa de encontrar a vaga de estágio fica a cargo do aluno, mas, normalmente, instituições de ensino fazem divulgações visando ajudar os estudantes. É necessário o preenchimento do TCE (Termo de Compromisso de Estágio), contrato assinado por estagiário, empresa e universidade. Nele, ficam especificadas a carga horária, a área de atuação e outras condições, assegurando diretos e deveres de todas as partes.

 

Como conciliar trabalho e estágio

Para aqueles que não atuam na área de seu curso, conciliar o estágio com o trabalho não é uma tarefa fácil. O estudante precisará de muito esforço durante esse período para conseguir completar o tempo necessário estagiando. Algumas opções adotadas são elaborar um cronograma para melhor organização, realizar o estágio durante as férias do trabalho ou buscar um estágio na mesma empresa em que o aluno já atua, facilitando o deslocamento.

 

Afinal, quem já trabalha na área precisa ou não fazer estágio? 

A resposta é sim… e não. Se você trabalha em uma área relacionada com o curso que está fazendo, não será necessário realizar o estágio da maneira tradicional. Entretanto, a instituição de ensino solicitará documentos que comprovem que você exerce práticas relacionadas à graduação; pode ser um trabalho ou um relatório. O método exato varia de acordo com cada universidade, mas não será possível dispensar o estágio obrigatório por já estar atuando no ramo de seu curso.

 

Venha transformar sua carreira com a Uninter! 

Agora que você já sabe como funciona o estágio para quem já está trabalhando na área em que está se formando, que tal dar o próximo passo em sua carreira e ingressar em um curso da Uninter? Acesse uninter.com para conhecer as centenas de opções, incluindo graduações, pós-graduações e técnicos.

Não perca tempo! Venha conosco transformar seu mundo!

 

Gostou do texto? Não esqueça de deixar seu feedback. Até a próxima!