Jovem mulher cientista de dados olha para a tela do computador em que desenvolve projeto de inteligência artificial.

Novas profissões estão surgindo por conta da tecnologia. Por isso, listamos aqui as 10 profissões do futuro para você conquistar de vez o mercado de trabalho.

 

Existe uma palavrinha que é preciso levar em conta na hora de escolher uma profissão. Você pensou em “dom”? Ou “aptidão”? Até pode ser! Mas numa época em que a tecnologia está dominando o mundo, a palavra da vez é: visão! Por isso, entre as profissões do futuro, as carreiras em dados são tidas como as mais promissoras até 2030. Quer saber quais são as profissões em alta? Acompanhe este post e fique por dentro de tudo!

Olha, para perceber como muita coisa evoluiu até aqui, vamos lembrar algumas das profissões populares entre os anos 90 e 2000: operador de telex, atendente de videolocadora, datilógrafo… lembra mais alguma?

Leia também: Profissões do futuro: saiba quais estarão em alta para 2024

Pois é, praticamente todas essas posições foram extintas ou estão em fase de extinção. E hoje com o uso cada vez mais frequente de ferramentas como de inteligência artificial, como OpenAI como DALL-E e ChatGPT, outras profissões também devem ser impactadas.

É sério! Já existe, por exemplo, ferramentas de IA que fazem correção de provas sem que seja preciso contratar um revisor de texto de carne e osso. Por outro lado, novas profissões estão surgindo justamente por causa da tecnologia.

E todo esse cenário pode ser explicado com base num fator: a era da informação!

Mas o que isso tem a ver com as profissões do futuro?

Tudo a ver! O austríaco Peter Drucker foi um dos primeiros autores a abordar o termo “Era da Informação”, ao se referir à época pós-guerra, em que o conhecimento ou a informação passaram a ser mais valorizados.

Durante a chamada Terceira Revolução Industrial, ou Primeira Revolução Digital, entre os anos 50 e 70, algumas áreas do conhecimento conquistaram terreno como, por exemplo, a robótica, a genética e a informática. O uso do computador pessoal para fins não militares e a criação da internet no contexto da Guerra Fria revolucionaram as relações sociais e de consumo e, consequentemente, fizeram surgir empregos do futuro.

Lembra quando falamos no início do texto em ter “visão”? Ter visão é ser visionário, qualidade de quem tem ideias à frente dos seu tempo. E uma dessas pessoas foi definitivamente o cineasta americano Stanley Kubrick. Com base no roteiro de Arthur C. Clarke, Kubrick dirigiu uma das ficções científicas mais incríveis de todos os tempos: 2001, uma Odisseia no Espaço.

Leia também: Como se qualificar para o primeiro emprego?

Muita gente, quando assistiu ao filme, ficou assustada com o computador HAL 9000, um dos exemplos mais marcantes de inteligência artificial usada no cinema. Também pudera, o ano era 1968!

Ou seja, as invenções técnicas que começaram há apenas algumas décadas impulsionaram a difusão de dados em larga escala. E tudo isso culminou no surgimento de novas carreiras, ou melhor, nas carreiras do futuro.

Tanto é que já testemunhamos o que Klaus Schwab chamou de Quarta Revolução Industrial, marcada pela internet das coisas, inteligência artificial (IA) e machine learning, por exemplo.

Agora, pense: se você é considerado um consumidor 4.0 por que não se tornar um estudante 4.0? Já pensou nisso?

Spongebob GIF - Find & Share on GIPHY

 

Como a tecnologia impacta as novas carreiras? 

Se lá no final dos anos 90 usávamos computadores 386 ou 486, com a internet discada, também conhecida como dial up (que era caríssima, por sinal!), hoje podemos fazer de tudo com uma rede wifi e um smartphone na mão: fotografar, filmar, gravar entrevistas, enviar e-mail, assistir a filmes e, é claro, fazer uma graduação on-line! É ou não é uma revolução?

Portanto, as profissões do futuro — ou melhor, de futuro — são aquelas direcionadas, sobretudo, às carreiras em dados e que envolvem tecnologia. Por isso, você precisa estar pronto para o que vem por aí! Afinal, até os Beatles lançaram uma música com ajuda de inteligência artificial. Incrível, né!?

É importante dizer que a área de dados é bastante ampla e oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho. Basta a gente parar por um instante e analisar que o volume de dados que circula na internet é imenso.

Também pudera, segundo a pesquisa global do DataReportal de 2023, existem 5,16 bilhões de pessoas com acesso à internet, o que significa quase 65% da população mundial. E outro dado muito relevante é que o Brasil é vice-líder mundial em tempo de uso de internet. Quer conferir o ranking completo? Acesse aqui!

Por isso, quem decide atuar na carreira de dados só tem a ganhar.

 

Quais são as 10 profissões do futuro? 

Anualmente, o Fórum Econômico Mundial divulga um relatório chamado The Future Jobs. A edição mais recente listou as 10 profissões do futuro e as profissões que devem desaparecer nos próximos anos, como falamos no início deste post!

O estudo ainda diz que 75% das empresas que participaram da pesquisa devem adotar a IA. Mas ao contrário do que mostram os filmes de ficção científica, como o 2001, a expectativa é que as novas tecnologias contribuam de forma positiva para a criação de novos empregos ou empregos do futuro.

Ou seja, nada de pânico! Em todo caso, na sua vida profissional será preciso investir em treinamentos sobre IA e big data ou até mesmo numa transição de carreira, viu? #ficaadica

Leia também: Por que fazer uma segunda graduação EAD?

Confira agora quais são as melhores profissões para o futuro segundo o estudo:

  • Especialistas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning
  • Especialistas em sustentabilidade
  • Analistas de Business Intelligence (BI)
  • Analistas de segurança da informação
  • Engenheiro de fintech
  • Analistas e cientistas de dados
  • Engenheiros robóticos
  • Especialistas em Big Data
  • Operadores de equipamentos agrícolas
  • Especialistas em transformação digital

 

Quais são as 5 profissões do futuro na carreira de dados? 

Adivinha só! A profissão de analista e cientista de dados será a mais importante para o mercado de trabalho brasileiro até 2030, segundo o estudo Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década.

Agora vamos ao que interessa. Veja 5 profissões do futuro ligadas à carreira em dados:

  1. Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning: essas funções demandam habilidades em compreensão de negócios e tecnologias como machine learning, deep learning e chatbots. Profissionais de IA começam na Ciência de Dados, enquanto engenheiros de ML combinam Data Science e Engenharia da Computação para desenvolver modelos escaláveis e integrados aos sistemas de negócios.
  2. Analistas de Business Intelligence (BI): as carreiras em dados frequentemente incluem vagas para analistas de Business Intelligence (BI), mas há certa confusão sobre as diferenças entre eles e os analistas de dados. Normalmente, Data Analytics é uma área que engloba o BI. Analistas de BI focam em métricas e processos existentes, enquanto os de dados têm um escopo mais amplo, aprimorando métricas, investigando novos problemas e colaborando com outras áreas.
  1. Analistas de segurança da informação: são responsáveis por proteger as redes e dados de uma organização, identificando vulnerabilidades, desenvolvendo soluções e implementando protocolos de segurança. Instalam programas de proteção, fornecem orientação e estão envolvidos no planejamento de longo prazo para programas de segurança.
  1. Analistas e cientistas de dados: essas carreiras frequentemente colaboram entre si, sendo que os cientistas de dados trabalham na interseção de negócios, estatística e programação, desenvolvendo algoritmos para análise preditiva (processo de usar dados para prever resultados futuros), enquanto os analistas de dados transformam grandes volumes de dados em relatórios analisáveis, gerando insights para a tomada de decisões de negócios.
  2. Especialistas em Big Data: são responsáveis por gerenciar e analisar grandes volumes de dados para extrair insights valiosos que possam ser usados para tomada de decisões estratégicas nas organizações. Lidam com o processamento, armazenamento e análise de dados complexos, utilizando ferramentas e técnicas específicas para isso.

 

Quais são os cursos em alta no mercado de trabalho?

Quem está pensando em seguir uma carreira na área de dados, encontra várias opções de cursos aqui na Uninter. Olha só:

Bacharelado em Sistemas de Informação

Tecnologia em Banco de Dados

Tecnologia em Ciências de Dados

Tecnologia em Gestão da Segurança e Defesa Cibernética

 

Os cursos EAD da Uninter preparam profissionais com uma formação completa, que permite a identificação e absorção de grandes massas de dados.

 

Já quem está pensando em turbinar o currículo com uma pós-graduação 100% EAD basta acessar aqui e escolher o curso!

 

E então? Preparado para encarar uma carreira em dados e trabalhar em empregos do futuro?

 

Até o próximo post 🖖