Descubra tudo o que você precisa saber sobre o bacharelado e a licenciatura em Artes Visuais na nova série de posts sobre as graduações da Uninter.
Como estamos sempre de olho no seu futuro por aqui, preparamos um conteúdo especial para contar a você tudinho sobre as graduações da Uninter. E na estreia da série “Transforme sua vida com os cursos da Uninter”, vamos falar sobre o curso de Artes Visuais! Você, sabia, por exemplo, que o formado em Artes Visuais pode trabalhar com branding, identidade visual e criação de logotipo?
Não? Então se liga neste post para conferir informações ricas sobre um dos cursos mais inspiradores e criativos de todos!
O que faz uma pessoa formada em Artes Visuais?
Já ouviu alguém dizer “artista ganha mal”? Pois chegou a vez de refutarmos essa ideia. Afinal, quem faz Artes Visuais pode se tornar um artista muito bem-conceituado e, por que não, remunerado!
Existem inúmeras possibilidades de atuação que vão além da carreira de professor ou de abrir o próprio ateliê. E essa expansão ocorreu sobretudo por conta da tecnologia, sabia? Sim, hoje, por exemplo, muitas agências de publicidade contratam profissionais de Artes Visuais para atuar com direção de arte, com branding e identidade visual.
Ou seja, tudo depende do seu objetivo profissional e do tipo de graduação que você escolher: bacharelado ou licenciatura.
Bacharelado em Artes Visuais
Enfoque Educacional: voltado ao desenvolvimento das habilidades técnicas e conceituais nas diversas áreas das artes visuais, como pintura, escultura, desenho etc.
Pesquisa e Experimentação: os estudantes são incentivados a explorar técnicas, estilos e conceitos artísticos de forma mais ampla e experimental, com liberdade para desenvolver sua própria voz criativa.
Carreira Artística: os graduados podem se tornar artistas independentes, designers, ilustradores, curadores de arte, críticos de arte etc
Licenciatura em Artes Visuais
Enfoque Educacional: prepara os estudantes para serem professores de arte no ensino básico (fundamental, médio, EJA e profissional).
Pedagogia e Didática: proporciona aprendizagem de métodos de ensino específicos para o campo das artes visuais, incluindo estratégias para desenvolver a criatividade dos alunos, promover a apreciação da arte e transmitir conhecimentos técnicos.
Preparação para o Ensino: graduados adquirem conhecimentos sobre psicologia da aprendizagem, teorias educacionais, planejamento curricular e gestão de sala de aula.
Leia também: Como usar minha nota do Enem para entrar na faculdade?
Quais os diferenciais do curso na Uninter?
O curso de Artes Visuais da Uninter (bacharelado e licenciatura) foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). É isso aí, somos 5 estrelas!
Além disso, todas as disciplinas teóricas foram atualizadas, refletindo as últimas tendências e avanços na área, proporcionando uma experiência de aprendizado completa. Conheça algumas delas:
- Projeto para Residência Artística;
— Mercado da Arte (Bacharelado);
—Técnicas e Propriedades dos Materiais (Bacharelado).
Já as disciplinas práticas são realizadas nos ateliês e nos laboratórios de Artes Visuais, que permitem ao aluno ter uma visão de como a prática se estabelece na área. Além disso, o/a estudante se destaca durante o curso, pois aprende a formular projetos de lei de incentivo e participa de salões.
Leia também:https://deolhonofuturo.uninter.com/perfis-sobre-carreira/ Quanto tempo leva para fazer uma segunda licenciatura?
Como é o mercado de trabalho em Artes Visuais?
As possibilidades no mercado de trabalho e áreas de atuação são diversas:
Quem faz bacharelado em Artes Visuais pode atuar como: artista plástico, curador de exposições, crítico de arte, designer gráfico, ilustrador, animador, diretor de arte, cenógrafo, entre outras possibilidades.
E por falar em exposição, sabia que na Uninter temos a galeria virtual Alma? Dá uma espiadinha aqui pra conferir os trabalhos dos nossos alunos!
Já para quem faz Licenciatura em Artes Visuais o foco é lecionar em escolas de ensino básico, além de coordenar projetos culturais em instituições educacionais e culturais. Esse profissional pode atuar como artista plástico, curador de exposições, crítico de arte, ilustrador, animador, diretor de arte e cenógrafo, entre outras possibilidades.
Como funciona o dia a dia de um profissional de Artes Visuais?
Olha, a rotina de um profissional em Artes Visuais pode ser fascinante e varia de acordo com sua área de atuação. No entanto, algumas atividades comuns podem incluir:
Produção artística: dedicação à criação de obras de arte visual, utilizando diferentes técnicas e materiais.
Pesquisa e estudo: investimento em pesquisa teórica e prática, buscando compreender tendências artísticas, desenvolver sua linguagem visual e aprimorar suas habilidades.
Participação em exposições e eventos: preparação e montagem de exposições individuais ou coletivas, participação em feiras de arte, bienais, entre outros eventos do meio artístico.
Gestão de carreira: incluindo a divulgação do trabalho, participação em editais e concursos, administração financeira, entre outros aspectos.
Interlocução com o público: diálogo com críticos de arte, curadores, colecionadores, público em geral e outros profissionais do campo artístico, visando ampliar o alcance e a compreensão de sua obra.
Quer saber mais sobre o curso? Acesse o vídeo a seguir:
https://www.instagram.com/reel/C89hVXTCjqX/?igsh=eWM1OHR2dWxhMzJh
Ficou interessado em se tornar um artista visual? Então, não perca tempo e se inscreva agora mesmo aqui!
Até o próximo post!
*Com informações do prof. dr. Marcos Ruiz da Silva