
Conheça a história de superação de Ana Paula Marcelo
Algumas histórias servem para nos mostrar como a vida nem sempre é uma escada que nos leva somente para cima. Descemos alguns degraus, subimos mais um pouco, despencamos, subimos de novo. Tais histórias também nos mostram que, no fim, sempre vale a pena continuarmos de cabeça erguida e seguirmos nossos sonhos.
Uma dessas histórias é a da Ana Paula Marcelo, ex-aluna Uninter, diagnosticada com autismo, cuja trajetória é uma das inspirações para a campanha Histórias de Transformação.
Cursando pós para ajudar o filho
Em 2017, Ana ainda estava realizando sua graduação em Pedagogia, sonhando em atuar na área. Durante esse período, ela recebeu uma notícia que abalaria qualquer mãe: seu filho de 9 anos havia sido diagnosticado com uma síndrome rara. Ana, mesmo diante dessa complicada situação, manteve-se firme e decidiu continuar a estudar, buscando uma formação que pudesse auxiliá-la ao máximo nos cuidados com seu filho.
Tendo isso em mente, após se formar, ela deu início ao seu curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Uninter, identificando-se com os ensinamentos logo de cara.
Novos obstáculos no caminho
Durante esse período de estudos, Ana Paula descobriu uma nova luta que precisaria enfrentar. Ela estava doente, e teria pela frente duras sessões de quimioterapia para combater tumores encontrados. Mas essa notícia não foi o bastante para desanimá-la, e ela seguiu firme com sua pós.
Devido a essa dificuldade, além de ainda dedicar muito tempo aos cuidados de seu filho, ela precisou refazer seu TCC três vezes. Porém, por nunca desistir, Ana conseguiu concluir sua pós, o que foi uma enorme conquista depois de tudo pelo que passou.
Aplicando os novos conhecimentos
Após a conclusão do curso, Ana dedicou os 6 anos seguintes, de 2016 a 2021, aos cuidados de seu filho. Os aprendizados adquiridos na pós foram descritos por ela como imprescindíveis e de grande ajuda nesse período. Em 2020, os tumores dela regrediram, e Ana conseguiu retomar sua vida normalmente.
Porém, em 2021, ela teve que enfrentar a maior dor que uma pessoa poderia imaginar: seu filho veio a falecer.
Retorno ao mundo escolar e retomada dos estudos
Recentemente, Ana voltou a fazer o que ama, atuando na área de Educação como professora. Além disso, graças à eficiência de seu trabalho e às habilidades adquiridas na pós, ela conseguiu, em apenas 3 meses na escola, ser promovida para trabalhar na sala de recursos multifuncionais, realizando mais um sonho.
Hoje, mesmo com todas as suas conquistas, tanto ela quanto seu marido voltaram a estudar na Uninter. Atualmente ela está cursando pós-graduação em Robótica, e seu marido, Metodologia do Ensino em Artes.
A história da Ana, além de uma inspiração, é também um exemplo de como a educação, alinhada com a persistência e a força de vontade, é capaz de transformar histórias.
Na Uninter, estaremos sempre alinhados com esse objetivo de seguir, cada vez mais, transformando vidas por meio da educação.