Quer entrar para uma universidade particular? Trazemos um guia sobre bolsas e financiamentos para você conseguir pagar a faculdade.
Quando a graduação está perto de terminar, bate aquele dilema: “quero entrar para uma universidade particular, mas não sei se vou conseguir pagar a faculdade!” Pois saiba que a Uninter tem a solução pra você! Afinal, hoje existem várias opções de bolsas, financiamentos e incentivos para fazer uma faculdade paga e conquistar um diploma que o mercado respeita.
Aliás, esse tema faz a gente lembrar daquela composição do sambista Martinho José Ferreira. Sabe quem é, né? Isso mesmo: Martinho da Vila!
Pois, lá em 1969, ele lançou uma canção chamada “Pequeno Burguês” que começava assim:
“Felicidade, passei no vestibular
Mas a faculdade é particular
Particular, ela é particular
Particular, ela é particular
Livros tão caros, tanta taxa pra pagar
Meu dinheiro muito raro
Alguém teve que emprestar”
Leia também: Como se qualificar para o primeiro emprego?
Ou seja, nessa época, entrar para uma universidade particular e se formar era algo bem restrito, como já podemos notar pelo título da música, né?
E como era fazer uma faculdade particular naquela época?
Durante várias décadas, as instituições públicas foram as responsáveis por sustentar o ensino superior no Brasil. Isso mudou no fim de 1968, um ano antes de Martinho da Vila lançar a sua música. Nesse ano, durante a ditadura militar, houve uma reforma universitária, e o Ministério da Educação (MEC) passou a priorizar as faculdades privadas.
Isso porque muita gente tirava nota boa no vestibular das públicas, mas não conseguia se matricular por falta de vagas.
Leia também: Conheça quais são as bolsas de estudo da Uninter
Entrar para uma universidade, então, era considerado elitista e excludente. Tanto é que uma exceção à regra, na época, foi Enedina Alves, a primeira mulher negra a se formar em engenharia civil, em 1949, na Universidade Federal do Paraná. Por esse grande feito, Enedina ganhou uma linda homenagem da Uninter.
@uninteroficial A Uninter, em parceria com a @Prefeitura de Curitiba , homenageia Enedina Alves Marques: a primeira mulher a se diplomada em Engenharia Civil na região Sul do país e a primeira engenheira negra do Brasil. #enedina #enganhariabrasil #engenhariacivil
Assim como Enedina, a Uninter também entrou para a história, viu?! Ao longo de 27 anos, seguimos democratizando o ensino superior no Brasil e transformando a vida de milhões de pessoas.
Tanto é que, quando a gente fala em EAD, os números são incríveis: grande parte das vagas dos cursos dessa modalidade estão na rede particular (17 milhões), segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp. O estudo ainda revelou que hoje as faculdades privadas dominam o setor e representam 87,8% do total de instituições de ensino superior.
Leia também: O que fazer depois que o Enem passou
Qual a vantagem de fazer uma faculdade particular?
Olha, frequentar uma faculdade particular pode oferecer uma série de vantagens como programas especializados, infraestrutura avançada, flexibilidade, networking profissional e acesso a professores experientes. Tudo isso você encontra na Uninter.
Outro ponto a ser considerado é que a universidade particular prepara você para o mercado de trabalho. Além disso, você não será impactado por eventuais greves, o que bagunça o aprendizado de qualquer estudante.
Então, como pagar a faculdade particular?
Com o passar dos anos, foram sendo criadas várias possibilidades de financiamento estudantil, facilitando o acesso de todos a uma faculdade particular.
Na Uninter, pra quem fez o Enem, existem várias opções: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o crédito universitário Pravaler.
Então, confira agora as dicas que vão ajudar você a pagar a faculdade particular:
Leia também: Dicas de planejamento financeiro para pagar sua faculdade
1. Bolsas Uninter
Quanto maior a sua nota, maior o seu desconto! É assim que funciona na Uninter. Quem fez a prova do Enem a partir de 2010 está habilitado para participar do processo seletivo e conquistar bolsas de até 100% durante o curso todo para estudar na melhor educação a distância do Brasil. Para saber mais detalhes de como usar sua nota do Enem, é só acessar aqui.
2. Prouni
O Prouni é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda que desejam entrar para uma faculdade particular. Para concorrer a uma bolsa, você tem duas chances, no primeiro e segundo semestre, mas precisa seguir alguns pré-requisitos que podem ser conferidos aqui.
3. Fies
Outra opção é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC), que financia até 100% das mensalidades com taxas bem menores que as praticadas no mercado. Quer saber como participar do Fies? Acesse aqui.
4. Pravaler
Na Uninter, também é possível financiar a graduação com o crédito do Pravaler. Assim você financia o seu curso, paga mensalidades reduzidas enquanto estuda e tem o dobro do tempo para quitar as parcelas. O programa é válido para graduação presencial, semipresencial e a distância. Para conhecer mais detalhes sobre essa forma de financiamento é só acessar aqui.
5. Programa de Bolsas Santander
Essa parceria que a Uninter tem com o Santander é superbacana para quem quer fazer uma faculdade particular. Alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Uninter e que estão em vulnerabilidade financeira também podem ter parte das mensalidades e material didático custeados pelo banco. O programa acontece em média duas vezes ao ano, e você pode ficar ligado nas aberturas dos editais e se inscrever em uninter.com/projetosespeciais.
Bora atualizar a letra da música e fazer uma faculdade particular? Na Uninter, com certeza tem uma graduação que combina contigo! Afinal, são mais de 150 cursos.
Curtiu o post? Então, compartilhe com seus amigos. Até a próxima 🤗