homem sofrendo de estresse em ambiente de trabalho

Muitos acreditam que se mostrar vulnerável no ambiente corporativo pode ser prejudicial para a sua carreira, mas não é bem assim.

Acredite se quiser: equipes de alto desempenho em empresas são aquelas que têm sua vulnerabilidade no trabalho estimulada pelos líderes e colegas de time.

Situações cotidianas fazem com que esse nosso lado seja exposto de forma inadequada, infelizmente. Diversos acontecimentos podem abalar o emocional dos colaboradores, fazendo com que isso impacte diretamente sua rotina de trabalho.

Neste texto, vamos tratar sobre esse assunto que, muitas vezes, é visto como polêmico. Qual será a importância de se mostrar vulnerável e como isso implica na sua carreira?

 

Definindo a vulnerabilidade no trabalho

Vamos começar pelo início. Para entender sobre esse assunto, é necessário ter em mente o que é a vulnerabilidade no trabalho.

No ambiente corporativo, é necessário aceitar suas dificuldades e defeitos, pois ninguém é perfeito. A partir disso, tais características podem ser compartilhadas com os outros membros da equipe.

Dessa forma, é possível rearranjar demandas e impulsionar os colaboradores a não deixarem de realizar atividades por medo de receberem feedbacks negativos.

Dentro de uma equipe, é essencial desenvolver confiança. O medo de conflitos, a falta de comprometimento e a desatenção para com os resultados também são disfunções encontradas que podem ter relação direta com a vulnerabilidade no trabalho.

 

Como posso demonstrar vulnerabilidade no trabalho? 

As mais variadas situações caracterizam momentos vulneráveis das pessoas. Pequenas ações no dia a dia afetam diretamente o relacionamento entre membros de equipe e o rendimento nas demandas.

Haja vista, precisamos entender quais ações podem desenvolver essa capacidade para estimular a boa convivência no ambiente de trabalho. Vamos a elas?

 

  • Saiba pedir ajuda

Precisar de ajuda de um colega ou de sua liderança não é motivo para ter vergonha! Cada pessoa enfrenta suas próprias dificuldades, e é muito importante que o auxílio mútuo seja um processo adotado nas equipes. Em um dia você recebe ajuda, no outro, um companheiro pode precisar da sua.

Essa questão perpassa pelo que entendemos como hard skills e soft skills. A partir desses termos, assumimos que cada colaborador possui habilidades e competências próprias.

As “hard skills” são capacitações técnicas que um profissional comprova por meio de diplomas ou certificados. Ou seja, podem ser definidas como habilidades e aprendizados adquiridos com o tempo e que podem ser demonstrados de forma tangível.

Já as “soft skills” são as habilidades pessoais intangíveis de um profissional, que não são comprovadas com certificações. Elas vêm à tona no cotidiano, pela convivência diária e pelos trabalhos executados.

Agora deu para entender melhor sobre como cada um tem algo diferente a oferecer?

 

  • Saiba assumir erros e responsabilidades

No ambiente de trabalho, sempre nos deparamos com situações que podem fugir do controle. Erros podem ser coletivos ou individuais, mas o importante é assumir quando você erra. Por quê?

Quando há comunicação entre a equipe, todos entendem que erros acontecem e não são propositais. Além disso, podem ser tomados como uma oportunidade de aprendizado.

 

  • Saiba trabalhar em equipe

No atual mercado de trabalho, saber trabalhar em equipe é fundamental. Isso não diz respeito apenas à divisão de atividades, mas também ao compartilhamento de tudo o que for necessário.

A liderança precisa, inclusive, identificar em seus colaboradores suas principais habilidades e competências para delimitar da melhor forma as demandas. Além disso, deve se mostrar aberta para que eles se sintam confortáveis em demonstrar sua vulnerabilidade.

 

Qual o papel da liderança?

Você provavelmente já sabe que, para ser um bom líder, não basta demandar dos colaboradores. Estimular a comunicação no ambiente de trabalho, oferecer feedbacks e apostar no desenvolvimento pessoal e profissional da equipe são fatores essenciais para uma liderança e gestão de pessoas efetiva.

Verdadeiros líderes deixam os colaboradores confortáveis por meio do exemplo, demonstrando sua própria vulnerabilidade no trabalho. Saber administrar suas emoções e contar com a ajuda da equipe estimula a confiança.

Para isso, vale destacar que uma boa liderança oferece feedbacks positivos, ressaltando os pontos fortes dos funcionários, mas também sabe trabalhar com os eventuais erros cometidos sem intimidar. A falta de confiança é extremamente prejudicial para a comunicação no trabalho e pode levar a diversas outras situações prejudiciais.

 

Leia também: 5 perfis sobre carreira que todo mundo deveria seguir

 

Como saber se estou sendo vulnerável demais? Calma, nosso objetivo com este texto não é estimular a auto depreciação no ambiente de trabalho. O bom-senso sempre deve ser considerado, e ninguém deve se isentar das responsabilidades, como destacamos anteriormente.

A vulnerabilidade, se desenvolvida na dose ideal, traz grandes resultados para as equipes. Afinal, ser um time é sobre se comunicar, compartilhar e se ajudar.

Esperamos que este post possa fazer a diferença na sua carreira a partir de agora! Se você gostou, não se esqueça de compartilhar 😊.

Conheça os cursos de pós-graduação da Uninter na área de Recursos Humanos e se aprimore na gestão de pessoas: https://www.uninter.com/pos-graduacao-ead/?recursos-humanos.