
Desde 2022, o Ministério da Educação substituiu a emissão de diplomas e certificados em papel. Saiba como isso vai impactar a sua vida.
Carteira de motorista, cartão de crédito, título de eleitor. Agora tudo é digital e cabe no seu smartphone, né? Pois o diploma acadêmico também entrou para o rol dos documentos digitalizados. Afinal, como diz o compositor, tudo muda a todo instante no mundo!
Assim como os cursos EAD vieram revolucionar o processo de ensino-aprendizagem, essa transformação não se limitou apenas ao conteúdo das aulas e aos métodos de ensino. Com o diploma digital, a intenção do Ministério da Educação (MEC) é tornar o processo de emissão desse documento mais rápido, prático e sustentável.
Como a educação também está em constante evolução, desde 1º de janeiro de 2022, todo o diploma de graduação no Brasil passou a ser digitalizado!
Leia também: Por que fazer uma segunda graduação EAD?
Portanto, esse novo sistema promete não só modernizar, simplificar e dar mais agilidade à vida dos estudantes, mas das instituições de ensino e empregadores. Então, se liga neste post para saber as vantagens do diploma digital!
Qual a diferença entre diploma digital e físico?
O projeto Diploma Digital do MEC atende à portaria 554, de 11 de março de 2019, e começou a vigorar em 2022 em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil (IES).
A principal mudança introduzida é que, em vez de ser impresso e assinado manualmente, o documento passa a ter o formato nato-digital, sendo validado e gerado num site criado pela universidade onde você estuda ou vai estudar. Ou seja, adeus canudo!
Mas você deve estar se perguntando: não vai ficar mais fácil fraudar um diploma?
Não! Para garantir a segurança e a integridade do processo, duas tecnologias criptográficas estão a nosso favor: o carimbo do tempo para registrar data e hora em que o diploma foi emitido e o certificado digital, que confere a autenticidade ao documento.
Quais os benefícios do diploma digital?
Além de garantir a segurança do processo com a assinatura digital, o diploma digital traz outras vantagens. Olha só:
Facilidade de acessar e compartilhar: o estudante pode ter acesso ao documento a qualquer instante, sem precisar ficar horas na fila do cartório para descolar uma cópia autenticada. Basta ter uma conexão segura à internet. Além disso, é possível compartilhar o diploma/certificado mais rapidamente como smartphones, tablets e computadores.
Facilidade de verificação: empregadores e instituições que precisam verificar a autenticidade do documento podem fazê-lo de forma mais rápida e eficiente, com apenas um clique.
Sustentabilidade ambiental: a digitalização reduz a necessidade de impressão em papel, diminuindo o impacto ambiental das instituições de ensino.
Economia de tempo e dinheiro: o processo on-line reduz o trabalho dos funcionários e torna o processo menos burocrático.
Mobilidade internacional: para quem deseja estudar no exterior, o diploma digital fica mais fácil de ser compartilhado e reconhecido por diferentes sistemas educacionais.
Leia também: Como saber se uma EAD é reconhecida pelo MEC?
O diploma digital tem a mesma validade que o impresso?
Essa é a pergunta que não quer calar! Se você é daqueles que gosta de ter o diploma impresso e fixado na parede do quarto, é preciso saber que essa cópia será apenas de “enfeite”!
Isso porque qualquer documento assinado digitalmente e que é impresso não consegue manter sua validade jurídica, uma vez que a certificação digital foi desenvolvida exclusivamente para o ambiente digital e conta com dados criptografados. Dessa forma, são necessários softwares e sistemas específicos para compreender esses dados.
Como o diploma é um arquivo XML com assinatura digital e carimbo de tempo, quando você imprime, esses dispositivos deixam de existir. Ou seja, o impresso se transforma numa cópia.
Para resolver esse problema, o MEC permite que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, chamada Representação Visual Diploma Digital (RVDD), que liga o mundo real e o virtual com dois mecanismos de acesso para validar o documento: o código de validação e o QR Code.
Quer saber como tirar seu diploma da graduação a distância na Uninter e tirar todas as suas dúvidas? Basta assistir ao vídeo abaixo:
Quem já é aluno da Uninter pode imprimir seu diploma digital no Portal Meu Diploma.
Quem já tem um diploma pode ter um digital?
Sim, mas é preciso ficar atento! Quem já tem diploma físico também poderá ter seu diploma digital, mas será necessário que a Instituição de Ensino Superior (IES) emita uma nova via, conforme a legislação vigente, a fim de garantir os protocolos de segurança da informação e sua validade jurídica em todo território nacional.
Na Uninter, pra quem já é formado, a emissão do diploma digital será considerada segunda via, mediante pagamento de taxa.
Depois de solicitado, o diploma é disponibilizado ao aluno em até 90 dias contados da colação de grau e poderá ser acessado no portal nas versões XML e RVDD, que podem ser salvas em PDF.
A impressão da RVDD pode ser feita:
- Pelo aluno, onde ele preferir ou diretamente no polo de origem.
- Pela Uninter, após solicitação feita no Univirtus. Nesse caso, o documento terá uma taxa e poderá ser retirado no polo ou encaminhado via malote.
Ambas as versões são válidas e poderão ser enviadas pelo estudante por e-mail ou por outros meios.
O certificado de pós também é digital?
Não! Por enquanto, os certificados dos cursos de pós continuam sendo impressos, pois a lei só é válida para diplomas de graduação.
Ah, não custa lembrar também que, apesar de o diploma digital substituir uma tradição de 200 anos que vem lá de Dom Pedro I, a colação de grau não deixa de existir, viu?
Quer ter um gostinho de como é participar da formatura institucional Uninter? É só assistir a este vídeo:
Curtiu o texto? Então, compartilhe com os amigos!
Até a próxima!
Essas atualizações daqui uns dias vão se tornar padrão todo tipo de documento ser digital. A nova era da tecnologia está dominando tudo.
Eu curti. Realmente esse é o futuro. Eu já perdi CPF, RG, só não outros documentos como reservista. Nunca mais isso será uma preocupação rsrsrsr
Eu estou com um problema com o certificado de conclusão do ensino médio eja eu já terminei e baixei o arquivo pra impressão mas quando fui no cartório para autenticar eles alegaram que não vale por que é cópia só aceita o papel com assinatura original.
Preciso de uma posição da uninter?
Olá! Tudo bem? Esperamos que sim! Olha, por aqui não conseguimos prosseguir com atendimentos sobre dúvidas acadêmicas, mas você pode falar com o setor responsável da seguinte forma:
💻 Atendimento Online no Univirtus
📞 0800 702 0500
📲 (41) 2104-2500 WhatsApp
➡️linktr.ee/cma.uninter
Posso iniciar uma segunda graduação após o término da primeira? Mesmo sendo na Uninter, terei que esperar o prazo estibulado pelo MEC para emissão do diploma?
Olá Juliana! Tudo bem? Esperamos que sim! 🙂 Olha, por aqui não conseguimos prosseguir com atendimentos sobre dúvidas acadêmicas, mas você pode falar com o setor responsável da seguinte forma:
💻 Atendimento Online no Univirtus
📞 0800 702 0500
📲 (41) 2104-2500 WhatsApp
➡️linktr.ee/cma.uninter